Casal abre negociação para regularizar débitos de prefeituras

Por Assessoria 02/10/2013 19h07
Por Assessoria 02/10/2013 19h07
Casal abre negociação para regularizar débitos de prefeituras
Foto: Assessoria
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) abriu um canal de negociação com as prefeituras que possuem débito relacionado a consumo de água, com o objetivo de regularizar a situação dos municípios junto à empresa. A primeira reunião com esse objetivo foi realizada na manhã desta quarta-feira (2), no Tribunal de Justiça (TJ), e contou com a intermediação do presidente da corte, desembargador José Carlos Malta.

Nesse encontro, prefeitos, procuradores e representantes dos chefes de Executivo receberam uma pasta discriminando o débito da cada prefeitura e sugerindo alternativas para quitação. "Estamos dispostos a negociar, de modo a que haja um acordo que seja bom para as duas partes", afirmou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, que esteve acompanhado de todos os diretores, assessores e gestores das áreas operacional, comercial e jurídica da companhia.

A reunião, realizada por iniciativa do Tribunal de Justiça, que fez os convites, foi aberta pelo desembargador José Carlos Malta. Ele agradeceu aos prefeitos por atender ao convite e disse que o TJ cumpre com o seu papel ao promover conciliações e intermediações, pois, dessa forma, evitam-se demandas e processos que causam "congestionamento" nos órgãos da Justiça.

Após o pronunciamento de abertura, o presidente do TJ passou a palavra ao presidente da Casal, que agradeceu a José Carlos Malta pela iniciativa e também aos prefeitos por terem atendido ao convite. "Estamos estabelecendo um canal de negociação, e não fazendo cobrança", explicou Álvaro Menezes, que fez um relato suscinto da situação da Casal, mostrando que a empresa sobrevive da contrapartida que recebe pela prestação de serviços. "Se as faturas mensais não são pagas com regularidade, a empresa enfrenta dificuldade para se manter", acrescentou.

Os detalhes em relação aos débitos das prefeituras e as alternativas de quitação foram apresentados pelo superintendente de gestão comercial e operacional da Casal, Moisés Vieira. Ao final do encontro e depois das manifestações dos prefeitos, que elogiaram a iniciativa, ficou definido que serão realizados, antes do final deste mês, novos contatos com as prefeituras, nos quais serão formalizados as negociações e os acordos para pagamento dos débitos.