Confira o Guia da Copa do Nordeste 2014
A maior competição regional do Brasil está para começar. Pensando nisso, o Yahoo! Esporte Interativo preparou um guia especial para a Copa do Nordeste de 2014.
Entre os times grandes, a principal ausência é o Fortaleza. O Leão do Pici decepcionou no Cearense e viu o Guarany de Sobral roubar sua vaga. O Ceará, campeão estadual, é o outro representante. No Rio Grande do Norte, o ABC também ficou de fora e cedeu sua vaga ao Potiguar de Mossoró, que se junta ao América-RN. Na Bahia, além dos gigantes Vitória e Bahia, o caçula Vitória da Conquista aparece como principal incógnita. Em Pernambuco, disputam os três grandes: Náutico, Sport e Santa Cruz.
O futebol paraibano terá o desfalque do Campinense, campeão em exercício, que não conseguiu se classificar. Treze e Botafogo-PB representarão o estado. Em Sergipe, Confiança e Sergipe se degladiam no mesmo grupo; Alagoas marcará presença sob os escudos de CSA e CRB.
Grupo A
América-RN
A última temporada foi turbulenta para o Mecão. Tendo efetivado o interino Leandro Sena na reta final da Série B, o clube só conseguiu afastar de vez a ameaça do rebaixamento nas últimas rodadas da competição. Para a montagem do elenco deste ano, o América-RN apostou na contratação de jogadores jovens. Cinco vieram do São Paulo, devido a uma parceria com as categorias de base do Tricolor paulista: Arthur Henrique, Dener, Rafinha, Alfredo e Régis. Quem retornou foi o atacante Isac, que saiu do Alvirrubro rumo à China em 2012, quando foi vice-artilheiro da Série B. Para o torcedor, a grande frustração foi a saída de Norberto, um dos principais destaques da última temporada. Depois de muita especulação, o lateral acabou fechando com o Coritiba e já deixou o Mecão.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos
TIME BASE: Andrey; Chiquinho Gaúcho, Cléber, Édson Rocha e Raí; Márcio Passos, Fabinho, Dener e Régis (Pedrinho); Adriano Pardal e Max. Técnico: Leandro Sena.
FIQUE DE OLHO: Régis (Meia)
Confiança-SE
Sob a batuta do maestro Geraldo, que retornou ao clube que o revelou para o mundo aos 39 anos, o Confiança faz jus ao nome e vem com tudo para a Copa do Nordeste. Na frente, a promessa de gols é o atacante Leandro Kivel, o "Inkível", que foi artilheiro do último Campeonato Sergipano pelo River Plate-SE e, no segundo semestre, comandou a linha de frente do Sampaio Corrêa na Série C.
Na semana de preparação, o Dragão teve um duro teste diante do Sport, em um amistoso preparatório. O Confiança saiu com um empate em 1 a 1, com um gol de falta do meia Altemir e a equipe de Givanildo Sales se postou bem em campo.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos
TIME BASE: Jefferson; João Carlos, Bira, Vinicius, Raulino; Pedrinho, Wallace Sergipano, Marcelinho, Geraldo; Leandro Kível e Philco. Técnico: Givanildo Sales.
FIQUE DE OLHO: Leandro Kível (Atacante)
Sergipe
O outro representante sergipano na Copa do Nordeste também está no grupo A, e dele sai o primeiro clássico da competição. O Club Sportivo Sergipe, que foi campeão estadual em 2013, teve sua preparação prejudicada por conta da situação ruim do gramado do estádio Governador Valadares, na cidade de Maruim. Mesmo assim, a equipe do técnico Vinícius Saldanha teve 35 dias para trabalhar e promete vir forte para a competição. No último amistoso, o Colorado saiu com uma vitória de 4 a 0 em cima do Cruzeiro de Poço Verde.
O destaque do Colorado fica por conta do recém-chegado Bruno Iotti, que foi campeão estadual em 2012 pelo Itabaiana e jogou a última Série B pelo Bragantino.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Juninho; Magno, Fernando Belém, Cláudio Baiano e Rômulo; Rodrigo, Rafael, Edinho e Cloves (Bruno Iotti); Bruno Gaúcho e João Paulo. Técnico: Vinícius Saldanha.
FIQUE DE OLHO: Cloves (Meia)
Vitória
Maior campeão da Copa do Nordeste, com 5 títulos, o Vitória desponta como um dos grandes favoritos a conquistar a competição. Ney Franco conseguiu conduzir o Leão a um histórico sexto lugar na Série A do último ano. Agora, a perspectiva é de manter a forma e alçar voos ainda mais altos. Na montagem do elenco, a grande perda foi o atacante Maxi Biancucchi, que não chegou a um acordo financeiro e deixou o Barradão rumo ao rival Bahia. Por outro lado, Escudero foi adquirido em defitinivo e permanece intocável no onze titular.
Com a saída de Victor Ramos e Kadu, o clube deve ter uma zaga totalmente renovada. Para suprir as ausências, Lucas Zen veio do Botafogo e Dão, da Chapecoense. Juan, que chegou a atuar bem no meio-campo em certas oportunidades, deve ser efetivado no setor.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Ceará
TIME BASE: Wilson; Ayrton, Lucas Zen, Dão, Mansur; Cáceres, Juan, Escudero; Marquinhos, William Henrique e Dinei (Pedro Oldoni). Técnico: Ney Franco.
FIQUE DE OLHO: Escudero (Meia)
Grupo B
Bahia
Recheado de novidades oriundas do mercado sul-americano, o Bahia deve ter elenco renovado para disputar a próxima temporada. O clube anunciou as contratações dos irmãos argentinos Emanuel e Maxi Biancucchi e do volante paraguaio Wilson Pittoni, vice-campeão da Libertadores da América pelo Olímpia-PAR. O técnico Marquinhos Santos, contratado depois do término do Brasileirão de 2013, deve promover uma série de mudanças em relação à equipe de Cristóvão Borges, que lutou contra o rebaixamento durante boa parte do ano.
A saída de Fernandão deixou um vácuo no ataque, e pode fazer com que o treinador escale a equipe sem um homem de referência. Desta forma, o ataque deve ser composto por dois novatos: Maxi e Rhayner, que veio do Fluminense. Rafinha, que chegou do Flamengo, também é opção de frente.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na primeira fase.
TIME BASE: Marcelo Lomba; Raul, Titi, Lucas Fonseca, Rafael Galhardo; Rafael Miranda (Pittoni), Diego Filipe, Anderson Talisca e Branquinho; Rhayner (Rafinha) e Hugo (Maxi Biancucchi). Técnico: Marquinhos Santos.
FIQUE DE OLHO: Maxi (Atacante).
CSA
O Azulão do Mutange investiu pesado na Copa do Nordeste. E, para disputar a competição, nada melhor que reforços que conhecem o caminho das pedras. O CSA contratou Oliveira Canindé, técnico campeão da competição pelo Campinense. Com ele, desembarcaram na capital alagoana outros três ex-atletas da Raposa: o goleiro Pantera, o zagueiro Roberto Dias e o meia Jéferson Maranhense.
Apesar da preparação, a pré-temporada do CSA começou vacilante. O clube teve um baixo aproveitamento nos amistosos que realizou, e empatou com o Treze no último compromisso antes da estreia na Copa do Nordeste. Com isso, a poucos dias do início do torneio, Canindé ainda procura a melhor linha de frente.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Pantera; Pedro Silva, Breno, Roberto Dias, Mineiro; Charles Vagner, Léo (Lucas), Daniel Costa (Diego Clementino), Jeferson Maranhense (Santos); Josimar (Anderson Ataíde) e Uederson (Alisson). Técnico: Oliveira Canindé.
FIQUE DE OLHO: Diego Clementino (Atacante)
Santa Cruz
O Santa se preocupou, sobretudo, em manter a base vencedora de 2013. A Cobra Coral pouco se mexeu no mercado de fim de ano e teve como foco as renovações dos atletas que fecharam a temporada com o inédito título da Série C. Na linha de frente, no entanto, o time terá cara nova e o excesso de opções promete dar dor de cabeça ao técnico Vica. Se perdeu André Dias por conta de uma grave lesão, o Santa correu e anunciou as contratações de Léo Gamalho, que foi vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA e estava no Ceará, e Cassiano, que disputou o Brasileirão pelo Criciúma. Além deles, Pingo veio do ABC e acirra a disputa. O amuleto Flávio Caça-Rato, de vínculo estendido, deve ser entrada certa no segundo tempo das partidas.
O principal desfalque do Santa Cruz para as rodadas iniciais virá das arquibancadas. Por conta de uma confusão envolvendo brigas de torcidas organizadas na partida contra o CRB, pela última Copa do Nordeste, o clube foi punido com a perda de mandos de campo e estreará longe do Arruda. Os primeiros três jogos deverão ser disputados no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Fortaleza.
TIME BASE: Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Everton Sena e Tiago Costa (Panda); Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan, Raul e Renatinho; Léo Gamalho (Caça-Rato). Técnico: Vica.
FIQUE DE OLHO: Léo Gamalho (Atacante)
Vitória da Conquista
O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista tem apenas oito anos de existência e já começou a surpreender. Principal incógnita da competição, o terceiro representante baiano pegou um grupo complicado em sua estreia na Copa do Nordeste. Mesmo assim, a ideia é não fazer feio. Para isso, o time aposta na base que conseguiu uma classificação histórica para a Série C de 2008.
Em seu elenco, conta com jogadores como Rafael Granja, Sílvio, Edmar e Carlinhos, que são importantes figuras na curta trajetória do Alviverde. O principal destaque é o atacante Tatu, que, em sua primeira passagem pelo clube, marcou impressionantes 35 gols em 45 jogos.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Augusto, Lorran, Jr Gaúcho, Silvio, Thiaguinho, Moisés,Edimar,Ramires,Rafael Granja; Tatu e Rafamar. Técnico: Evandro Guimarães.
FIQUE DE OLHO: Tatu (Atacante).
Grupo C
CRB
Se o rival CSA investiu especificamente na Copa do Nordeste, o CRB não ficou para trás. O atual campeão alagoano acabou por dispensar o atacante Schwenk, artilheiro da competição, e segue com ataque indefinido. O goleador Denílson, que foi artilheiro do Mundial Interclubes de 2009 pelo Pohang Steelers (Coréia do Sul) e atuou sob o comando de Luiz Felipe Scolari no Bunyodkor, do Uzbequistão, é presença certa na linha de frente. A seu lado, Jaílton é quem tem mais chances dentro do elenco. Outra dúvida no Galo da Pajuçara diz respeito ao camisa 10. Giovane e Léo lutam pela armação, com o técnico Roberval Davino pendendo pela escalação do primeiro.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos.
TIME BASE: Júlio César; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Filipe e João Victor; Bogé, Audálio, Johnnattan e Geovani; Jailton e Denilson. Técnico: Roberval Davino.
FIQUE DE OLHO: Denílson (Atacante)
Ceará
Bastante ofensivo, o time de Sérgio Soares bateu na trave e, na última rodada, falhou na missão de subir para a Série A do Brasileiro. Para este ano, o Ceará abriu os olhos e investiu pesado no mercado. Para suprir as saídas de Lulinha e Mota, o clube trouxe os atacantes Assisinho (ex-Fortaleza), Bill (ex-Coritiba) e Tadeu (ex-Palmeiras). No meio-campo, o destaque ficou para a chegada do experiente Souza, com passagens por Grêmio e São Paulo. O volante Michel e o zagueiro Anderson deixaram Vitória e Fluminense, respectivamente, e retornaram a Porangabuçu.
Somados aos jogadores que já estavam no elenco, os novos reforços oferecem a Sérgio Soares uma série de variações táticas. O time que vem treinando mantém o esqueleto de três atacantes que disputou a Série B do ano passado, mas a chegada de Michel acena para uma formação menos ofensiva.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas semifinais pelo ASA.
TIME BASE: Luís Carlos; Samuel Xavier, Anderson, Sandro, Vicente; João Marcos (Michel), Rogerinho (Souza), Ricardinho; Assisinho, Magno Alves e Bill (Tadeu). Técnico: Sérgio Soares.
FIQUE DE OLHO: Assisinho (Atacante)
Potiguar de Mossoró
Se o peso da estreia pode cair sobre alguém nesta Copa do Nordeste, será sobre o Potiguar de Mossoró. O Time Macho é o mandante do jogo de abertura e recebe o Treze no Nogueirão. A pré-temporada do atual campeão potiguar foi conturbada: o técnico Arnaldo Lira, que participou ativamente da montagem do elenco, foi demitido precocemente por conta de uma discussão com a diretoria. Com isso, Flávio Barros assumiu às pressas o comando da equipe.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Ramon; Tiago Granja, Werverson, Paulo Paraíba (Genílson) e Thiago Baroni; Alexandre, Rogério, Berg e Rayllan; Fabinho e Índio (Vavá). Técnico: Sandro Rocha.
FIQUE DE OLHO: Índio (Atacante)
Treze
A contratação do técnico 'Bigode Grosso' Leandro Campos, vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA, deu a dica: o Treze não gostou de ver seu rival Campinense levantar o troféu e pretende vir forte. Na última temporada, o Galo da Borborema viu suas chances de subida à Série B escorrerem na partida derradeira, diante do Vila Nova-GO. Agora, vem a chance de já começar o ano em alta. Para a estreia, diante do Potiguar, o treinador não poderá contar com nomes como Giancarlo e Chiquinho Baiano, que estão sem condições físicas.
Outras figurinhas carimbadas da última Copa do Nordeste integram o elenco trezeano. Clébson, que se destacou na equipe do Salgueiro, participa da armação de jogadas. Na frente, o atacante Jaílson, que marcou, pelo Fortaleza, o gol considerado o mais bonito da competição, é promessa de emoções. Outro jogador conhecido do torcedor brasileiro é o lateral Eduardo Arroz, vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 2008.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Gilson, Eduardo Arroz, Negretti, Douglas e Téssio; Escobar, Leanderson, Clébson e Davi Ceará; Romário (Giancarlo) e Jaílson. Técnico: Leandro Campos.
FIQUE DE OLHO: Clébson (Meia)
Grupo D
Botafogo-PB
Abram alas para o campeão da Série D. Empurrado pela torcida apaixonada, o Belo encerrou a temporada de 2013 no melhor momento de sua história e conquistou o primeiro título nacional do futebol paraibano, despachando o Juventude na final. Para isso, a diretoria apostou em algo incomum em equipes que disputam divisões inferiores do futebol brasileiro: trabalho a longo prazo e manutenção da base. O técnico Marcelo Vilar teve tempo para trabalhar, e o resultado foi uma temporada histórica.
Na preparação para a Copa do Nordeste deste ano, o campeão paraibano teve bom desempenho e chegou a derrotar o forte América-RN em amistoso. Para surpreender, o Belo conta com velhos nomes conhecidos dos torcedores brasileiros: o argentino Frontini, que teve passagens por clubes como o Boavista, o Volta Redonda e o Vila Nova-GO, e o meia Lenílson, que se destacou jogando pelo São Paulo.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Remerson,Ferreira,Magno Alves,André Lima e Celico;Zaqueu,Pio,Hércules e Lenílson; Frontini e Rafael Aidar (Warley). Técnico: Marcelo Vilar.
FIQUE DE OLHO: Lenílson (Meia).
Guarany de Sobral
Apesar da ausência de títulos, o ano de 2013 ficará marcado na cabeça do torcedor sobralense. O Guarasol chegou a duas finais em três competições disputadas. No Campeonato Cearense, caiu diante do poderoso Ceará; na Taça Fares Lopes, perdeu para o Barbalha. O único desempenho decepcionante se deu na Série D do Brasileiro, em que o Rubro-Negro sequer passou da primeira fase.
Em sua primeira Copa do Nordeste, o Guarany deu o azar de cair no grupo que é considerado o mais difícil. Mesmo assim, a façanha de ter deixado o gigante Fortaleza fora do torneio não pode ser desconsiderada. O Cacique do Vale aposta na experiência de atletas como Júnior Cearense e Márcio Tarrafas para tentar surpreender.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Eliardo; Ivonaldo, Joílson, Juliano e Zeca; Rodrigo Victor, Zé Augusto, Santos (Júnior Cearense) e Márcio Tarrafas; Thiago Furlan e Adriano. Técnico: Vladimir de Jesus.
FIQUE DE OLHO: Márcio Tarrafas (Meia)
Náutico
Depois de uma temporada decepcionante, o Náutico começa o ano como uma incógnita. No comando do Timbu, Marcelo Martelotte deu lugar ao gaúcho Lisca, que subiu com o Juventude para a Série C. Boa parte do elenco foi renovado. Mais de uma dezena de jogadores novos chegaram - a maior parte, do sul do Brasil, originando uma verdadeira invasão gaúcha.
Entre os jogadores mais famosos que saíram do Náutico, estão o goleiro Ricardo Berna e o atacante Maikon Leite. Por outro lado, o reforço mais conhecido é o volante Rodrigo Possebom, que tem passagem pelo Manchester United. Vibrante, Lisca promete ser a grande atração do Alvirrubro no ano.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Gideão; João Ananias, William Alves, Romário Leiria e Gerley; Rodrigo Possebon, Elicarlos, Dê, Zé Mário e Túlio; Roberson. Técnico: Lisca.
FIQUE DE OLHO: Lisca (Técnico)
Sport
O acesso à Série A deu boas expectativas para a torcida do Sport nesta temporada. Mesmo com a perda de Marcos Aurélio, principal jogador do ano passado, o time de Geninho é considerado um dos favoritos à classificação nesta Copa do Nordeste. A grande dúvida fica mesmo no ataque, já que Neto Baiano não tem condições físicas de jogo. Com isso, a dupla de frente deve, inicialmente, ser formada por Felipe Azevedo e Sandrinho.
A grande novidade fica por conta da volta de Durval, capitão do título da Copa do Brasil de 2009. Quando entrar em forma, o Xerifão deve compôr dupla de zaga com o paraguaio Enrique Meza, contratado recentemente junto ao Olímpia-PAR.Ananias, ex-Portuguesa e Palmeiras, também é uma das atrações.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Campinense.
TIME BASE: Magrão; Patric, Oswaldo (Durval), Ferron (Meza) e Marcelo Cordeiro; Rodrigo Mancha, Ronaldo, Rithely (Ananias) e Ailton; Felipe Azevedo e Sandrinho. Técnico: Geninho.
FIQUE DE OLHO: Durval (Zagueiro).
Entre os times grandes, a principal ausência é o Fortaleza. O Leão do Pici decepcionou no Cearense e viu o Guarany de Sobral roubar sua vaga. O Ceará, campeão estadual, é o outro representante. No Rio Grande do Norte, o ABC também ficou de fora e cedeu sua vaga ao Potiguar de Mossoró, que se junta ao América-RN. Na Bahia, além dos gigantes Vitória e Bahia, o caçula Vitória da Conquista aparece como principal incógnita. Em Pernambuco, disputam os três grandes: Náutico, Sport e Santa Cruz.
O futebol paraibano terá o desfalque do Campinense, campeão em exercício, que não conseguiu se classificar. Treze e Botafogo-PB representarão o estado. Em Sergipe, Confiança e Sergipe se degladiam no mesmo grupo; Alagoas marcará presença sob os escudos de CSA e CRB.
Grupo A
América-RN
A última temporada foi turbulenta para o Mecão. Tendo efetivado o interino Leandro Sena na reta final da Série B, o clube só conseguiu afastar de vez a ameaça do rebaixamento nas últimas rodadas da competição. Para a montagem do elenco deste ano, o América-RN apostou na contratação de jogadores jovens. Cinco vieram do São Paulo, devido a uma parceria com as categorias de base do Tricolor paulista: Arthur Henrique, Dener, Rafinha, Alfredo e Régis. Quem retornou foi o atacante Isac, que saiu do Alvirrubro rumo à China em 2012, quando foi vice-artilheiro da Série B. Para o torcedor, a grande frustração foi a saída de Norberto, um dos principais destaques da última temporada. Depois de muita especulação, o lateral acabou fechando com o Coritiba e já deixou o Mecão.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos
TIME BASE: Andrey; Chiquinho Gaúcho, Cléber, Édson Rocha e Raí; Márcio Passos, Fabinho, Dener e Régis (Pedrinho); Adriano Pardal e Max. Técnico: Leandro Sena.
FIQUE DE OLHO: Régis (Meia)
Confiança-SE
Sob a batuta do maestro Geraldo, que retornou ao clube que o revelou para o mundo aos 39 anos, o Confiança faz jus ao nome e vem com tudo para a Copa do Nordeste. Na frente, a promessa de gols é o atacante Leandro Kivel, o "Inkível", que foi artilheiro do último Campeonato Sergipano pelo River Plate-SE e, no segundo semestre, comandou a linha de frente do Sampaio Corrêa na Série C.
Na semana de preparação, o Dragão teve um duro teste diante do Sport, em um amistoso preparatório. O Confiança saiu com um empate em 1 a 1, com um gol de falta do meia Altemir e a equipe de Givanildo Sales se postou bem em campo.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos
TIME BASE: Jefferson; João Carlos, Bira, Vinicius, Raulino; Pedrinho, Wallace Sergipano, Marcelinho, Geraldo; Leandro Kível e Philco. Técnico: Givanildo Sales.
FIQUE DE OLHO: Leandro Kível (Atacante)
Sergipe
O outro representante sergipano na Copa do Nordeste também está no grupo A, e dele sai o primeiro clássico da competição. O Club Sportivo Sergipe, que foi campeão estadual em 2013, teve sua preparação prejudicada por conta da situação ruim do gramado do estádio Governador Valadares, na cidade de Maruim. Mesmo assim, a equipe do técnico Vinícius Saldanha teve 35 dias para trabalhar e promete vir forte para a competição. No último amistoso, o Colorado saiu com uma vitória de 4 a 0 em cima do Cruzeiro de Poço Verde.
O destaque do Colorado fica por conta do recém-chegado Bruno Iotti, que foi campeão estadual em 2012 pelo Itabaiana e jogou a última Série B pelo Bragantino.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Juninho; Magno, Fernando Belém, Cláudio Baiano e Rômulo; Rodrigo, Rafael, Edinho e Cloves (Bruno Iotti); Bruno Gaúcho e João Paulo. Técnico: Vinícius Saldanha.
FIQUE DE OLHO: Cloves (Meia)
Vitória
Maior campeão da Copa do Nordeste, com 5 títulos, o Vitória desponta como um dos grandes favoritos a conquistar a competição. Ney Franco conseguiu conduzir o Leão a um histórico sexto lugar na Série A do último ano. Agora, a perspectiva é de manter a forma e alçar voos ainda mais altos. Na montagem do elenco, a grande perda foi o atacante Maxi Biancucchi, que não chegou a um acordo financeiro e deixou o Barradão rumo ao rival Bahia. Por outro lado, Escudero foi adquirido em defitinivo e permanece intocável no onze titular.
Com a saída de Victor Ramos e Kadu, o clube deve ter uma zaga totalmente renovada. Para suprir as ausências, Lucas Zen veio do Botafogo e Dão, da Chapecoense. Juan, que chegou a atuar bem no meio-campo em certas oportunidades, deve ser efetivado no setor.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Ceará
TIME BASE: Wilson; Ayrton, Lucas Zen, Dão, Mansur; Cáceres, Juan, Escudero; Marquinhos, William Henrique e Dinei (Pedro Oldoni). Técnico: Ney Franco.
FIQUE DE OLHO: Escudero (Meia)
Grupo B
Bahia
Recheado de novidades oriundas do mercado sul-americano, o Bahia deve ter elenco renovado para disputar a próxima temporada. O clube anunciou as contratações dos irmãos argentinos Emanuel e Maxi Biancucchi e do volante paraguaio Wilson Pittoni, vice-campeão da Libertadores da América pelo Olímpia-PAR. O técnico Marquinhos Santos, contratado depois do término do Brasileirão de 2013, deve promover uma série de mudanças em relação à equipe de Cristóvão Borges, que lutou contra o rebaixamento durante boa parte do ano.
A saída de Fernandão deixou um vácuo no ataque, e pode fazer com que o treinador escale a equipe sem um homem de referência. Desta forma, o ataque deve ser composto por dois novatos: Maxi e Rhayner, que veio do Fluminense. Rafinha, que chegou do Flamengo, também é opção de frente.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na primeira fase.
TIME BASE: Marcelo Lomba; Raul, Titi, Lucas Fonseca, Rafael Galhardo; Rafael Miranda (Pittoni), Diego Filipe, Anderson Talisca e Branquinho; Rhayner (Rafinha) e Hugo (Maxi Biancucchi). Técnico: Marquinhos Santos.
FIQUE DE OLHO: Maxi (Atacante).
CSA
O Azulão do Mutange investiu pesado na Copa do Nordeste. E, para disputar a competição, nada melhor que reforços que conhecem o caminho das pedras. O CSA contratou Oliveira Canindé, técnico campeão da competição pelo Campinense. Com ele, desembarcaram na capital alagoana outros três ex-atletas da Raposa: o goleiro Pantera, o zagueiro Roberto Dias e o meia Jéferson Maranhense.
Apesar da preparação, a pré-temporada do CSA começou vacilante. O clube teve um baixo aproveitamento nos amistosos que realizou, e empatou com o Treze no último compromisso antes da estreia na Copa do Nordeste. Com isso, a poucos dias do início do torneio, Canindé ainda procura a melhor linha de frente.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Pantera; Pedro Silva, Breno, Roberto Dias, Mineiro; Charles Vagner, Léo (Lucas), Daniel Costa (Diego Clementino), Jeferson Maranhense (Santos); Josimar (Anderson Ataíde) e Uederson (Alisson). Técnico: Oliveira Canindé.
FIQUE DE OLHO: Diego Clementino (Atacante)
Santa Cruz
O Santa se preocupou, sobretudo, em manter a base vencedora de 2013. A Cobra Coral pouco se mexeu no mercado de fim de ano e teve como foco as renovações dos atletas que fecharam a temporada com o inédito título da Série C. Na linha de frente, no entanto, o time terá cara nova e o excesso de opções promete dar dor de cabeça ao técnico Vica. Se perdeu André Dias por conta de uma grave lesão, o Santa correu e anunciou as contratações de Léo Gamalho, que foi vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA e estava no Ceará, e Cassiano, que disputou o Brasileirão pelo Criciúma. Além deles, Pingo veio do ABC e acirra a disputa. O amuleto Flávio Caça-Rato, de vínculo estendido, deve ser entrada certa no segundo tempo das partidas.
O principal desfalque do Santa Cruz para as rodadas iniciais virá das arquibancadas. Por conta de uma confusão envolvendo brigas de torcidas organizadas na partida contra o CRB, pela última Copa do Nordeste, o clube foi punido com a perda de mandos de campo e estreará longe do Arruda. Os primeiros três jogos deverão ser disputados no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Fortaleza.
TIME BASE: Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Everton Sena e Tiago Costa (Panda); Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan, Raul e Renatinho; Léo Gamalho (Caça-Rato). Técnico: Vica.
FIQUE DE OLHO: Léo Gamalho (Atacante)
Vitória da Conquista
O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista tem apenas oito anos de existência e já começou a surpreender. Principal incógnita da competição, o terceiro representante baiano pegou um grupo complicado em sua estreia na Copa do Nordeste. Mesmo assim, a ideia é não fazer feio. Para isso, o time aposta na base que conseguiu uma classificação histórica para a Série C de 2008.
Em seu elenco, conta com jogadores como Rafael Granja, Sílvio, Edmar e Carlinhos, que são importantes figuras na curta trajetória do Alviverde. O principal destaque é o atacante Tatu, que, em sua primeira passagem pelo clube, marcou impressionantes 35 gols em 45 jogos.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Augusto, Lorran, Jr Gaúcho, Silvio, Thiaguinho, Moisés,Edimar,Ramires,Rafael Granja; Tatu e Rafamar. Técnico: Evandro Guimarães.
FIQUE DE OLHO: Tatu (Atacante).
Grupo C
CRB
Se o rival CSA investiu especificamente na Copa do Nordeste, o CRB não ficou para trás. O atual campeão alagoano acabou por dispensar o atacante Schwenk, artilheiro da competição, e segue com ataque indefinido. O goleador Denílson, que foi artilheiro do Mundial Interclubes de 2009 pelo Pohang Steelers (Coréia do Sul) e atuou sob o comando de Luiz Felipe Scolari no Bunyodkor, do Uzbequistão, é presença certa na linha de frente. A seu lado, Jaílton é quem tem mais chances dentro do elenco. Outra dúvida no Galo da Pajuçara diz respeito ao camisa 10. Giovane e Léo lutam pela armação, com o técnico Roberval Davino pendendo pela escalação do primeiro.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos.
TIME BASE: Júlio César; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Filipe e João Victor; Bogé, Audálio, Johnnattan e Geovani; Jailton e Denilson. Técnico: Roberval Davino.
FIQUE DE OLHO: Denílson (Atacante)
Ceará
Bastante ofensivo, o time de Sérgio Soares bateu na trave e, na última rodada, falhou na missão de subir para a Série A do Brasileiro. Para este ano, o Ceará abriu os olhos e investiu pesado no mercado. Para suprir as saídas de Lulinha e Mota, o clube trouxe os atacantes Assisinho (ex-Fortaleza), Bill (ex-Coritiba) e Tadeu (ex-Palmeiras). No meio-campo, o destaque ficou para a chegada do experiente Souza, com passagens por Grêmio e São Paulo. O volante Michel e o zagueiro Anderson deixaram Vitória e Fluminense, respectivamente, e retornaram a Porangabuçu.
Somados aos jogadores que já estavam no elenco, os novos reforços oferecem a Sérgio Soares uma série de variações táticas. O time que vem treinando mantém o esqueleto de três atacantes que disputou a Série B do ano passado, mas a chegada de Michel acena para uma formação menos ofensiva.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas semifinais pelo ASA.
TIME BASE: Luís Carlos; Samuel Xavier, Anderson, Sandro, Vicente; João Marcos (Michel), Rogerinho (Souza), Ricardinho; Assisinho, Magno Alves e Bill (Tadeu). Técnico: Sérgio Soares.
FIQUE DE OLHO: Assisinho (Atacante)
Potiguar de Mossoró
Se o peso da estreia pode cair sobre alguém nesta Copa do Nordeste, será sobre o Potiguar de Mossoró. O Time Macho é o mandante do jogo de abertura e recebe o Treze no Nogueirão. A pré-temporada do atual campeão potiguar foi conturbada: o técnico Arnaldo Lira, que participou ativamente da montagem do elenco, foi demitido precocemente por conta de uma discussão com a diretoria. Com isso, Flávio Barros assumiu às pressas o comando da equipe.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Ramon; Tiago Granja, Werverson, Paulo Paraíba (Genílson) e Thiago Baroni; Alexandre, Rogério, Berg e Rayllan; Fabinho e Índio (Vavá). Técnico: Sandro Rocha.
FIQUE DE OLHO: Índio (Atacante)
Treze
A contratação do técnico 'Bigode Grosso' Leandro Campos, vice-campeão da última Copa do Nordeste pelo ASA, deu a dica: o Treze não gostou de ver seu rival Campinense levantar o troféu e pretende vir forte. Na última temporada, o Galo da Borborema viu suas chances de subida à Série B escorrerem na partida derradeira, diante do Vila Nova-GO. Agora, vem a chance de já começar o ano em alta. Para a estreia, diante do Potiguar, o treinador não poderá contar com nomes como Giancarlo e Chiquinho Baiano, que estão sem condições físicas.
Outras figurinhas carimbadas da última Copa do Nordeste integram o elenco trezeano. Clébson, que se destacou na equipe do Salgueiro, participa da armação de jogadas. Na frente, o atacante Jaílson, que marcou, pelo Fortaleza, o gol considerado o mais bonito da competição, é promessa de emoções. Outro jogador conhecido do torcedor brasileiro é o lateral Eduardo Arroz, vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 2008.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Gilson, Eduardo Arroz, Negretti, Douglas e Téssio; Escobar, Leanderson, Clébson e Davi Ceará; Romário (Giancarlo) e Jaílson. Técnico: Leandro Campos.
FIQUE DE OLHO: Clébson (Meia)
Grupo D
Botafogo-PB
Abram alas para o campeão da Série D. Empurrado pela torcida apaixonada, o Belo encerrou a temporada de 2013 no melhor momento de sua história e conquistou o primeiro título nacional do futebol paraibano, despachando o Juventude na final. Para isso, a diretoria apostou em algo incomum em equipes que disputam divisões inferiores do futebol brasileiro: trabalho a longo prazo e manutenção da base. O técnico Marcelo Vilar teve tempo para trabalhar, e o resultado foi uma temporada histórica.
Na preparação para a Copa do Nordeste deste ano, o campeão paraibano teve bom desempenho e chegou a derrotar o forte América-RN em amistoso. Para surpreender, o Belo conta com velhos nomes conhecidos dos torcedores brasileiros: o argentino Frontini, que teve passagens por clubes como o Boavista, o Volta Redonda e o Vila Nova-GO, e o meia Lenílson, que se destacou jogando pelo São Paulo.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Remerson,Ferreira,Magno Alves,André Lima e Celico;Zaqueu,Pio,Hércules e Lenílson; Frontini e Rafael Aidar (Warley). Técnico: Marcelo Vilar.
FIQUE DE OLHO: Lenílson (Meia).
Guarany de Sobral
Apesar da ausência de títulos, o ano de 2013 ficará marcado na cabeça do torcedor sobralense. O Guarasol chegou a duas finais em três competições disputadas. No Campeonato Cearense, caiu diante do poderoso Ceará; na Taça Fares Lopes, perdeu para o Barbalha. O único desempenho decepcionante se deu na Série D do Brasileiro, em que o Rubro-Negro sequer passou da primeira fase.
Em sua primeira Copa do Nordeste, o Guarany deu o azar de cair no grupo que é considerado o mais difícil. Mesmo assim, a façanha de ter deixado o gigante Fortaleza fora do torneio não pode ser desconsiderada. O Cacique do Vale aposta na experiência de atletas como Júnior Cearense e Márcio Tarrafas para tentar surpreender.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Eliardo; Ivonaldo, Joílson, Juliano e Zeca; Rodrigo Victor, Zé Augusto, Santos (Júnior Cearense) e Márcio Tarrafas; Thiago Furlan e Adriano. Técnico: Vladimir de Jesus.
FIQUE DE OLHO: Márcio Tarrafas (Meia)
Náutico
Depois de uma temporada decepcionante, o Náutico começa o ano como uma incógnita. No comando do Timbu, Marcelo Martelotte deu lugar ao gaúcho Lisca, que subiu com o Juventude para a Série C. Boa parte do elenco foi renovado. Mais de uma dezena de jogadores novos chegaram - a maior parte, do sul do Brasil, originando uma verdadeira invasão gaúcha.
Entre os jogadores mais famosos que saíram do Náutico, estão o goleiro Ricardo Berna e o atacante Maikon Leite. Por outro lado, o reforço mais conhecido é o volante Rodrigo Possebom, que tem passagem pelo Manchester United. Vibrante, Lisca promete ser a grande atração do Alvirrubro no ano.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Não jogou.
TIME BASE: Gideão; João Ananias, William Alves, Romário Leiria e Gerley; Rodrigo Possebon, Elicarlos, Dê, Zé Mário e Túlio; Roberson. Técnico: Lisca.
FIQUE DE OLHO: Lisca (Técnico)
Sport
O acesso à Série A deu boas expectativas para a torcida do Sport nesta temporada. Mesmo com a perda de Marcos Aurélio, principal jogador do ano passado, o time de Geninho é considerado um dos favoritos à classificação nesta Copa do Nordeste. A grande dúvida fica mesmo no ataque, já que Neto Baiano não tem condições físicas de jogo. Com isso, a dupla de frente deve, inicialmente, ser formada por Felipe Azevedo e Sandrinho.
A grande novidade fica por conta da volta de Durval, capitão do título da Copa do Brasil de 2009. Quando entrar em forma, o Xerifão deve compôr dupla de zaga com o paraguaio Enrique Meza, contratado recentemente junto ao Olímpia-PAR.Ananias, ex-Portuguesa e Palmeiras, também é uma das atrações.
Desempenho na última Copa do Nordeste: Eliminado nas quartas-de-final pelo Campinense.
TIME BASE: Magrão; Patric, Oswaldo (Durval), Ferron (Meza) e Marcelo Cordeiro; Rodrigo Mancha, Ronaldo, Rithely (Ananias) e Ailton; Felipe Azevedo e Sandrinho. Técnico: Geninho.
FIQUE DE OLHO: Durval (Zagueiro).
Últimas Notícias
Arapiraca
VÍDEO. Casal é encontrado morto com mãos amarradas no bairro Primavera
Saúde
Sobe para 23 o número de mortos em grave acidente de ônibus na Serra da Barriga
Política
Governo de Alagoas cancela agendas oficiais em respeito às vítimas do acidente na Serra da Barriga
Política
Ministra da igualdade racial, Anielle Franco lamenta tragédia na Serra da Barriga e presta solidariedade às vítimas
Arapiraca
Tragédia na Serra da Barriga:: Ônibus teria perdido a força e caído de ré na ribanceira
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É