Com hat-trick de CR7, Portugal vence e se classifica para a Copa do Mundo

Por Vavel 20/11/2013 00h12
Por Vavel 20/11/2013 00h12
Com hat-trick de CR7, Portugal vence e se classifica para a Copa do Mundo
Foto: Vavel
Quando Suécia e Portugal foram sorteados para decidir uma vaga na Copa do Mundo de 2014 só se falou no confronto entre Zlatan Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo.

Na primeira partida, o português decidiu marcando o único gol da vitória lusa por 1 a 0. Nesta terça-feira (19), os dois brilharam, mas o camisa 7 de Portugal brilhou mais. A vitória por 3 a 2 dos lusos, em plena capital sueca, veio com três gols do atacante português e dois do camisa 10 sueco.

Com o resultado, Cristiano Ronaldo e companhia carimbam o tíquete para virem ao Brasil no próximo ano para a disputa da Copa do Mundo. Já Ibrahimovic e a seleção sueca ficam pelo caminho. A partida começou equilibrada, com um primeiro tempo abaixo do esperado, principalmente pela atuação apática dos donos da casa, que pouco assustaram o gol português.

Entretanto, os 45 minutos finais ficaram gravados na retina de todo amante do futebol. Desesperada atrás do gol, a Suécia se lançou ao ataque e abriu espaços para Portugal.

Com menos de cinco minutos, Cristiano Ronaldo abriu o marcador e parecia ter garantido a vaga portuguesa para a Copa. Entretanto, em duas jogadas de bola parada, Zlatan Ibrahimovic anotou dois gols em menos de três minutos e colocou fogo na partida.

Com a torcida incendiada e com moral pela virada, a Suécia partiu ainda mais para o ataque atrás do gol que classificaria a equipe nórdica. Mas Cristiano Ronaldo estava em uma noite inspirada e, em dois ataques consecutivos, marcou dois belos gols no contragolpe e selou a vitória e a classificação de Portugal.

Primeiro tempo é equilibrado

Apesar de precisar buscar o resultado, pois havia perdido a primeira partida por 1 a 0, a Suécia começou o jogo de maneira apática, com pouca movimentação e pouco ameaçou a meta de Rui Patrício durante os quinze minutos iniciais. Ao contrário do esperado, quem quase abriu o placar foi Portugal. João Moutinho cobrou falta para a grande área, Bruno Alves subiu sozinho na marca do pênalti e obrigou Isaksson a fazer linda defesa.

O susto acordou um pouco os suecos, que passaram a se movimentar e pressionar mais. Entretanto, a falta de qualidade técnica dos homens de frente – exceto Ibrahimovic – e a falta de pontaria da equipe prejudicaram a equipe na primeira etapa. Menos de um minuto depois da cabeçada de Bruno Alves, a Suécia respondeu com Olsson, que fintou Nani e bateu a direita do gol português. A resposta lusa veio com o craque Cristiano Ronaldo, que aproveitou cruzamento de João Pereira e subiu mais alto que todo mundo para desviar a bola por cima, muito perto da meta de Isaksson.

Aos 38 minutos, uma polêmica tomou conta da partida. Elmander recebeu entrada de Pepe e ficou caído no gramado, mas Howard Webb mandou a partida seguir. Com o seu atacante caído, os jogadores suecos pediram para os portugueses colocarem a bola para fora, mas o pedido foi negado e Portugal quase abriu o placar. Após cruzamento de Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida subiu sozinho na pequena área e cabeceou para fora. A jogada gerou muitas reclamações dos donos da casa e gerou um princípio de confusão que esquentou o final do primeiro tempo. No minuto final, Ibrahimovic apareceu com qualidade pela primeira vez e, após cobrança de escanteio, quase marcou, mas o zero não saiu do placar durantes os primeiros 45 minutos.

Cristiano Ronaldo marca três e coloca Portugal na Copa

Tendo apenas 45 minutos para marcar um gol e forçar a prorrogação ou anotar dois e se classificar, a Suécia voltou para a segunda etapa se lançando para o ataque e pressionando os adversários desde o primeiro segundo e quase abriu o placar. Ibrahimovic ganhou a jogada pela direita, levou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Larsson, que desviou para o gol, mas Rui Patrício fez uma linda defesa.

A postura desesperada dos suecos abria espaços para o contra-ataque português e foi nele que os visitantes abriram o placar. João Moutinho fez linda enfiada de bola para Cristiano Ronaldo, que ganhou da marcação na velocidade e, cara a cara com Isaksson, não perdoou. O gol português obrigava a Suécia a marcar três gols para se classificar e eliminava a possibilidade de prorrogação.

Ainda mais desesperados, os suecos partiram com tudo para cima de Portugal e começou a brilhar a estrela de Zlatan Ibrahimovic. Aos 22 minutos, Källstrom cruzou escanteio para a grande área, o craque sueco foi agarrado por Bruno Alves, mas mesmo assim conseguiu subir e cabecear para o fundo do gol, empatando o marcador. No minuto seguinte, o camisa 10 cobrou falta da entrada da área e virou o marcador, colocando fogo na partida.

Mas se a Suécia tem Ibrahimovic, Portugal tem Cristiano Ronaldo. Aos 31 minutos, Hugo Almeida lançou o camisa 7 pela esquerda, que invadiu a grande área e bateu cruzado, sem nenhuma chance para Isaksson defender, empatando o marcador outra vez. No minuto seguinte foi a vez de João Moutinho, outra vez, achar o craque dentro da grande área. Com a frieza de um possível melhor do mundo nesta temporada, Ronaldo dominou, driblou o goleiro sueco e marcou seu terceiro gol na partida, definindo o marcador e colocando Portugal na Copa do Mundo de 2014.