Seminário de Segurança Pública marca 31° aniversário do 3°BPM

Por Assessoria 25/10/2013 16h04
Por Assessoria 25/10/2013 16h04
Seminário de Segurança Pública marca 31° aniversário do 3°BPM
Foto: Assessoria
Diversas autoridades estaduais, municipais e judiciárias, empresários, estudantes universitários, gestores públicos e pessoas da comunidade prestigiaram nesta quinta-feira (24), em Arapiraca, o III Seminário de Segurança Pública, realizado pelo 3° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas em alusão ao aniversário de 31 anos da unidade.

O evento aconteceu no auditório do Planetário Municipal de Arapiraca e reuniu mais de 300 pessoas. Na oportunidade, o 3° Batalhão homenageou os policiais que mais se destacaram no ano de 2013 durante as ações desenvolvidas em toda região agreste de Alagoas. Foram homenageados também alguns empresários, cidadãos que dedicam suas vidas para somar cada vez mais a uma cidade que cresce, como Arapiraca vem crescendo e ganhando destaque nacional.

Após as homenagens, houve uma apresentação dos alunos do projeto “Pelotão Mirim”. Na ocasião, as crianças, sob a regência do cabo Ronnie Peterson, tocaram diversas músicas utilizando a flauta. No final da apresentação, a aluna Crislayne Nunes Monteiro emocionou todos os presentes tocando a “9ª sinfonia de Bethoveen”, também conhecida como Hino à Alegria, e “brilha brilha estrelinha”, ambas com a utilização de um violino.

Dando continuidade a solenidade, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançaram o selo personalizado em homenagem aos 31 anos do 3º BPM.

Para o tenente-coronel Wellington Bittencourt, comandante do 3°BPM, o lançamento do selo personalizado representa uma importância magna para a Polícia Militar. “Este selo foi um grande presente, foi uma forma de imortalizar o trabalho, de reconhecer a dedicação dos policiais militares do 3°BPM ao longo destes 31 anos”, disse o comandante da unidade.

Em seguida, antes do início do ciclo de palestras, a prefeita Célia Rocha fez o uso da palavra para parabenizar o 3° Batalhão pelos seus 31 anos, assim como todos os seus integrantes, e destacar o trabalho que vem sendo realizado pela unidade na cidade de Arapiraca.

A primeira palestra da noite foi ministrada pelo tenente-coronel Wellington Bittencourt, o qual abordou a temática da inteligência emocional nas ações de segurança pública e tendo como mediador o comandante de policiamento de área II (CPAI-II), tenente-coronel Wilson da Silva.

Em seguida, o Defensor Público André Chalub fez o uso da palavra para falar sobre a importância da integração dos poderes no combate à criminalidade. Os mediadores foram o juiz de direito, Giovanni Jatubá, e o subprocurador do Município, Hector Martins.

Encerrando o seminário, foram distribuídos os certificados de participação no evento e foi oferecido um coffee break, onde os participantes puderam discutir ideias sobre os temas debatidos.

Segundo o tenente-coronel Wellington Bittencourt, este III Seminário de Segurança Pública representa parte das ações que estão sendo realizadas pelo 3°BPM com o objetivo de agregar forças no combate a criminalidade. “Hoje nós buscamos, através deste evento, trazer a sociedade para perto da Polícia Militar para que juntos possamos melhorar cada vez mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido”, disse o comandante do 3°BPM.

Já o comandante-geral, coronel Dimas Barros, que esteve presente durante todo o evento, destacou a importância da data para a corporação e destacou os relevantes serviços prestados ao longo destes 31 anos de batalhas diárias no combate ao crime. “Este é um grande momento, um grande evento e nós estamos aqui comemorando os 31 anos do 3°Batalhão, uma unidade padrão da Polícia Militar. O comandante do 3° BPM se envolve e procura envolver todos os seus policiais com o trabalho da segurança pública aqui na região do agreste. Todos estão de parabéns!”, completou o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas.

Estiveram presentes também o tenente-coronel Filho, comandante do 7º GBM; o procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Geraldo Magela; o Presidente da OAB, subseção de Arapiraca, José Rogério Carvalho; e a Presidente da Câmara dos Vereadores de Arapiraca, Gilvânia Barros.