Contra o câncer, Arapiraca fica colorida de rosa

Por Assessoria 08/10/2013 09h09
Por Assessoria 08/10/2013 09h09
Contra o câncer, Arapiraca fica colorida de rosa
Foto: Assessoria
Alguns dos principais símbolos de Arapiraca estão iluminados de rosa representando a campanha mundial contra o câncer de mama. A iniciativa é da prefeitura da Arapiraca, que tem como objetivo chamar a atenção sobre a necessidade da prevenção e do tratamento precoce da doença.
Quem passa durante a noite em frente ao Centro Administrativo Municipal percebe o tom roseado dos refletores ligados em volta do prédio. A mudança na cor da iluminação que habitualmete é branca , desperta a curiosidade de quem ainda não sabe o motivo dessa iniciativa.

A igreja matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, no calçadão do comércio e o Planetário Municipal , também receberam a iluminação com a cor que simboliza a luta contra o câncer.

A coordenadora da Saúde da Mulher de Arapiraca, Pollyana Almeida, informou que durante este mês, o poder público e entidades vão promover ações para conscientizar e prevenir a doença. “A administração do shopping de Arapiraca aceitou o nosso convite de se engajar nessa campanha. Instalamos um stand na praça de alimentação para orientar sobre o câncer de mama e a importância de realizar os exames preventivos”, afirmou .

O secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, disse que durante esse mês todas as unidades básicas de saúde estão concentrando suas ações em torno do combate ao câncer. “No ano passado foram realizadas quase 9 mil mamografias pelo município. Esse é um número ainda muito inferior à população feminina com idade acima de 40 anos que tem direito a esse exame”,

Ubiratan Pedrosa, disse ainda que as mulheres precisam se conscientizarem que o câncer de mama e o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo. “ O diagnóstico precoce é o o caminho mais rápido para atingir a cura curto melhor tratamento para a cura “ finalizou Pedrosa.

Outubro Rosa

A iniciativa começou nos Estados Unidos, em 1985, com a Associação da Sociedade Americana de Câncer e uma empresa farmacêutica. Naquele ano, Evelyn Lauder, vice-presidente de uma empresa de beleza, salvou-se do câncer de mama graças a um diagnóstico precoce. Evelyn estabeleceu o laço cor-de-rosa como símbolo da luta pelo exame de mamografia. O Outubro Rosa ganhou força no início da década de 1990 e hoje a cor virou um símbolo da luta contra a doença.

No Brasil, a campanha ganhou expressão somente em 2002, quando um grupo de voluntárias iluminaram o obelisco do Parque do Ibirapuera. Desde então, ícones de paisagens como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal passaram a aderir à campanha.