Solenidade de passagem do comando-geral inicia comemorações aos 182 anos da PM

Por Assessoria 31/01/2014 15h03
Por Assessoria 31/01/2014 15h03
Solenidade de passagem do comando-geral inicia comemorações aos 182 anos da PM
Foto: Assessoria
A Polícia Militar de Alagoas iniciou na manhã desta sexta-feira (31) as comemorações pelo aniversário de 182 anos da corporação com a solenidade de passagem do comando-geral.

O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche, e contou com a presença do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, do secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, do comandante-geral da PM, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, do comandante substituído, coronel Dimas Barros Cavalcante e diversas autoridades civis e militares.

À frente da PM após publicação no Diário Oficial do Estado da edição do último dia 16 de janeiro, o coronel Pinheiro assumiu oficialmente a função através de formalidade militar de entrega e assunção do maior cargo dentro da Polícia Militar. Diante do governador do Estado, os coronéis Dimas Barros e Marcus Pinheiro realizaram solenemente a transferência do comando da corporação.

Em seu discurso, o comandante substituído, coronel Dimas Barros, relembrou o início da vida militar e sua primeira grande experiência após formado ao comandar o primeiro pelotão de soldado feminino da PM. “Passei por grandes experiências dentro da instituição, que ajudaram a me trazer amadurecimento. Como comandante do primeiro pelotão feminino, tive que aprender a conviver com as conquistas e dificuldades da época e, anos depois, como comandante-geral, tive a grata satisfação de trabalhar com excelentes profissionais e sinto que, apesar do grande desafio, conseguimos também avançar em muitos sentidos”, destacou.

O governador Teotonio Vilela desejou boa sorte ao novo comandante, coronel Pinheiro, destacando a importância de se estar à frente de uma instituição que possui um papel tão imprescindível para a sociedade. “Comandar uma corporação como a Polícia Militar é uma missão e um desafio grandes, mas tenho convicção de que a experiência do comandante Pinheiro será determinante para o seu sucesso. Tenho certeza de que ele corresponderá às expectativas”, frisou o governador, ressaltando da mesma forma o bom trabalho e ações positivas realizadas durante o comando do coronel Dimas. Durante a solenidade, o governador recebeu um timão de madeira utilizado no governo e manobra de embarcações, simbolizando seu papel importante na condução do Estado de Alagoas.

Para o secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, a Polícia Militar terá o apoio que for necessário por parte da secretaria nas ações a serem desenvolvidas. “A corporação pode contar com o comportamento de um secretário como se ele fosse membro da instituição. Asseguro a contribuição para garantir que a Polícia Militar possa cumprir seu papel constitucional com excelência”, reforçou o secretário.

Durante a solenidade, as esposas dos comandantes substituído e substituto receberam flores como homenagem da corporação. Após o evento, no Salão Nobre da PM, no QCG, foi realizado o descerramento do retrato do coronel Dimas na galeria dos comandantes-gerais.

Ao som da Banda de Música da PM, a solenidade foi encerrada com o desfile de tropas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Batalhão Ambiental, Bope, pelotão emassado de unidades operacionais e Cavalaria.

Participaram do evento, ainda, o secretário-adjunto de Defesa Social, Lúcio Melo; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gláucio Alcântara; o subcomandante da PM, coronel Mário da Hora; o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis; o capitão de mar e guerra da Capitania dos Portos, Levi Alves; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; o secretário-chefe do Gabinete Militar, coronel Luciano Silva; o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages; o diretor da Perícia Oficial, João Alfredo Guimarães; o secretário municipal de Segurança Comunitária, coronel Edmilson Cavalcante; o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Omar Mussi; a superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, Vera Lúcia; representando o 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente Victor Vicente; o presidente da Assomal, major Wellington Fragoso; o delegado da Adesg, Alexandre Moreira; o coordenador geral de Políticas da Seds, coronel Marcus Vinícius; o presidente do Conselho de Segurança, Maurício Breda; representando o Tribunal de Justiça, tenente-coronel Marcos Sampaio; o corregedor-geral da Defensoria Pública, Othoniel Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá; o senador Benedito de Lira; os deputados Givaldo Carimbão e Alexandre Toledo; oficiais e praças da PM e convidados.

Exposição

Em continuidade às comemorações dos 182 anos da corporação, na próxima segunda-feira (3), das 8 às 12 horas, será realizada no Centro de Maceió (Calçadão do Comércio), uma exposição de armamentos de fogo e de baixa letalidade, munições, materiais utilizados em serviço e viaturas das unidades da PMAL, além da apresentação da Banda de Música da PM, favorecendo a integração entre a sociedade e a Polícia Militar de Alagoas. Além disso, também serão oferecidos serviços de saúde, como glicemia e pressão arterial.