Resumo da rodada na Liga dos Campeões da Europa

Por Fifa 24/10/2013 09h09
Por Fifa 24/10/2013 09h09
Resumo da rodada na Liga dos Campeões da Europa
Foto: AFP
Real Madrid, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain igualaram o desempenho do Atlético de Madri e somaram a terceira vitória nas três primeiras rodadas da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, dando um passo enorme para as oitavas de final. Nesta movimentada quarta-feira de disputas nos gramados europeus, as redes balançaram nada menos que 27 vezes, numa média de 3,37 gols por jogo.

O jogo
Real Madrid 2 x 1 Juventus
Gols: Cristiano Ronaldo (4 e 28/1ºT) para o Real Madrid; Fernando Llorente (22/1ºT) para a Juventus

O Real Madrid ganha cada vez mais a cara de Carlo Ancelotti. Se ainda não parece totalmente solta, ao menos tem tocado a bola de maneira rápida e envolvente e tem contado sempre com um afiado Cristiano Ronaldo na frente. Depois do primeiro gol do português logo no início do jogo, a Juventus ainda conseguiu equilibrar a partida por quase meia hora, empatando com Fernando Llorente, mas em seguida levou o segundo, em cobrança de pênalti do português. A defesa italiana teve muito trabalho com o setor ofensivo merengue e terminou a partida com um homem a menos, após a expulsão de Giorgio Chiellini no início da etapa final. O placar não reflete o domínio esmagador que os donos da casa exerceram no jogo, apesar de alguns contra-ataques da Juve que causaram arrepios no Bernabéu em razão de um certo nervosismo de Iker Casillas, que voltou a ser titular em detrimento de Diego López. Com apenas dois pontos somados em nove possíveis, a equipe de Turim vive situação complicada na briga pela classificação.

E o que mais?
Grupo A
Bayer Leverkusen 4 x 0 Shakhtar Donetsk
Manchester United 1 x 0 Real Sociedad

O time ucraniano mais uma vez contou com uma legião de brasileiros - Bernard, no banco, entrou no segundo tempo - e aguentou firme durante 20 minutos antes de sucumbir diante da impetuosidade do Bayer Leverkusen. O artilheiro da casa, Stefan Kiessling, deixou duas bolas na rede. Simon Rolfes, de pênalti, e Sidney Sam, com um chute cruzado rasteiro, completaram o placar. Com o resultado, a equipe alemã assumiu a segunda colocação do grupo, atrás do United, que fez o básico na magra vitória sobre o Real Sociedade. Após bela jogada do sempre inspirado Wayne Rooney, Iñigo Martínez jogou contra o próprio patrimônio com menos de dois minutos de bola rolando. Alex Ferguson, que esteve nas tribunas do Old Trafford, comemorou, mas talvez não tenha gostado muito do que viu.

Grupo B
Galatasaray 3 x 1 Copenhague

O Galatasaray fez seu dever de casa em Istambul graças à atuação decisiva de quatro estrangeiros. Diante de um tímido e pouco incisivo Copenhague, Felipe Melo, Wesley Sneijder e Didier Drogba - quase sempre servidos por Emmanuel Eboué - garantiram a vitória para a equipe turca, que agora tem dois pontos de vantagem sobre a Juventus e está a cinco do Real Madrid.

Grupo C
Anderlecht 0 x 5 Paris Saint-Germain
Benfica 1 x 1 Olympiakos

O badalado time do PSG foi inclemente na sua visita ao Anderlecht, que sofreu sua terceira derrota ao levar quatro gols de Zlatan Ibrahimovic - um deles uma bomba de muito longe, que entrou no ângulo, e outro de calcanhar - e um de Edinson Cavani. Embora os holofotes tenham recaído sobre a dupla, vale destacar a atuação do lateral direito Gregory van der Wiel, presente em todas as boas jogadas da equipe francesa.

O Benfica, por sua vez, escapou de uma derrota que seria desastrosa para suas pretensões. Depois de levar um gol do argentino Alejandro Domínguez com meia hora de jogo, o conjunto português teve enorme dificuldade para reagir e só conseguiu o empate a sete minutos do fim, com o paraguaio Oscar Cardozo aproveitando uma sobra de bola na pequena área. O confronto de volta entre as duas equipes poderá ser crucial na briga pela classificação para as oitavas de final.

Grupo D
CSKA 1 x 2 Manchester City
Bayern de Munique 5 x 0 Viktoria Plzen

Por incrível que possa parecer, o nome da partida em Munique foi Matus Kozacik, o goleiro do Plzen, que fez milagres para evitar uma goleada mais elástica do campeão europeu. Sem precisa forçar, o Bayern desenvolveu seu jogo e venceu bem, com direito a dois gols de Franck Ribéry, um deles com direito a corte em dois zagueiros e toque preciso por sobre o goleiro.

Quem também assinou duas vezes o placar foi Sergio Agüero, que em oito minutos comandou a virada do Manchester City sobre o CSKA em Moscou. Nos acréscimos do segundo tempo, Joe Hart salvou o time inglês com uma defesa espetacular em chute à queima-roupa de Keisuke Honda.

Os craques
Acostumados a animar as noites de Liga dos Campeões da UEFA, Zlatan Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo deram mais um show particular nesta quarta-feira. O sueco abriu seu cardápio de lances geniais e encantou os espectadores com um toque de letra para as redes e um torpedo no ângulo da meta do Anderlecht a 30 metros de distância. Depois de ter feito dois gols contra o Benfica, o atacante dobrou a conta e anotou quatro nos belgas. Já Cristiano Ronaldo deixou a defesa da Juventus de cabelo em pé todas as vezes que arrancou com a bola dominada, marcando mais dois tentos e provocando a expulsão de Chiellini. O português agora tem sete gols na artilharia, à frente dos seis de Ibra e dos quatro de Lionel Messi.

O gol
CSKA 1 x 0 Manchester City, Zoran Tosic (32/1°T)

Após lançamento longo e preciso do goleiro Igor Akinfeev, Keisuke Honda subiu mais alto que a marcação e cabeceou à frente para Zoran Tosic. Pressionado por um defensor, o sérvio finalizou com a bola ainda quicando e encobriu Joe Hart com perfeição.

O número
9 – Após nove jogos sofrendo pelo menos um gol dos adversários na Liga dos Campeões, a defesa do Manchester United finalmente conseguiu passar incólume contra o Real Sociedad. Os Diabos Vermelhos não sabiam o que era sair de campo sem ser vazado desde setembro de 2012.