Black Friday se prepara para apagar imagem de ‘Black Fraude’

Por Estadão 19/11/2013 14h02
Por Estadão 19/11/2013 14h02
Black Friday se prepara para apagar imagem de ‘Black Fraude’
Foto: André Noel/ Vida de Programador
A maquiagem de descontos feita por algumas empresas na Black Friday em 2012 fez a frase "o dobro pela metade do preço" ficar marcada na memória de muitos consumidores. Reclamações e piadas pipocaram na internet e varejistas foram notificados por órgãos de defesa do consumidor.

Apesar da imagem de "Black Fraude", o dia de megapromoções - cópia da tradição norte-americana - pegou no Brasil. Para 2013, alguns varejistas prometem descontos de até 80% na sexta-feira 29 de novembro. Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Pinion com mais de duas mil pessoas, a maior parte dos consumidores já conhece a Black Friday, mas nunca comprou na data (veja mais no gráfico). Além disso, a maioria (67%) participou somente de uma das edições. O evento ocorre desde 2010. Eletrônicos, como celulares e tablets, e eletrodomésticos estão no topo da lista de desejos. Metade dos compradores quer adiantar as compras de Natal.

Apesar da predisposição a gastar, a pesquisa mostra que a maioria (56%) ainda não tem certeza se vai comprar na data. Neste ano, são esperadas 120 empresas participantes no site oficial da Black Friday e um faturamento de R$ 340 milhões - crescimento de 56% ante os R$ 217 milhões faturados em 2012, segundo a ClearSale. 

Black Friday 2013

Um levantamento com mais de 2 mil consumidores, realizado em outubro pelo aplicativo Pinion - plataforma de pesquisas de opinião sobre consumo e marcas - mostrou que a maior parte dos entrevistados (66%) conhece a Black Friday. Mas a maioria dos consumidores nunca comprou no dia de promoções (70%).

Por qual motivo não comprou?


PERFIL DOS PESQUISADOS. Sexo: homens - 56%, mulheres - 44%; classe social: A - 42%, B - 50%, C - 8%; faixa etária: 18 a 24 anos - 35%, 25 a 34 anos - 50%, 35 a 44 anos - 13%, 45 a 54 anos - 2%; dispositivos utilizados: Apple - 66%; Android - 34%. (FONTE: Pinion)


Nova imagem. Diferente dos anos anteriores, varejistas e fornecedores estão se preparando para a Black Friday com mais antecedência, na avaliação de Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e idealizador da data no País. A preparação para a Black Friday começou com seis meses de antecedência na Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, por exemplo. A empresa espera que o site receba três vezes mais acessos no dia da promoção e promete descontos de até 70%. "É um caminhão de gente comprando" diz o CTO da Netshoes, Rodrigo Nasser. Para suportar o tráfego de dados e não prejudicar a experiência do consumidor, a empresa investiu na infraestrutura de servidores e na parceria com os fornecedores. "Nosso site não caiu na Black Friday em 2012", diz Nasser.

O consumidor também está mais atento. "Analisando as pesquisas feitas em sites como o Google, percebemos uma procura maior por termos relacionados à data e às ofertas", afirma Pedro Eugenio. Segundo a pesquisa da Pinion, 71% dos consumidores afirmam que procuram se informar com antecedência sobre os produtos que desejam comprar.