MBA 2014 consolida Arapiraca como pólo do empreendedorismo

Por Redação com Assessoria 09/06/2014 11h11
Por Redação com Assessoria 09/06/2014 11h11
MBA 2014 consolida Arapiraca como pólo do empreendedorismo
Foto: Assessoria
Passado o furor do maior evento de negócios do estado de Alagoas, o Management Business Arapiraca (MBA), o que fica então para o empresariado local após as palestras e as preciosas dicas de empreendimento e marketing ditas durante o evento?

Participaram cerca de 1.100 empresários, desenvolvedores, microempreendedores, estudantes, blogueiros e jornalistas engajados e interessados em aprender mais sobre o mercado que hoje vibra por uma corrente que há muito vem ganhando espaço, o da internet.

Em praticamente todas as explanações dos palestrantes David Camelô, professor Othon Barros, César Frazão, Adriana Albuquerque e João Kepler – sobretudo, este último –, a web foi ressaltada em algum ponto, como sendo de importância tão latente quanto o uso da calculadora para avaliar as despesas e investimentos do mês.

“Um evento como este tem uma carga muito grande da palavra ‘iniciativa’. O próprio organizador deste MBA, o administrador Yuri Tavares, é um empreendedor, porque nunca antes houve algo assim em Arapiraca, que evidenciasse a nossa paixão pelo comércio e pelo querer saber mais. O arapiraquense tem em si esse teor do empreendedorismo, vide a Feira Livre de Arapiraca, que começou em 1884, quando ainda éramos povoado. Aquele foi o ponto de partida e este Management Business Arapiraca, o de chegada”, pontua a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), que destacou que o evento só vem a impulsionar ainda mais o mercado, já que o dinamiza.

Em sua terceira edição, o MBA trouxe também diversos stands, como da Yes! Cosméticos, Prefeitura de Arapiraca – que levou a Casa do Empreendedor -, Frontiers Informática, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional do Comércio (Senac), agência Nic, portal Sete Segundos, Universidade Tiradentes (Unit), Zap Consultoria e concessionárias Aravel Volkswagen e New Car.

Na ocasião, a agência Nic não perdeu tempo e, além de mostrar seus serviços para o público, ainda lançou o aplicativo para Android e iOS, o DIC NIC, uma espécie de dicionário de marketing para os empresários se guiarem. “A oportunidade para lançarmos este produto não poderia ser melhor”, diz o designer da Nic, Franklin Costa.

Quem também aproveitou o ensejo para aprender mais foi o ilustrador 3D, Kleber Duarte, que está abrindo um negócio. “Vim para o MBA colher dicas de como empreender melhor”, conta. Este, no entanto, não foi o caso do estudante de Enfermagem, Vinícius Gomes.

“Minha área é outra, na verdade. Mas diante da grandeza deste evento, vim conhecer um pouco do mundo dos negócios e quem sabe futuramente abrir o meu, através dos apontamentos que os palestrantes aqui fizeram”, dispara ele.

Outro que saiu contente foi Erinaldo Wagner, um dos associados à frente do portal de jornalismo Já É Notícia. “Viemos como parceiros do MBA, sempre o evidenciando na mídia. E estamos aqui para fortalecer esse vínculo e engrandecer como empresa. Sem dúvidas, o evento mexe com o âmago dos profissionais da área, porque ele instiga a gente a correr atrás, dia após dia”, completa.

A organização do Management Business Arapiraca, que aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, no Levino’s Hall, ainda entregou certificados de oito horas aos mais de mil participantes, assegurando que os contatos com novos palestrantes já estão sendo feitos para a edição do ano que vem. É isto o que fica – o desejo de uma nova empreitada como essa o quanto antes.