Procon divulga lista dos planos de saúde com mais reclamações em AL
O Procon de Alagoas, órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, divulgou, nessa quarta-feira (21), uma lista com os cinco planos de saúde que mais recebem reclamações no Estado.
Os dados foram obtidos através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O levantamento foi feito no período de 1º de janeiro a 16 de maio de 2014.
De acordo com o Sindec, a Unimed Maceió lidera as reclamações com 97 atendimentos. Na segunda colocação o Hapvida Assistência Médica LTDA com 72. Em terceiro lugar Smile Saúde com 40 reclamações. Em quarto a Saúde Excelsior Med LTDA com 24 e, em seguida, o Amil Assistência Médica Internacional LTDA com 12.
Os principais problemas questionados foram mudanças contratuais e reajustes dos planos, cobertura, abrangência, reembolso e negativa de cobertura.
O superintendente do Procon/AL, Adalberto Tenório, alerta os consumidores a ficarem atentos ao contratar um plano de saúde.
“O consumidor deve observar bem as cláusulas contratuais, desde os serviços oferecidos até os reajustes, além de se informar se o seguro de saúde está prestando os atendimentos de maneira correta e se está em conformidade com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). Esta é a maneira mais adequada para se evitar problemas futuros”, orienta Adalberto Tenório.
No órgão alagoano há um núcleo especializado em Plano de Saúde, localizado na Rua Saldanha da Gama, S/N, Farol, em Maceío, dentro das instalações do 3º Juizado Cível e Criminal. Das 8h às 12h, de segunda a sexta, o consumidor pode tirar dúvidas ou fazer reclamação. Mais informações através do telefone: 3315-3900.
A reportagem do G1 entrou em contato com a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE) Regional Norte e Nordeste, que representa as operadoras de planos de saúde. De acordo com o presidente da entidade, Flávio Wanderley, os números divulgados não refletem a relidade.
"O levantamento do Procon leva em consideração todas as reclamações recebidas, sem observar se procedem ou não. Às vezes a pessoa liga, por exemplo, reclamando que não conseguiu a autorização de um procedimento, só que ela ainda está em período de carência, ou até mesmo está com o pagamento atrasado. Isso também é contabilizado, mas não é um dado válido", explica Wanderley.
"A ABRAMGE também tem canais estatísticos que avalia os níveis de reclamação e satisfação, levando em consideração a procedência do que está sendo alegado pelo consumidor. Os níveis de satisfação certamente são melhores do que os de reclamação", completa o presidente da entidade.
Após a divulgação da lista, a assessoria de comunicação do Hapvida enviou nota, informando que o plano tem feito investimentos para aumentar a qualidade dos serviços e a capacidade de atendimento em Maceió.
.
Ainda segundo a nota, até o final de junho, a unidade ampliará as emergências pediátrica e adulto, duplicando a capacidade de atendimento de emergência. Também está prevista a criação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica que inaugurará novos leitos.
Os demais planos de saúde ainda não se pronunciaram.
Os dados foram obtidos através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O levantamento foi feito no período de 1º de janeiro a 16 de maio de 2014.
De acordo com o Sindec, a Unimed Maceió lidera as reclamações com 97 atendimentos. Na segunda colocação o Hapvida Assistência Médica LTDA com 72. Em terceiro lugar Smile Saúde com 40 reclamações. Em quarto a Saúde Excelsior Med LTDA com 24 e, em seguida, o Amil Assistência Médica Internacional LTDA com 12.
Os principais problemas questionados foram mudanças contratuais e reajustes dos planos, cobertura, abrangência, reembolso e negativa de cobertura.
O superintendente do Procon/AL, Adalberto Tenório, alerta os consumidores a ficarem atentos ao contratar um plano de saúde.
“O consumidor deve observar bem as cláusulas contratuais, desde os serviços oferecidos até os reajustes, além de se informar se o seguro de saúde está prestando os atendimentos de maneira correta e se está em conformidade com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). Esta é a maneira mais adequada para se evitar problemas futuros”, orienta Adalberto Tenório.
No órgão alagoano há um núcleo especializado em Plano de Saúde, localizado na Rua Saldanha da Gama, S/N, Farol, em Maceío, dentro das instalações do 3º Juizado Cível e Criminal. Das 8h às 12h, de segunda a sexta, o consumidor pode tirar dúvidas ou fazer reclamação. Mais informações através do telefone: 3315-3900.
A reportagem do G1 entrou em contato com a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE) Regional Norte e Nordeste, que representa as operadoras de planos de saúde. De acordo com o presidente da entidade, Flávio Wanderley, os números divulgados não refletem a relidade.
"O levantamento do Procon leva em consideração todas as reclamações recebidas, sem observar se procedem ou não. Às vezes a pessoa liga, por exemplo, reclamando que não conseguiu a autorização de um procedimento, só que ela ainda está em período de carência, ou até mesmo está com o pagamento atrasado. Isso também é contabilizado, mas não é um dado válido", explica Wanderley.
"A ABRAMGE também tem canais estatísticos que avalia os níveis de reclamação e satisfação, levando em consideração a procedência do que está sendo alegado pelo consumidor. Os níveis de satisfação certamente são melhores do que os de reclamação", completa o presidente da entidade.
Após a divulgação da lista, a assessoria de comunicação do Hapvida enviou nota, informando que o plano tem feito investimentos para aumentar a qualidade dos serviços e a capacidade de atendimento em Maceió.
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Ainda segundo a nota, até o final de junho, a unidade ampliará as emergências pediátrica e adulto, duplicando a capacidade de atendimento de emergência. Também está prevista a criação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica que inaugurará novos leitos.
Os demais planos de saúde ainda não se pronunciaram.
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