Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de carros-pipa

Por Assessoria 24/01/2014 09h09
Por Assessoria 24/01/2014 09h09
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de carros-pipa
Major Sandro e Paulo Bezerra falam sobre os carros-pipa - Foto: Adailson Calheiros
A Vigilância Sanitária Estadual intensificou o trabalho de fiscalização para garantir a qualidade no abastecimento de água por carros-pipa nos municípios alagoanos atingidos pela seca e que estão em situação de emergência. Compete à Vigilância a inspeção dos tanques para transporte de água.

O diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, afirmou que as inspeções sanitárias continuam sendo feitas rigorosamente e aqueles pipeiros que não estiverem em conformidade com as normas sanitárias estarão impedidos de participar do programa de abastecimento.
De acordo com Bezerra, para o ano de 2014, várias ações serão empreendidas no âmbito da Vigilância Sanitária para qualificar o serviço de atendimento aos municípios atingidos pela estiagem.

“Estamos batalhando para que as inspeções continuem atuando da melhor maneira possível, garantindo a qualidade no abastecimento. Para este ano, estamos criando campanhas de conscientização para os pipeiros, no que se refere aos cuidados necessários com os tanques, além de aprimorar o check-list das inspeções nos caminhões, tanto da Defesa Civil, quanto os do Exército”, assegurou o diretor.

Desde o início das averiguações, em setembro do ano passado, 125 carros-pipa foram reprovados nas inspeções feitas pela Vigilância Sanitária. Destes, 25 foram eliminados por apresentar inconformidades graves e incontornáveis para participação no programa, como ter transportado cargas perigosas. Outros 100 apresentaram problemas técnicos que podem voltar a participar do programa quando forem sanados.

Apesar do número, o secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, major BM Sandro Cavalcante, assegurou que o abastecimento de água continua normalmente nas regiões afetadas. “Os vários carros que estão em condições de transportar água potável vão continuar operando normalmente, assegurando o fornecimento nas cidades que estão sofrendo com a seca", garantiu.

Próxima vistoria

Assessora da Vigilância Sanitária, Ione Almeida adiantou que na próxima semana, os carros-pipa da Defesa Civil que fazem o abastecimento nas regionais de Delmiro Gouveia e Arapiraca irão passar por vistoria, que irá ocorrer na sede do Batalhão de Polícia Ambiental, em Satuba.
De acordo com a assessora, no mês de janeiro, 65 carros cadastrados pela Defesa Civil foram inspecionados, sendo que 52 foram aprovados.

Ações para 2014

O secretário executivo do Comitê Integrado de Combate à Seca, Napoleão Casado, mostrou-se otimista com o abastecimento de água nas regiões atingidas pela seca neste ano. Segundo Casado, no próximo mês de fevereiro, os integrantes do Comitê irão se reunir e discutir ações estruturantes para os municípios.

“Precisamos pensar e planejar essas cidades a longo prazo. Não adianta tratar apenas as medidas emergenciais, estas precisam ser tratadas pontualmente. O abastecimento de água, tanto para consumo, quanto para o auxílio na atividade agrícola, pode agora ser estruturada com os novos recursos físicos, como o Canal do Sertão e a construção de adutoras”, completou.