Governo investe na qualificação de 1.500 jovens

Por Agência Alagoas 23/10/2013 07h07
Por Agência Alagoas 23/10/2013 07h07
O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta terça-feira (22), da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento reuniu cerca de 1.500 alunos inscritos na iniciativa, que vai qualificar os jovens para o mercado de trabalho.

Ele destacou a importância do momento. “Não poderia deixar de vir e dizer da minha alegria. A decisão de vocês de se inscrever faz parte de uma decisão que com certeza alterará para melhor a vida de cada um. É importante para vocês e para mim, como governador, pois completa um trabalho abrangente”.

Teotonio Vilela também afirmou que o Estado está trazendo novos empreendimentos para que os estudantes tenham onde trabalhar ao final dos cursos. O chefe do Executivo lembrou a vinda do Estaleiro Eisa; do novo shopping center, que vai empregar 3.500 pessoas; e de uma empresa de call center, que vai gerar mais cinco mil empregos.

“Além disso, 35 novos hotéis foram construídos ou inaugurados nos últimos seis anos e meio. Isso é mais que o dobro do que existia. O turismo é um dos nossos carros chefes e gera muito emprego, tanto na agricultura, que produz tudo o que o turista consome, como nos próprios meios, com o garçom, a camareira, o taxista”, disse.

O governador destacou, porém, que, para chegar ao mercado, é necessário que os jovens sejam capacitados. “As empresas estão chegando, mas precisam de pessoas preparadas. Estamos trabalhando para trazer novas oportunidades. Não é uma ação isolada, mas um projeto de Governo. Façam a parte de vocês, estudem e lembrem que o que depende de nós mesmos tem uma importância fundamental no nosso destino”.

Este ano, o Pronatec abriu 2.924 vagas, sendo 584 para a área técnica e 2.340 para Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos são destinados aos alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual que tenham a partir de 14 anos, exceto para os cursos do Eixo Ambiente Saúde e Segurança, que têm um público a partir de 18 anos.

Seis instituições de ensino de Maceió e das cidades do interior estão envolvidas na pactuação do programa, ofertando cursos como Operador de Computador, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biocombustível, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom, Inglês Básico e Intermediário,

Espanhol Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo e Soldador, entre outros.
Aluna da iniciativa no ano passado, Miriam Teixeira dos Santos contou um pouco de sua experiência. “Sou uma privilegiada por estar aqui hoje compartilhando o que o Pronatec trouxe para a minha vida. O governador mostrou que está sendo digno ampliando ainda mais o programa e agradeço em nome de todos. Fiz o curso, estagiei e logo em seguida já fui contratada. Sei que cada um aqui vai fazer da mesma forma ou melhor”.

Também estiveram presentes à solenidade a secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura; a secretária adjunta do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Betânia Jatobá; o deputado Joãozinho Pereira; e a coordenadora geral da Rede Estadual do Pronatec, Maria Tânia de Almeida.