Nomeados no concurso da Educação se preparam para a posse

Por Redação com Assessoria 07/05/2014 08h08
Por Redação com Assessoria 07/05/2014 08h08
Nomeados no concurso da Educação se preparam para a posse
O casal Ana Paula e Júlio César de Oliveira estudaram juntos para o concurso - Foto: Valdir Rocha
O Governo do Estado encerrou as nomeações dos aprovados no último concurso público da Educação, nesta terça-feira (06). Agora, os candidatos comemoram a convocação e se preparam para tomar posse dos cargos. Foram nomeados 1.094 professores e 15 secretários escolares que irão compor o quadro de efetivos da Educação. Os demais aprovados ficarão no cadastro reserva e serão chamados conforme surgir carência nas disciplinas ofertadas.

Os candidatos estão realizando os exames médicos e em seguida deverão se dirigir à Junta Médica portando todos os exames exigidos. O chefe da Unidade de Direitos e Deveres da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), George Paes, informou que tais exames podem ser realizados em qualquer instituição. Segundo ele, já foi enviado por e-mail e pelos Correios a relação dos documentos necessários para a posse.

“Os candidatos devem checar o e-mail, mas em alguns dias estarão recebendo essa lista em sua residências; estando com toda essa documentação em mãos, eles podem se dirigir à SEE para assinar o livro de posse”, explicou George. A relação também estará disponível no site www.educação.al.gov.br.

Conquista - Ana Paula de Oliveira foi aprovada em quinto lugar na disciplina de Espanhol. Formada em Letras e pós-graduada em Metodologia para o Ensino de Línguas, a professora atuou como monitora na rede estadual durante dois anos e se considera preparada para compor o quadro de efetivo da Educação. Ana está ansiosa para tomar posse do cargo. Ela abriu mão de cinco empregos para se dedicar aos estudos e conseguir a aprovação. “Eu quis muito passar nesse concurso. Era um sonho ser professora do Estado. Mesmo atuando como monitora, isso não me preenchia, queria mesmo ser efetiva”, disse.

“Fui aluna da Escola Estadual Margarêz Lacet e devo muito do que sou hoje aos meus antigos professores. Sempre senti vontade de retribuir e colaborar com um ensino de qualidade para os alunos que estudam na rede pública”, acrescentou a educadora.

Assim como Ana Paula, o seu esposo, o professor Júlio César de Oliveira, também foi aprovado no concurso, em segundo lugar, para lecionar Geografia. Mestre em Geografia, o professor contou que também foi aluno da rede pública e sempre se sentiu motivado pelo ensino na rede estadual. “Já sou professor de escolas públicas em dois municípios, mas minha vontade sempre foi compor o quadro de efetivos do Estado. Acho que o meu conhecimento vai contribuir mais com o Ensino Médio, com os alunos que se preparam para ingressar na universidade”, observou Júlio.

O casal firmou uma parceria para tornar o estudo mais eficaz. “Três meses antes do concurso, estudávamos até às 3 horas da manhã; larguei meus empregos na rede privada para me dedicar e ele segurou as contas em casa”, declarou a professora. Ana Paula e Júlio reforçaram o compromisso com os alunos da rede enquanto professores e enfatizaram a alegria ao receber a notícia da aprovação.

“Ficamos muito emocionados, porque além de ser uma vontade nossa, conseguimos a aprovação juntos. Tivemos professores excelentes que contribuíram para nossa formação, queremos ter o mesmo compromisso de ser esses professores para os jovens alagoanos”, afirmou Ana Paula.