FENAJ vai homenagear José Marques de Melo no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

Por Redação com Fenaj/Sindjornal 01/04/2014 08h08
Por Redação com Fenaj/Sindjornal 01/04/2014 08h08
FENAJ vai homenagear José Marques de Melo no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas
O alagoano José Marques de Melo será homenageado no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas em Maceió - Foto: Crédito: divulgação Fenaj/Sindjornal
Um dos mais respeitados currículos brasileiros na área de pesquisa em Comunicação, o alagoano José Marques de Melo será homenageado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), durante o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que será realizado a partir desta quarta-feira (2) até domingo (6), em Maceió.

Ele vai receber a Comenda de Honra da Federação Nacional dos Jornalistas, outorgada, a cada dois anos, a profissionais cuja trajetória tenha contribuído com o desenvolvimento do jornalismo e com a organização da categoria.

Jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico, José Marques nasceu em Palmeira dos Índios (AL), mas viveu toda infância em Santana do Ipanema, onde iniciou os estudos.

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduado em Ciências da Informação Coletiva, no Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina – Quito, Equador, Marques de Melo começou a trabalhar como jornalista na Gazeta e no Jornal de Alagoas, ambos em Maceió. Atuou em vários veículos, no país, na maioria como articulista, mas foi na carreira acadêmica, que ele construiu sua brilhante trajetória profissional.

Começou a ganhar projeção como pesquisador em Comunicação, a partir do seu trabalho como diretor do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (Inese), em São Paulo. Fundou, o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero (então vinculada à PUC-SP).

Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), obteve os títulos de Doutor em Ciências da Comunicação, Livre-Docente, Professor Adjunto e Professor Catedrático de Jornalismo. Foi o responsável pela implantação do Departamento de Jornalismo e Editoração, unidade que dirigiu durante vários anos, até ser impedido de exercer a docência em universidades públicas brasileiras, durante o regime militar.

Anistiado em 1979, reassumiu sua cátedra na USP, exercendo-a em regime de dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa. Na prática, toda essa dedicação acabou levando-o para além das fronteiras brasileiras, desenvolvendo trabalhos científicos e atuando como pesquisador e professor visitante em várias universidades estrangeiras – nos Estados Unidos, Espanha, México, Argentina, Uruguai, Venzuela, Bolívia e Chile.

Formou várias gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos, tendo orientado uma centena de pós-graduandos dos quais 72 Mestres e 28 Doutores no âmbito das Ciências da Comunicação.

É autor de vários livros, entre eles: Comunicação Social: Teoria e Pesquisa (1970), Estudos de Jornalismo Comparado (1972), Sociologia da Imprensa Brasileira (1973), A Opinião no Jornalismo Brasileiro (1985) e Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos (1998).

Também coordenou diversas coletâneas na área, entre elas: Ideologia e Poder no Ensino de Comunicação (1979), Pesquisa em Comunicação no Brasil (1983), Comunicação na América Latina, Contribuições Brasileiras ao Pensamento Comunicacional Latino-Americano (2001), Matrizes das Idéias Comunicacionais Latino-Americanas: Marxismo e Cristianismo (2002).

Publicou ainda mais de uma centena de artigos em periódicos científicos, nacionais e estrangeiros, bem como em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e América Latina.

A homenagem ao professor doutor José Marques de Melo acontecerá na sexta-feira, 4 de abril, às 19h30, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá da capital alagona.