3.500 jovens de baixa renda recebem certificado do Pronatec

Por Redação com assessoria 07/12/2013 11h11
Por Redação com assessoria 07/12/2013 11h11
3.500 jovens de baixa renda recebem certificado do Pronatec
Foto: Assessoria
Na tarde desta sexta-feira (6), no Ginásio Poliesportivo João Paulo II em Arapiraca, foi realizada a solenidade de formatura de 3.500 jovens que concluíram o ensino no Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec).

A cerimônia contou com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), senador Fernando Collor de Mello (PTB) e presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Wilton Malta; presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; do vice-governador José Thomaz Nonô (DEM); a prefeita de Arapiraca Célia Rocha, a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Telma Ribeiro; prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio (PSD), prefeitas de Campo Alegre, Pauline Pereira, e de Major Izidoro, Santana Mariano, além do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) e secretários municipais e convidados.

Na abertura do evento, o público acompanhou os hinos do Brasil e de Arapiraca com a cantora Cláudia e apresentação das crianças do Coral Pontes de Miranda, da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda.

Representando a presidenta Dilma Rousseff, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, disse que no Brasil estão inscritos mais de cinco milhões de jovens no programa, em mais de três mil municípios.

O aluno Natanael Quirino dos Santos representou os formandos agradecendo o incentivo dos pais e professores. "Sei que estamos preparados para enfrentarmos os desafios no mercado de trabalho", afirmou o jovem.

O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, falou da competição crescente do mercado de trabalho e a necessidade de mão de obra qualificada.
"A educação oportuniza uma condição de igualdade para que os jovens possam ampliar seus conhecimentos e ocupar seus espaços na sociedade competitiva", observou.

O senador Collor parabenizou os formandos e lembrou que durante os anos de 2009 e 2010 participou de uma série de discussões sobre a necessidade de implantar no Brasil uma política de ensino que possibilitasse aos jovens educação técnica de qualidade.

Já o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, também fez questão de parabenizar a todos os formandos, reforçando que o governo federal tem priorizado a educação profissionalizante, como forma de desenvolver ainda mais o Brasil.

"Daqui a pouco mais de três anos, Alagoas vai completar 200 anos de sua emancipação, e queremos melhorar os indicadores sociais para que possamos olher o futuro com novos horizontes", disse Renan.

No encerramento da solenidade, a gerente do Restaurante Divino Fogão, Maria das Dores Barbosa, assinou a carteira de trabalho da jovem Maria Adriele, que garantiu o seu primeiro emprego após a formação no Pronatec em Arapiraca.