Estação de tratamento irá aliviar a falta de água em Arapiraca

Por Redação com Redação com Assessoria 20/02/2014 15h03
Por Redação com Redação com Assessoria 20/02/2014 15h03
Estação de tratamento irá aliviar a falta de água em Arapiraca
Foto: Assessoria
O governador Teotônio Vilela Filho esteve em Arapiraca visitando a Estação de Tratamento de Água (ETA) do novo sistema adutor do Agreste. A unidade fica localizada na rodovia AL-115, na saída de Arapiraca para Igací, nas proximidades do campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Quando estiver concluída, a ETA vai possuir capacidade de atender a aproximadamente 70% da demanda de água do município de Arapiraca. Somada ao sistema adutor existente, o sistema coletivo do Agreste proporcionará água em quantidade suficiente para atender à demanda dos 10 municípios, beneficiando 400 mil pessoas.

“Isto significa que a instalação da ETA possibilitará o desenvolvimento e crescimento econômico da região, em especial do município de Arapiraca, uma vez que também vai garantir água para novos empreendimentos”, frisou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

A construção da ETA, da nova adutora e da estação de captação, às margens do rio São Francisco, no município de Traipu, faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a CAB Águas do Agreste, com investimentos de R$ 143 milhões. Essa PPP também permite a realização de melhorias no atual sistema, que tem captação em São Bras.

O novo sistema vai dobrar a produção de água do sistema coletivo da região, que passará de 1.500m³/h para 3.000m³/h, acabando com o rodízio no abastecimento.

As obras da nova ETA já estão 30% executadas e empregam atualmente 60 colaboradores, que trabalham em turnos diários de nove horas. A partir do dia 5 de março, os trabalhos acontecerão em dois turnos com o incremento de mais profissionais.

A água tratada produzida pela ETA será interligada, através da construção de uma adutora de 700mm/500mm com aproximadamente 5 km de extensão, ao sistema de distribuição existente, anel de abastecimento e reservatório de abastecimento (CRD2) da Casal. Estes elementos compõem o sistema de distribuição de água para a população na cidade de Arapiraca.