Ceni brilha, ataque faz quatro, e São Paulo avança

Por Fifa 24/10/2013 08h08
Por Fifa 24/10/2013 08h08
Ceni brilha, ataque faz quatro, e São Paulo avança
Foto: AFP
Com uma atuação de gala de Rogerio Ceni e precisão do ataque, o São Paulo derrotou a Universidad Católica, em Santiago (Chile) por 4 a 3 e conquistou um lugar nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Aloísio marcou duas vezes, Ademilson fez o importante terceiro gol, e Welliton, aos 40 minutos do segundo tempo, selou a classificação. O clube paulista agora enfrentará o vencedor do confronto entra Nacional de Medellín e Bahia, que fazem o jogo de volta nesta quinta-feira, em Salvador.

O começo da noite, contudo, não foi dos mais animados. Logo aos 15 minutos, Tomás Costa tentou passar por três marcadores e trombou com eles na entrada da área. Após corte parcial do zagueiro Rafael Toloi, a bola caiu nos pés de Ismael Sosa, que bateu rasteiro, por baixo de Rogério Ceni, para abrir o placar do estádio San Carlos de Apoquindo. Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida, a vantagem parcial era suficiente para classificar o clube chileno.

O gol, contudo, foi apenas o começo de uma sequência emocionante de lances. A resposta do Tricolor paulista veio rápido. Aos 18, Aloísio recebeu de costas para área, girou sobre a marcação e tocou por cima do goleiro: 1 a 1. Quatro minutos mais tarde, a Católica voltou a ficar em vantagem, quando, em contragolpe iniciado em escorregão de Douglas, Fernando Cordero bateu rasteiro da esquerda e balançou a rede novamente. E o São Paulo empatou outra vez no minuto seguinte: Aloísio amorteceu com o peito um lançamento, tabelou com Paulo Henrique Ganso e recebeu de volta na área. Em velocidade, o centroavante passou pelo goleiro e tocou para a rede.

A Católica ainda teve três boas chances de gol com Nicolás Castillo antes do intervalo, mas não conseguiu marcar. Na primeira, o atacante tirou de Rogério Ceni, mas Maicon salvou com o pé. Na seguinte, o próprio goleiro fez o serviço, e em grande estilo, ao buscar uma bola no ângulo direito. Por fim, a trave direita impediu que chute do atacante fosse para a rede.

O segundo tempo não foi menos emocionante. Depois de chances desperdiçadas no começo pelos dois lados, Ademilson recebeu por trás da marcação aos 19 e tocou na saída do goleiro para marcar o terceiro gol brasileiro. A classificação parecia encaminhada, mas, aos 25, a Católica teve um pênalti a seu favor. Ceni, que fazia grandes defesas, não acertou o canto escolhido por Milovan Mirosevic, o placar voltou a registrar um empate: 3 a 3.

O time chileno, que precisava da vitória, foi para o ataque e sofreu o castigo aos 40 minutos. Após boa troca de passes na entrada da área, Welliton recebeu na marca penal, colocou a bola entre as pernas do goleiro. Nos acréscimos, Tomás Costa e Ganso foram expulsos.

E o que mais?
O Sport, derrotado por 2 a 0 pelo Libertad no jogo de ida, não conseguiu mudar o cenário e acabou desclassificado. Nesta quarta-feira, o clube paraguaio triunfou novamente, agora por 2 a 1. Jorge Daniel González marcou os dois gols do Libertad, enquanto Aílson balançou as redes a favor do clube pernambucano.