Tenda cultural da UNEAL é inaugurada com homenagem e shows

Por Assessoria 25/03/2014 17h05
Por Assessoria 25/03/2014 17h05
Tenda cultural da UNEAL é inaugurada com homenagem e shows
Foto: Assessoria
O historiador Zezito Guedes, de 78 anos, foi aclamado na noite desta segunda-feira (24), durante a solenidade de inauguração da tenda cultural que leva seu nome, no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Gestores da instituição, professores e estudantes se reuniram para curtir os shows, mas também para cumprimentar e fazer fotos com o homenageado da noite.

Com poucas palavras, mas demonstrando muita emoção e surpresa pela estrutura do local, Zezito Guedes agradeceu a homenagem e a presença do público. “Eu me sinto muito feliz em estar com vocês. Agradeço demais por ser homenageado. Obrigado”, declarou.

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, destacou a trajetória de Zezito Guedes que, autodidata e artista, refez a história de Arapiraca e ainda promoveu a valorização da cultura popular local, por meio de seu empenho pessoal. “Esta tenda é um reconhecimento a este patrimônio vivo”, afirmou o reitor.

Campos lembrou ainda que Zezito Guedes foi aclamado, em 2013, como Mestre do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Conselho Estadual de Cultura, do qual o gestor da Uneal é presidente.

Para o vice-reitor, professor Clébio Correia, a inauguração da tenda cultural é uma conquista da comunidade acadêmica da Uneal, principalmente para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros que, há anos, realizava a tradicional e pioneira Semana da Consciência Negra, no pátio externo do Campus I, por não dispor de uma estrutura adequada. “Isso aqui é um sonho que se concretiza. É conquista de cada um de nós”, disse.

Shows

E, para inaugurar o espaço com representantes da cultura do interior de Alagoas, artistas locais subiram no palco da tenda cultural e empolgaram o público.

A noite foi aberta, por volta das 18h30, com o grupo de pop rock Rua 16. Em seguida, o embolador de coco, Rogério Dias, fez todo mundo dançar no ritmo envolvente do coco de roda. Também se apresentaram as bandas Janu e Os Matutos Urbanos e Sambadela’s com shows memoráveis e dançantes.

O pró-reitor de Extensão, professor Marcos Pontes, revelou que os outros campi agora também solicitam que uma tenda cultural seja construída nas unidades. “A tenda já é um sucesso”, disse ele que já comemora a adesão da comunidade acadêmica. “A Uneal precisava de um local para expressar a arte e a cultura da comunidade”, explicou.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) é a responsável pelo agendamento de eventos no local. "A ideia é continuar fomentando e estimulando a produção cultural na instituição", falou o Pró-Reitor Marcos Pontes.

A diretora do Campus I, professora Maria Helena Aragão, a vice-diretora, Maria do Carmo, o representante do Sindicato dos Docentes da Uneal, Washington Viana, e o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa - que já foi professor da instituição -, também prestigiaram o evento.