Como funciona a Bola de Ouro FIFA

Por Fifa 11/01/2014 10h10
Por Fifa 11/01/2014 10h10
Como funciona a Bola de Ouro FIFA
Foto: Getty Images
A Bola de Ouro FIFA condecora o melhor jogador do ano. Até aí, tudo é claro e evidente. Frequentemente, porém, uma série de questões volta à tona: quem vota, quem define os indicados, quando os resultados são anunciados... A seguir, o FIFA.com destaca as dúvidas mais comuns para explicar como funciona a premiação.

Quem elabora a lista de 23 jogadores indicados à Bola de Ouro FIFA e as listas para Jogadora do Ano e Treinador do Ano no futebol masculino e feminino?
A lista para o Ballon d'Or, divulgada geralmente em outubro, é preparada pelos membros do Comitê de Futebol da FIFA e por uma comissão especializada da France Football. A relação das dez candidatas ao prêmio de Jogadora do Ano da FIFA é definida pelo Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo Feminina da FIFA juntamente com um painel de especialistas da France Football. Esse mesmo grupo determina também uma lista de dez nomes para os prêmios de Treinador do Ano da FIFA no futebol masculino e no futebol feminino. Por fim, os dez gols selecionados para o Prêmio Puskás da FIFA são escolhidos por uma equipe especializada do Comitê de Futebol da FIFA.

Em seguida, quem vota?
Para os prêmios de melhor jogador, jogadora e treinadores, votam os técnicos das seleções, seus respectivos capitães e jornalistas especializados de cada federação afiliada, que são nomeados pela France Football e pela FIFA. Esses votos, que têm peso equivalente no resultado final (33,33%), são contabilizados por um sistema eletrônico controlado por um oficial de justiça.

Até quando é possível votar?
Uma vez definidos os indicados, técnicos, capitães e jornalistas recebem um prazo para votar. Como, este ano, o número de votos contabilizados até a data limite (15 de novembro) era muito baixo para ser considerado representativo, a FIFA e a France Football decidiram prolongar esse prazo em duas semanas (29 de novembro).

Como se garante que os resultados não sejam revelados antecipadamente?
A FIFA e a France Football encarregaram a empresa PricewaterhouseCoopers (PwC), uma observadora independente, de supervisionar e monitorar os procedimentos de cada prêmio. Após a devida contabilização dos votos, a PWC mantém os resultados sob sigilo até a cerimônia da Bola de Ouro FIFA.

Como funciona a votação para o Prêmio Puskás da FIFA?
A escolha do vencedor do Prêmio Puskás cabe aos usuários do FIFA.com e do Francefootball.fr. Em um primeiro momento, a votação é feita a partir de uma lista de dez indicados, até uma data pré-determinada (nesta edição, 9 de dezembro de 2013), quando os votos param de ser contabilizados e os três gols mais votados continuam na disputa. Em seguida, uma nova votação com os três gols finalistas é aberta aos usuários, mas os votos recebidos na primeira etapa continuam valendo.

E a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, como é determinada?
Cada membro da FIFpro (são cerca de 52 mil associados) está livre para votar em qualquer jogador profissional em atividade, para formar sua seleção ideal, em formato 4-3-3. Em seguida, os votos são contabilizados pela FIFpro para definir a Seleção Mundial da FIFA/FIFpro, que é revelada no dia da cerimônia da Bola de Ouro FIFA.

Como são escolhidos o Prêmio Presidencial e o Prêmio Fair Play?
O Prêmio Presidencial é determinado pelo próprio Presidente da FIFA. Já o Prêmio Fair Play é escolhido pelo Comitê de Fair Play e Responsabilidade Social da FIFA a partir de sugestões de diferentes confederações.