França vence Ucrânia e se classifica para a Copa 2014

Por FIFA 20/11/2013 00h12
Por FIFA 20/11/2013 00h12
França vence Ucrânia e se classifica para a Copa 2014
Foto: AFP
A França deu uma senhora resposta no Stade de France. Criticados e extremamente pressionados depois da derrota no jogo de ida, os Bleus não deram a menor chance para a Ucrânia nesta terça-feira e conseguiu uma grande virada.

Com uma postura completamente diferente, agressiva, sufocando seu adversário desde o primeiro minuto de jogo, a seleção francesa venceu por 3 a 0 e deixou o Stade de France em polvorosa para assegurar, na última hora possível, sua vaga na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Eles se juntam a Croácia, Grécia e Portugal como os classificados na fase de playoffs das eliminatórias europeias.

Uma das novidades na escalação de Didier Deschamps, o lateral direito Mamadou Sakho marcou o primeiro aos 22 minutos, completando na grande área após sobra no jogo aéreo. O centroavante Karim Benzema fez o segundo logo aos 34 minutos, dando ao seu time o conforto de ao menos ter descontado o placar do jogo de ida ainda na etapa inicial.

No segundo tempo, o abafa ficou ainda maior depois da expulsão do zagueiro Yevhen Khacheridi, que fez falta dura em Franck Ribéry – uma ameaça constante em campo –, recebendo o segundo cartão amarelo. Conseguindo combinar paciência e intensidade, a França anotou o terceiro aos 72 minutos. Foi um gol contra de Oleg Gusev, na pequena área, tentando cortar um chute cruzado de Ribéry. Sakho, um herói improvável, estava logo atrás do ucraniano, ajudando a pressionar o adversário.

Com os franceses garantidos, agora só falta o Uruguai despachar a Jordânia, nesta quarta-feira, para que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 tenha todos os campeões mundiais reunidos na disputa.

Confirmação
Em Bucareste, depois de construir uma boa vantagem no jogo de ida, a Grécia confirmou sua vaga, ao segurar um empate por 1 a 1 com a Romênia, fora de casa. Destaque da primeira partida, tendo anotado dois gols, o atacante Konstantinos Mitroglou, do Olympiakos, fez mais um no confronto, abrindo o placar aos 23 minutos, complicando de vez a equipe romena, se tornando um pesadelo para os defensores adversários.

A equipe anfitriã ainda conseguiu o empate, graças a um gol contra de Vasileios Torosidis aos 55 minutos, mas não teve forças para tocar uma reação na segunda etapa. Eram necessários mais dois gols para, ao menos, forçar a prorrogação contra os comandados do português Fernando Santos. Esta será a terceira participação da seleção helênica no Mundial, e a segunda consecutiva, depois de ter participado dos Estados Unidos 1994 e da África do Sul 2010.

Mandzukic, aliviado
Em situação menos confortável quando do apito inicial, os croatas enfim se desvencilharam da aguerrida equipe nórdica, que sonhava com sua primeira participação em um Mundial. Antes de ser expulso, o artilheiro Mario Mandzukic deixou sua marca aos 27 minutos, completando cruzamento rasteiro, no segundo pau.

Mesmo com um homem a menos, o time da casa ampliou logo no início do segundo tempo, com o veterano Darijo Srna, companheiro de diversos brasileiros no Shakhtar Donetsk, clube da Ucrânia. Foi um gol que serviu como um balde de água fria para qualquer pretensão dos visitantes: 2 a 0 e a vaga encaminhada.