3°BPM realiza formatura da 4° turma do Projeto Pelotão Mirim

Por Da Redação com Assessoria do 3º BPM 13/12/2013 10h10
Por Da Redação com Assessoria do 3º BPM 13/12/2013 10h10
3°BPM realiza formatura da 4° turma do Projeto Pelotão Mirim
Policiais mirins fazem parte da 4ª Turma do Projeto Pelotão Mirim - Foto: Assessoria 3º BPM
O 3º Batalhão de Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira (12) a Formatura dos jovens que compõem o Projeto Pelotão Mirim. A turma deste ano contou com 33 crianças das Escolas Crispiniano Ferreira de Brito, localizada no bairro Cacimbas, e Djalma Mateus Santana, no bairro Primavera.

O evento iniciou às 17h e foi realizado no auditório do Cineteatro do Planetário Municipal de Arapiraca, no Lago da Perucaba. Aproximadamente 250 pessoas se fizeram presentes para parabenizar os jovens formandos.

A banda de música iniciou as atividades tocando o Hino Nacional. Logo em seguida, o aluno Dayvisson Nascimento, orador da turma, proferiu algumas palavras em agradecimento por todo aprendizado adquirido através do projeto. “O Pelotão mirim nos ensinou a sermos pessoas melhores. Agradeço de coração ao 3°BPM pela oportunidade”, disse o formando.

Na sequência, os três primeiros colocados da turma foram homenageados com a entrega de certificados. Destacaram-se os alunos: Crislayne Nunes Monteiro, em 1° Lugar; Janielly Vitória Lopes da Silva, em 2° Lugar; e Lucas Clark Medina, que ficou em 3° Lugar. Todos os demais alunos também foram homenageados em seguida, onde receberam uma placa.

A secretária de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto, patrona da turma e que representou a prefeita Célia Rocha (PTB) na solenidade, fez o uso da palavra e parabenizou toda a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto. “É uma honra podermos fazer algo pela humanidade. É muito gratificante ver estes alunos um horário na escola e outro no batalhão. Parabéns a todos vocês do 3°BPM e a toda a equipe da Secretaria de Educação”, disse a secretária.

Dando continuidade à solenidade, os formandos, sob a regência do cabo Ronnie Peterson, realizaram uma apresentação tocando diversas músicas utilizando a flauta. No final da apresentação, a aluna Crislayne Nunes Monteiro emocionou todos os presentes tocando a “9ª sinfonia de Bethoveen”, também conhecida como Hino à Alegria, e “brilha brilha estrelinha”, ambas com a utilização de um violino.

Antes do encerramento da formatura, os instrutores da turma fizeram mais uma homenagem e entregaram vários brinquedos a todos os formandos.

O comandante interino do 3º BPM, capitão Anaximandro, destacou que o projeto é de extrema importância, sobretudo para crianças que vivem em áreas de risco. “A Polícia Militar está contribuindo e mostrando para estas crianças e jovens, que eles serão grandes construtores de nossa sociedade”, disse o capitão Anaximandro.

O evento contou ainda com a participação do coordenador da Governadoria do Agreste, Francisco Azevedo; secretária de Governo da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, Heloísa Ferro Barbosa (paraninfa da turma); presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Arapiraca, Cláudia Lane; representante do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS), José Lopes da Silva; representante do Gabinete Municipal de Gestão Integrada Municipal (GGIM), João Paulo; além de outros convidados.

O PROJETO - O Projeto Pelotão Mirim, que tem à frente o 2º Tenente Johnatan, é uma iniciativa da Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é atender crianças na faixa etária de 10 a 14 anos, provenientes de famílias de baixa renda e em circunstâncias de necessidades especiais, no sentido de prevenir o envolvimento em ações delinquentes e torná-las cidadãs conscientes de seus direitos e deveres.

Dentre as atividades desenvolvidas dentro e fora das dependências do 3º BPM, os alunos tiveram aulas de música com partituras, ordem unida, educação física, aulas de reforço, atividades esportivas e de lazer, orientação sobre drogas e comportamento, além de participarem de diversos eventos públicos e sociais.