Confira o Guia da Copa do Nordeste 2014

Por Yahoo 17/01/2014 22h10
Por Yahoo 17/01/2014 22h10
Confira o Guia da Copa do Nordeste 2014
Foto: Divulgação
A maior competição regional do Brasil está para começar. Pensando nisso, o Yahoo! Esporte Interativo preparou um guia especial para a Copa do Nordeste de 2014.

Entre os times grandes, a principal ausência é o Fortaleza. O Leão do Pici decepcionou no Cearense e viu o Guarany de Sobral roubar sua vaga. O Ceará, campeão estadual, é o outro representante. No Rio Grande do Norte, o ABC também ficou de fora e cedeu sua vaga ao Potiguar de Mossoró, que se junta ao América-RN. Na Bahia, além dos gigantes Vitória e Bahia, o caçula Vitória da Conquista aparece como principal incógnita. Em Pernambuco, disputam os três grandes: Náutico, Sport e Santa Cruz.

O futebol paraibano terá o desfalque do Campinense, campeão em exercício, que não conseguiu se classificar. Treze e Botafogo-PB representarão o estado. Em Sergipe, Confiança e Sergipe se degladiam no mesmo grupo; Alagoas marcará presença sob os escudos de CSA e CRB.

Grupo A

América-RN

A última temporada foi turbulenta para o Mecão. Tendo efetivado o interino Leandro Sena na reta final da Série B, o clube só conseguiu afastar de vez a ameaça do rebaixamento nas últimas rodadas da competição. Para a montagem do elenco deste ano, o América-RN apostou na contratação de jogadores jovens. Cinco vieram do São Paulo, devido a uma parceria com as categorias de base do Tricolor paulista: Arthur Henrique, Dener, Rafinha, Alfredo e Régis. Quem retornou foi o atacante Isac, que saiu do Alvirrubro rumo à China em 2012, quando foi vice-artilheiro da Série B. Para o torcedor, a grande frustração foi a saída de Norberto, um dos principais destaques da última temporada. Depois de muita especulação, o lateral acabou fechando com o Coritiba e já deixou o Mecão.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos

TIME BASE: Andrey; Chiquinho Gaúcho, Cléber, Édson Rocha e Raí; Márcio Passos, Fabinho, Dener e Régis (Pedrinho); Adriano Pardal e Max. Técnico: Leandro Sena.

FIQUE DE OLHO: Régis (Meia)

Confiança-SE

Sob a batuta do maestro Geraldo, que retornou ao clube que o revelou para o mundo aos 39 anos, o Confiança faz jus ao nome e vem com tudo para a Copa do Nordeste. Na frente, a promessa de gols é o atacante Leandro Kivel, o "Inkível", que foi artilheiro do último Campeonato Sergipano pelo River Plate-SE e, no segundo semestre, comandou a linha de frente do Sampaio Corrêa na Série C.

Na semana de preparação, o Dragão teve um duro teste diante do Sport, em um amistoso preparatório. O Confiança saiu com um empate em 1 a 1, com um gol de falta do meia Altemir e a equipe de Givanildo Sales se postou bem em campo.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos

TIME BASE: Jefferson; João Carlos, Bira, Vinicius, Raulino; Pedrinho, Wallace Sergipano, Marcelinho, Geraldo; Leandro Kível e Philco. Técnico: Givanildo Sales.

FIQUE DE OLHO: Leandro Kível (Atacante)

Sergipe

O outro representante sergipano na Copa do Nordeste também está no grupo A, e dele sai o primeiro clássico da competição. O Club Sportivo Sergipe, que foi campeão estadual em 2013, teve sua preparação prejudicada por conta da situação ruim do gramado do estádio Governador Valadares, na cidade de Maruim. Mesmo assim, a equipe do técnico Vinícius Saldanha teve 35 dias para trabalhar e promete vir forte para a competição. No último amistoso, o Colorado saiu com uma vitória de 4 a 0 em cima do Cruzeiro de Poço Verde.

O destaque do Colorado fica por conta do recém-chegado Bruno Iotti, que foi campeão estadual em 2012 pelo Itabaiana e jogou a última Série B pelo Bragantino.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Juninho; Magno, Fernando Belém, Cláudio Baiano e Rômulo; Rodrigo, Rafael, Edinho e Cloves (Bruno Iotti); Bruno Gaúcho e João Paulo. Técnico: Vinícius Saldanha.

FIQUE DE OLHO: Cloves (Meia)

Vitória

Maior campeão da Copa do Nordeste, com 5 títulos, o Vitória desponta como um dos grandes favoritos a conquistar a competição. Ney Franco conseguiu conduzir o Leão a um histórico sexto lugar na Série A do último ano. Agora, a perspectiva é de manter a forma e alçar voos ainda mais altos. Na montagem do elenco, a grande perda foi o atacante Maxi Biancucchi, que não chegou a um acordo financeiro e deixou o Barradão rumo ao rival Bahia. Por outro lado, Escudero foi adquirido em defitinivo e permanece intocável no onze titular.

Com a saída de Victor Ramos e Kadu, o clube deve ter uma zaga totalmente renovada. Para suprir as ausências, Lucas Zen veio do Botafogo e Dão, da Chapecoense. Juan, que chegou a atuar bem no meio-campo em certas oportunidades, deve ser efetivado no setor.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Ceará

TIME BASE: Wilson; Ayrton, Lucas Zen, Dão, Mansur; Cáceres, Juan, Escudero; Marquinhos, William Henrique e Dinei (Pedro Oldoni). Técnico: Ney Franco.

FIQUE DE OLHO: Escudero (Meia)

Grupo B

Bahia

Recheado de novidades oriundas do mercado sul-americano, o Bahia deve ter elenco renovado para disputar a próxima temporada. O clube anunciou as contratações dos irmãos argentinos Emanuel e Maxi Biancucchi e do volante paraguaio Wilson Pittoni, vice-campeão da Libertadores da América pelo Olímpia-PAR. O técnico Marquinhos Santos, contratado depois do término do Brasileirão de 2013, deve promover uma série de mudanças em relação à equipe de Cristóvão Borges, que lutou contra o rebaixamento durante boa parte do ano.

A saída de Fernandão deixou um vácuo no ataque, e pode fazer com que o treinador escale a equipe sem um homem de referência. Desta forma, o ataque deve ser composto por dois novatos: Maxi e Rhayner, que veio do Fluminense. Rafinha, que chegou do Flamengo, também é opção de frente.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na primeira fase.

TIME BASE: Marcelo Lomba; Raul, Titi, Lucas Fonseca, Rafael Galhardo; Rafael Miranda (Pittoni), Diego Filipe, Anderson Talisca e Branquinho; Rhayner (Rafinha) e Hugo (Maxi Biancucchi). Técnico: Marquinhos Santos.

FIQUE DE OLHO: Maxi (Atacante).

CSA

O Azulão do Mutange investiu pesado na Copa do Nordeste. E, para disputar a competição, nada melhor que reforços que conhecem o caminho das pedras. O CSA contratou Oliveira Canindé, técnico campeão da competição pelo Campinense. Com ele, desembarcaram na capital alagoana outros três ex-atletas da Raposa: o goleiro Pantera, o zagueiro Roberto Dias e o meia Jéferson Maranhense.

Apesar da preparação, a pré-temporada do CSA começou vacilante. O clube teve um baixo aproveitamento nos amistosos que realizou, e empatou com o Treze no último compromisso antes da estreia na Copa do Nordeste. Com isso, a poucos dias do início do torneio, Canindé ainda procura a melhor linha de frente.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Pantera; Pedro Silva, Breno, Roberto Dias, Mineiro; Charles Vagner, Léo (Lucas), Daniel Costa (Diego Clementino), Jeferson Maranhense (Santos); Josimar (Anderson Ataíde) e Uederson (Alisson). Técnico: Oliveira Canindé.

FIQUE DE OLHO: Diego Clementino (Atacante)

Santa Cruz

O Santa se preocupou, sobretudo, em manter a base vencedora de 2013. A Cobra Coral pouco se mexeu no mercado de fim de ano e teve como foco as renovações dos atletas que fecharam a temporada com o inédito título da Série C. Na linha de frente, no entanto, o time terá cara nova e o excesso de opções promete dar dor de cabeça ao técnico Vica. Se perdeu André Dias por conta de uma grave lesão, o Santa correu e anunciou as contratações de Léo Gamalho, que foi vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA e estava no Ceará, e Cassiano, que disputou o Brasileirão pelo Criciúma. Além deles, Pingo veio do ABC e acirra a disputa. O amuleto Flávio Caça-Rato, de vínculo estendido, deve ser entrada certa no segundo tempo das partidas.

O principal desfalque do Santa Cruz para as rodadas iniciais virá das arquibancadas. Por conta de uma confusão envolvendo brigas de torcidas organizadas na partida contra o CRB, pela última Copa do Nordeste, o clube foi punido com a perda de mandos de campo e estreará longe do Arruda. Os primeiros três jogos deverão ser disputados no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Fortaleza.

TIME BASE: Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Everton Sena e Tiago Costa (Panda); Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan, Raul e Renatinho; Léo Gamalho (Caça-Rato). Técnico: Vica.

FIQUE DE OLHO: Léo Gamalho (Atacante)

Vitória da Conquista

O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista tem apenas oito anos de existência e já começou a surpreender. Principal incógnita da competição, o terceiro representante baiano pegou um grupo complicado em sua estreia na Copa do Nordeste. Mesmo assim, a ideia é não fazer feio. Para isso, o time aposta na base que conseguiu uma classificação histórica para a Série C de 2008.

Em seu elenco, conta com jogadores como Rafael Granja, Sílvio, Edmar e Carlinhos, que são importantes figuras na curta trajetória do Alviverde. O principal destaque é o atacante Tatu, que, em sua primeira passagem pelo clube, marcou impressionantes 35 gols em 45 jogos.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Augusto, Lorran, Jr Gaúcho, Silvio, Thiaguinho, Moisés,Edimar,Ramires,Rafael Granja; Tatu e Rafamar. Técnico: Evandro Guimarães.

FIQUE DE OLHO: Tatu (Atacante).

Grupo C

CRB

Se o rival CSA investiu especificamente na Copa do Nordeste, o CRB não ficou para trás. O atual campeão alagoano acabou por dispensar o atacante Schwenk, artilheiro da competição, e segue com ataque indefinido. O goleador Denílson, que foi artilheiro do Mundial Interclubes de 2009 pelo Pohang Steelers (Coréia do Sul) e atuou sob o comando de Luiz Felipe Scolari no Bunyodkor, do Uzbequistão, é presença certa na linha de frente. A seu lado, Jaílton é quem tem mais chances dentro do elenco. Outra dúvida no Galo da Pajuçara diz respeito ao camisa 10. Giovane e Léo lutam pela armação, com o técnico Roberval Davino pendendo pela escalação do primeiro.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos.

TIME BASE: Júlio César; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Filipe e João Victor; Bogé, Audálio, Johnnattan e Geovani; Jailton e Denilson. Técnico: Roberval Davino.

FIQUE DE OLHO: Denílson (Atacante)

Ceará

Bastante ofensivo, o time de Sérgio Soares bateu na trave e, na última rodada, falhou na missão de subir para a Série A do Brasileiro. Para este ano, o Ceará abriu os olhos e investiu pesado no mercado. Para suprir as saídas de Lulinha e Mota, o clube trouxe os atacantes Assisinho (ex-Fortaleza), Bill (ex-Coritiba) e Tadeu (ex-Palmeiras). No meio-campo, o destaque ficou para a chegada do experiente Souza, com passagens por Grêmio e São Paulo. O volante Michel e o zagueiro Anderson deixaram Vitória e Fluminense, respectivamente, e retornaram a Porangabuçu.

Somados aos jogadores que já estavam no elenco, os novos reforços oferecem a Sérgio Soares uma série de variações táticas. O time que vem treinando mantém o esqueleto de três atacantes que disputou a Série B do ano passado, mas a chegada de Michel acena para uma formação menos ofensiva.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas semifinais pelo ASA.

TIME BASE: Luís Carlos; Samuel Xavier, Anderson, Sandro, Vicente; João Marcos (Michel), Rogerinho (Souza), Ricardinho; Assisinho, Magno Alves e Bill (Tadeu). Técnico: Sérgio Soares.

FIQUE DE OLHO: Assisinho (Atacante)

Potiguar de Mossoró

Se o peso da estreia pode cair sobre alguém nesta Copa do Nordeste, será sobre o Potiguar de Mossoró. O Time Macho é o mandante do jogo de abertura e recebe o Treze no Nogueirão. A pré-temporada do atual campeão potiguar foi conturbada: o técnico Arnaldo Lira, que participou ativamente da montagem do elenco, foi demitido precocemente por conta de uma discussão com a diretoria. Com isso, Flávio Barros assumiu às pressas o comando da equipe.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Ramon; Tiago Granja, Werverson, Paulo Paraíba (Genílson) e Thiago Baroni; Alexandre, Rogério, Berg e Rayllan; Fabinho e Índio (Vavá). Técnico: Sandro Rocha.

FIQUE DE OLHO: Índio (Atacante)

Treze

A contratação do técnico 'Bigode Grosso' Leandro Campos, vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA, deu a dica: o Treze não gostou de ver seu rival Campinense levantar o troféu e pretende vir forte. Na última temporada, o Galo da Borborema viu suas chances de subida à Série B escorrerem na partida derradeira, diante do Vila Nova-GO. Agora, vem a chance de já começar o ano em alta. Para a estreia, diante do Potiguar, o treinador não poderá contar com nomes como Giancarlo e Chiquinho Baiano, que estão sem condições físicas.

Outras figurinhas carimbadas da última Copa do Nordeste integram o elenco trezeano. Clébson, que se destacou na equipe do Salgueiro, participa da armação de jogadas. Na frente, o atacante Jaílson, que marcou, pelo Fortaleza, o gol considerado o mais bonito da competição, é promessa de emoções. Outro jogador conhecido do torcedor brasileiro é o lateral Eduardo Arroz, vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 2008.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Gilson, Eduardo Arroz, Negretti, Douglas e Téssio; Escobar, Leanderson, Clébson e Davi Ceará; Romário (Giancarlo) e Jaílson. Técnico: Leandro Campos.

FIQUE DE OLHO: Clébson (Meia)

Grupo D

Botafogo-PB

Abram alas para o campeão da Série D. Empurrado pela torcida apaixonada, o Belo encerrou a temporada de 2013 no melhor momento de sua história e conquistou o primeiro título nacional do futebol paraibano, despachando o Juventude na final. Para isso, a diretoria apostou em algo incomum em equipes que disputam divisões inferiores do futebol brasileiro: trabalho a longo prazo e manutenção da base. O técnico Marcelo Vilar teve tempo para trabalhar, e o resultado foi uma temporada histórica.

Na preparação para a Copa do Nordeste deste ano, o campeão paraibano teve bom desempenho e chegou a derrotar o forte América-RN em amistoso. Para surpreender, o Belo conta com velhos nomes conhecidos dos torcedores brasileiros: o argentino Frontini, que teve passagens por clubes como o Boavista, o Volta Redonda e o Vila Nova-GO, e o meia Lenílson, que se destacou jogando pelo São Paulo.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Remerson,Ferreira,Magno Alves,André Lima e Celico;Zaqueu,Pio,Hércules e Lenílson; Frontini e Rafael Aidar (Warley). Técnico: Marcelo Vilar.

FIQUE DE OLHO: Lenílson (Meia).

Guarany de Sobral

Apesar da ausência de títulos, o ano de 2013 ficará marcado na cabeça do torcedor sobralense. O Guarasol chegou a duas finais em três competições disputadas. No Campeonato Cearense, caiu diante do poderoso Ceará; na Taça Fares Lopes, perdeu para o Barbalha. O único desempenho decepcionante se deu na Série D do Brasileiro, em que o Rubro-Negro sequer passou da primeira fase.

Em sua primeira Copa do Nordeste, o Guarany deu o azar de cair no grupo que é considerado o mais difícil. Mesmo assim, a façanha de ter deixado o gigante Fortaleza fora do torneio não pode ser desconsiderada. O Cacique do Vale aposta na experiência de atletas como Júnior Cearense e Márcio Tarrafas para tentar surpreender.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Eliardo; Ivonaldo, Joílson, Juliano e Zeca; Rodrigo Victor, Zé Augusto, Santos (Júnior Cearense) e Márcio Tarrafas; Thiago Furlan e Adriano. Técnico: Vladimir de Jesus.

FIQUE DE OLHO: Márcio Tarrafas (Meia)

Náutico

Depois de uma temporada decepcionante, o Náutico começa o ano como uma incógnita. No comando do Timbu, Marcelo Martelotte deu lugar ao gaúcho Lisca, que subiu com o Juventude para a Série C. Boa parte do elenco foi renovado. Mais de uma dezena de jogadores novos chegaram - a maior parte, do sul do Brasil, originando uma verdadeira invasão gaúcha.

Entre os jogadores mais famosos que saíram do Náutico, estão o goleiro Ricardo Berna e o atacante Maikon Leite. Por outro lado, o reforço mais conhecido é o volante Rodrigo Possebom, que tem passagem pelo Manchester United. Vibrante, Lisca promete ser a grande atração do Alvirrubro no ano.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.

TIME BASE: Gideão; João Ananias, William Alves, Romário Leiria e Gerley; Rodrigo Possebon, Elicarlos, Dê, Zé Mário e Túlio; Roberson. Técnico: Lisca.

FIQUE DE OLHO: Lisca (Técnico)

Sport

O acesso à Série A deu boas expectativas para a torcida do Sport nesta temporada. Mesmo com a perda de Marcos Aurélio, principal jogador do ano passado, o time de Geninho é considerado um dos favoritos à classificação nesta Copa do Nordeste. A grande dúvida fica mesmo no ataque, já que Neto Baiano não tem condições físicas de jogo. Com isso, a dupla de frente deve, inicialmente, ser formada por Felipe Azevedo e Sandrinho.

A grande novidade fica por conta da volta de Durval, capitão do título da Copa do Brasil de 2009. Quando entrar em forma, o Xerifão deve compôr dupla de zaga com o paraguaio Enrique Meza, contratado recentemente junto ao Olímpia-PAR.Ananias, ex-Portuguesa e Palmeiras, também é uma das atrações.

Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Campinense.

TIME BASE: Magrão; Patric, Oswaldo (Durval), Ferron (Meza) e Marcelo Cordeiro; Rodrigo Mancha, Ronaldo, Rithely (Ananias) e Ailton; Felipe Azevedo e Sandrinho. Técnico: Geninho.

FIQUE DE OLHO: Durval (Zagueiro).