Polícia Militar forma policiais para atuar na Caatinga

Por Redação com Ascom PM/AL 06/05/2014 11h11
Por Redação com Ascom PM/AL 06/05/2014 11h11
Polícia Militar forma policiais para atuar na Caatinga
Policiais militares se prepararam para combater crime na Caatinga - Foto: Ascom PM/AL
A solenidade de formatura de 25 policiais militares que foram treinados para combater a criminalidade na caatinga foi realizada na última sexta-feira (2), no município de Piranhas, onde está instalada a sede da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes).

O Estágio de Operações Policiais Especiais na Caatinga foi coordenado pelo tenente-coronel Eduardo Lucena e pelo comandante da Copes, capitão Winston. Por meio de aulas teóricas e práticas, os policiais aprimoraram as técnicas e táticas no relevo da caatinga. As instruções aconteceram nos municípios de Piranhas e Olho D’água do Casado. Todos os alunos se voluntariaram para participar do treinamento.

Para o 1º colocado, o aluno CFP Rudney Pablo de Sá, essa foi uma oportunidade ímpar para sua profissão. “Muito embora o estágio tenha sido puxado, minha dificuldade foi amenizada já que nasci e me criei nessa região”, destacou Rudney, que é natural da cidade de Petrolândia (PE).

De acordo com o tenente-coronel Lucena, o nome escolhido para a turma foi Francisco Rodrigues, fazendeiro da região da primeira metade do século passado e precursor do combate aos cangaceiros.

“Francisco Rodrigues, conhecido como Chico Rodrigues, organizou a resistência à invasão de cangaceiros à cidade de Piranhas, simbolizando o espírito do homem bravo e aguerrido que é o guerreiro de caatinga. Chico Rodrigues também é o avô da paraninfa da turma, a vereadora e primeira dama do município, Simone Rodrigues”, frisou Lucena.

Já o subcomandante-geral da PM, coronel Luiz Carlos Ferreira, agradeceu o empenho das lideranças municipais e estaduais que contribuíram com rapidez e a agilidade, utilizando-se de todos os esforços envidados para que a Companhia especializada de caatinga virasse realidade num curto espaço de tempo, em especial ao procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes, ex-secretário da Defesa Social, do prefeito do município, Dante Alighieri e do tenente-coronel Lucena.

O prefeito Dante agradeceu o empenho do comando da corporação e mérito dos policiais que passam a integrar a Companhia.

O prefeito também fez questão de elogiar e agradecer também a participação dos policiais militares na prisão da quadrilha que havia roubado a agência bancária da cidade.

A Copes

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) funciona em Piranhas e tem o objetivo de auxiliar no policiamento ostensivo das unidades policiais que atuam na região sertaneja do Estado de Alagoas.

A iniciativa pioneira no Estado consiste em se ter uma tropa especializada para o pronto emprego no combate à criminalidade em locais de difícil acesso.

A Companhia concentrará seus esforços no combate direto ao crime organizado, em especial ao narcotráfico e aos roubos às instituições financeiras.

Diariamente quatro guarnições irão atuar nos municípios do Sertão alagoano, contando com a parceria das companhias especializadas de caatinga dos estados vizinhos de Pernambuco, Bahia e Sergipe.