Novos advogados prestam juramento em Arapiraca

Por Ascom OAB/AL 30/04/2014 17h05
Por Ascom OAB/AL 30/04/2014 17h05
Novos advogados prestam juramento em Arapiraca
Foto: Ascom OAB/AL
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Thiago Bomfim, e a Presidente da Subseção da Ordem em Arapiraca, Claudia Lany, comandaram a cerimônia de juramento de 26 novos advogados, na noite desta terça-feira, 29 de abril, em Arapiraca. Também participaram do juramento o Conselheiro Federal, Everaldo Patriota, os Conselheiros Estaduais José Ventura Filho e Wesley Souza de Andrade e o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) Alagoas Nivaldo Barbosa Júnior.

“A noite de hoje é a coroação de uma trajetória. Hoje vocês não estão recebendo apenas um número, uma carteira ou uma licença para advogar, mas começam a fazer parte de uma das instituições mais importantes e sólidas do Brasil. E nossa importância não é mostrada apenas em momentos de democracia, mas também de totalitarismo, de confronto, como foi durante a ditatura militar, onde a OAB foi uma as poucas instituições a ser contra o regime. É fácil agradar ao senso comum, mas não é fácil defender à Constituição”, afirmou o presidente da OAB/AL, para os novos 26 advogados que, com seus familiares, lotaram o auditório José Martins Filho, que fica na sede da subseccional do Agreste.

O presidente ainda afirmou que o advogado deve sempre ser norteado por sua causa de lutar por um país mais justo e mais cidadão. “Não há classe social, opção sexual, cor nesta nossa labuta. O que devemos ter como orientação é a luta pela democracia, pelos direitos do cidadão. Essa prerrogativa de defender os direitos caminha na carteira e na caneta de todos nós advogados”.

A presidente da Subsecção de Arapiraca, Claudia Lany, congratulou os novos profissionais agradecendo a presença da diretoria da OAB/AL. “É um momento importante para esses novos profissionais e, com muita satisfação, o presidente Thiago Bomfim atendeu ao nosso pleito e nos prestigiou nesta cerimônia juntamente aos demais integrantes da direção da OAB Alagoas”, afirmou a advogada.

“Sinto-me orgulhosa em encontrar aqui alguns alunos meus. Vale salientar que a advocacia é a meta da maioria dos estudantes de direito. Advogar é acima de tudo uma luta por um ideal de paz e Justiça. Sou orgulhosa de ser advogada, de ter essa profissão e tenho certeza que esse orgulho também vejo em cada um de vocês”, disse Carvalho.

O Conselheiro Federal Everaldo Patriota, ressaltou a importância de seguir o juramento feito pelos novos advogados. “Esse juramento que vocês proferiram na noite de hoje deve ser levado para a vida de vocês. Para a rotina de advogar, que não é fácil, mas é construtora de um país mais justo, democrático e desenvolvido. E esse é o papel importante do advogado, construir a justiça, auxiliar na evolução do país”, enfatizou.

No mesmo tom, o Conselheiro Estadual José ventura Filho, afirmou que os profissionais devem sempre conservar sua capacidade de indignação, seu compromisso em aplicar a justiça em defender a democracia. “A ética, o respeito com seus clientes e com seus pares deve sempre guiar vocês. A responsabilidade de vocês não é com os honorários e sim com aplicação dos direitos”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, falou da satisfação em diplomar os conterrâneos. “Para mim é uma enorme satisfação estar na minha terra, diplomando os novos advogados. Vocês hoje passam a integrar uma instituição acolhedora, onde vocês estiverem a OAB estará. Sejam bem vindos. A Caixa de Assistência é um órgão considerado o ‘braço’ social da OAB, pois nossa função é encontrar condições de trabalho melhores e mais dignas para o advogado por meio de convênios e parcerias. Fazemos tudo para que o advogado se sinta protegido na entidade”, disse o presidente da CAA/AL.