Seedorf anuncia que será treinador do Milan e se retira dos gramados

Por Vavel 14/01/2014 16h04
Por Vavel 14/01/2014 16h04
Seedorf anuncia que será treinador do Milan e se retira dos gramados
Agora técnico, Seedorf volta ao clube que defendeu durante dez anos - Foto: AFP
Em entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira (13), o holandês Clarence Seedorf confirmou que deixará o Botafogo e será o novo treinador do Milan.

Confirmando especulações dos principais jornais italianos, Seedorf, de 37 anos, não garantiu quando assume o clube, mas deve chegar ao rossonero, clube pelo qual jogou dez temporadas, na próxima quinta-feira. A expectativa é que o novo treinador já estará no banco de reservas da equipe na partida contra o Hellas, no fim de semana, pela 20ª rodada da Serie A.

Com a decisão, o holandês se despede oficialmente dos gramados. Seu atual contrato com o Botafogo previa que, em caso de aposentadoria como jogadr, não haveria multa rescisória.

"Vou parar de jogar futebol depois de 22 anos. Foi uma noite difícil, mas estou satisfeito com o que fiz na minha carreira, no que fiz com o Botafogo. Objetivo de voltar a sonhar, a entrar na Livertadores após 17 anos. Minha felicidade de poder ter deixado também em campo resultados importantes. Carioca foi um começo. Não acabou mal. Conseguimos a vaga na Libertadores. Todos aqui merecem", afirmou o holandês.

Seedorf é, há meses, especulado para o cargo de treinador rossonero. Ontem, o clube demitiu o ex-técnico Massimiliano Allegri, após uma série de resultados ruins, que deixam o Milan apenas na 11ª colocação do campeonato italiano.

Em entrevista ontem ao jornal Gazzetta dello Sport, Deborah Martin, agente de Seedorf, falou sobre a possibilidade do holandês comandar o Milan. "Gostaria também que Seedorf agora tem todas as credenciais para ser treinador, e que teve todos os passos necessários na Holanda e no Brasil", completou.

Aos 37 anos anos, Seedorf chegou ao Botafogo na metade de 2012, e conquistou o Campeonato Carioca de 2013. O holandês ficou famoso por suas conquistas em Ajax, Real Madrid e principalmente pelo próprio Milan. Atuou também nos italianos Sampdoria e Internazionale. Seedorf é, até hoje, o único atleta a conquistar a Uefa Champions League por três equipes diferentes.

O Milan entra em campo amanhã, contra o Spezia, pela Coppa Italia, e será comandando pelo interino Mauro Tassotti. Se tudo correr como o planejado pela equipe de Milão, Seedorf deve ser apresentado na próxima quinta-feira.