Black Friday se prepara para apagar imagem de ‘Black Fraude’
A maquiagem de descontos feita por algumas empresas na Black Friday em 2012 fez a frase "o dobro pela metade do preço" ficar marcada na memória de muitos consumidores. Reclamações e piadas pipocaram na internet e varejistas foram notificados por órgãos de defesa do consumidor.
Apesar da imagem de "Black Fraude", o dia de megapromoções - cópia da tradição norte-americana - pegou no Brasil. Para 2013, alguns varejistas prometem descontos de até 80% na sexta-feira 29 de novembro. Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Pinion com mais de duas mil pessoas, a maior parte dos consumidores já conhece a Black Friday, mas nunca comprou na data (veja mais no gráfico). Além disso, a maioria (67%) participou somente de uma das edições. O evento ocorre desde 2010. Eletrônicos, como celulares e tablets, e eletrodomésticos estão no topo da lista de desejos. Metade dos compradores quer adiantar as compras de Natal.
Apesar da predisposição a gastar, a pesquisa mostra que a maioria (56%) ainda não tem certeza se vai comprar na data. Neste ano, são esperadas 120 empresas participantes no site oficial da Black Friday e um faturamento de R$ 340 milhões - crescimento de 56% ante os R$ 217 milhões faturados em 2012, segundo a ClearSale.
Black Friday 2013
Um levantamento com mais de 2 mil consumidores, realizado em outubro pelo aplicativo Pinion - plataforma de pesquisas de opinião sobre consumo e marcas - mostrou que a maior parte dos entrevistados (66%) conhece a Black Friday. Mas a maioria dos consumidores nunca comprou no dia de promoções (70%).
Por qual motivo não comprou?
Nova imagem. Diferente dos anos anteriores, varejistas e fornecedores estão se preparando para a Black Friday com mais antecedência, na avaliação de Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no País. A preparação para a Black Friday começou com seis meses de antecedência na Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, por exemplo. A empresa espera que o site receba três vezes mais acessos no dia da promoção e promete descontos de até 70%. "É um caminhão de gente comprando" diz o CTO da Netshoes, Rodrigo Nasser. Para suportar o tráfego de dados e não prejudicar a experiência do consumidor, a empresa investiu na infraestrutura de servidores e na parceria com os fornecedores. "Nosso site não caiu na Black Friday em 2012", diz Nasser.
O consumidor também está mais atento. "Analisando as pesquisas feitas em sites como o Google, percebemos uma procura maior por termos relacionados à data e às ofertas", afirma Pedro Eugenio. Segundo a pesquisa da Pinion, 71% dos consumidores afirmam que procuram se informar com antecedência sobre os produtos que desejam comprar.
Apesar da imagem de "Black Fraude", o dia de megapromoções - cópia da tradição norte-americana - pegou no Brasil. Para 2013, alguns varejistas prometem descontos de até 80% na sexta-feira 29 de novembro. Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Pinion com mais de duas mil pessoas, a maior parte dos consumidores já conhece a Black Friday, mas nunca comprou na data (veja mais no gráfico). Além disso, a maioria (67%) participou somente de uma das edições. O evento ocorre desde 2010. Eletrônicos, como celulares e tablets, e eletrodomésticos estão no topo da lista de desejos. Metade dos compradores quer adiantar as compras de Natal.
Apesar da predisposição a gastar, a pesquisa mostra que a maioria (56%) ainda não tem certeza se vai comprar na data. Neste ano, são esperadas 120 empresas participantes no site oficial da Black Friday e um faturamento de R$ 340 milhões - crescimento de 56% ante os R$ 217 milhões faturados em 2012, segundo a ClearSale.
Black Friday 2013
Um levantamento com mais de 2 mil consumidores, realizado em outubro pelo aplicativo Pinion - plataforma de pesquisas de opinião sobre consumo e marcas - mostrou que a maior parte dos entrevistados (66%) conhece a Black Friday. Mas a maioria dos consumidores nunca comprou no dia de promoções (70%).
Por qual motivo não comprou?
PERFIL DOS PESQUISADOS. Sexo: homens - 56%, mulheres - 44%; classe social: A - 42%, B - 50%, C - 8%; faixa etária: 18 a 24 anos - 35%, 25 a 34 anos - 50%, 35 a 44 anos - 13%, 45 a 54 anos - 2%; dispositivos utilizados: Apple - 66%; Android - 34%. (FONTE: Pinion)
Nova imagem. Diferente dos anos anteriores, varejistas e fornecedores estão se preparando para a Black Friday com mais antecedência, na avaliação de Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no País. A preparação para a Black Friday começou com seis meses de antecedência na Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, por exemplo. A empresa espera que o site receba três vezes mais acessos no dia da promoção e promete descontos de até 70%. "É um caminhão de gente comprando" diz o CTO da Netshoes, Rodrigo Nasser. Para suportar o tráfego de dados e não prejudicar a experiência do consumidor, a empresa investiu na infraestrutura de servidores e na parceria com os fornecedores. "Nosso site não caiu na Black Friday em 2012", diz Nasser.
O consumidor também está mais atento. "Analisando as pesquisas feitas em sites como o Google, percebemos uma procura maior por termos relacionados à data e às ofertas", afirma Pedro Eugenio. Segundo a pesquisa da Pinion, 71% dos consumidores afirmam que procuram se informar com antecedência sobre os produtos que desejam comprar.
Últimas Notícias
Arapiraca
VÍDEO. Casal é encontrado morto com mãos amarradas no bairro Primavera
Saúde
Sobe para 23 o número de mortos em grave acidente de ônibus na Serra da Barriga
Política
Governo de Alagoas cancela agendas oficiais em respeito às vítimas do acidente na Serra da Barriga
Política
Ministra da igualdade racial, Anielle Franco lamenta tragédia na Serra da Barriga e presta solidariedade às vítimas
Arapiraca
Tragédia na Serra da Barriga:: Ônibus teria perdido a força e caído de ré na ribanceira
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É