Agentes da SMTT Maceió passaram por curso para atuarem na perícia de acidentes de trânsito

Por Assessoria 01/03/2014 07h07
Por Assessoria 01/03/2014 07h07
Agentes da SMTT Maceió passaram por curso para atuarem na perícia de acidentes de trânsito
Foto: Assessoria
Agentes de fiscalização de trânsito de Maceió iniciaram nesta quinta-feira (27) o curso de levantamento de dados em casos de acidentes, conhecida como perícia. Ministradas por instrutores da Polícia Rodoviária Federal, as aulas acontecem na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito no período da tarde.

O curso, segundo o superintendente da SMTT, Tácio Melo, servirá para que os profissionais comecem, já a partir do dia 05 de março, a fazer o levantamento das ocorrências nos locais de acidentes, com e sem vítimas. “Desde janeiro, a SMTT assumiu a fiscalização em parte das BRs 316 e 104 que passaram a ser municipalizadas. E por meio de um convênio com o Detran/AL, estamos assumindo a atividade de levantamento de dados em toda Maceió”, explicou o superintendente.

O curso conta com 40 agentes de trânsito que ficarão responsáveis pelo colhimento de informações pertinentes ao acidente no local. “A intenção é que em pelo menos uma viatura tenhamos um agente habilitado para prestar esse serviço que dará um atendimento mais rápido por possuirmos um efetivo maior trabalhando nas principais vias de Maceió”, frisa Tácio Melo.

O convênio com o Detran/AL prevê também o repasse de todo o sistema de processamento de dados para alocação das informações do que foi levantado nos locais de acidentes. Além da chamada “perícia técnica”, agentes da SMTT passarão a fiscalizar os veículos envolvidos nos acidentes sem vítima, aquelas em que há somente danos materiais.

Conforme o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro, “deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito”, incide em uma infração de natureza média e multa.

“Nos horários de picos, o congestionamento é ainda maior quando os condutores se envolvem em colisões deste tipo e permanecem nas vias. Toda esta lentidão do tráfego causa transtorno, o que poderia ser evitado se todos fizessem a sua parte”, disse ainda o superintendente. Segundo ele, antes de iniciar a fiscalização para a retirada de veículos envolvidos em acidentes sem vítimas, a SMTT fará uma campanha educativa com os condutores.