Água que abastece o Miai e o Pontal do Peba pode estar contaminada

Por Redação com Assessoria 21/05/2014 23h11
Por Redação com Assessoria 21/05/2014 23h11
Água que abastece o Miai e o Pontal do Peba pode estar contaminada
Foto: Assessoria
O Ministério Público de Alagoas (MP) informou, nesta quarta-feira (21), que vai instaurar um procedimento para investigar se o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), que fica próximo ao cemitério de Feliz Deserto, onde foram identificadas irregularidades, está distribuindo água contaminada principalmente para o Pontal do Peba e Miai.

A ação faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco, que pretende combater crimes ambientais que interfiram no rio.

Segundo a assessoria do MP, cinco equipes se dividiram para percorrer dezenas de alvos em Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, cidades escolhidas para a fiscalização desta quarta. “É possível que o material orgânico do cemitério esteja contaminando os lençóis freáticos e, consequentemente, os poços artesanais. O MP pedirá a análise da água recolhida”, explicou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso.

Ainda em Feliz Deserto, a equipe da FPI encontrou seringas, agulhas, ampolas de medicamentos, dentre outros lixos hospitalares, que estavam jogados a céu aberto, em um terreno do centro de saúde daquele município, sem o devido acondicionamento legal.

Além disso, uma ambulância velha e sem funcionamento estava abandonada no local. Nenhum funcionário foi encontrado trabalhando na unidade e a equipe deve retornar na quinta-feira (22) para adotar as medidas cabíveis.