Detran/AL, VW e Fundação e Studio Virgo assinam convênio para lançar projeto de trânsito

Por Assessoria 25/09/2013 14h02
Por Assessoria 25/09/2013 14h02
Detran/AL, VW e Fundação e Studio Virgo assinam convênio para lançar projeto de trânsito
Foto: Assessoria
O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Lúcio de Melo, participou, na tarde da última terça-feira (23), na Associação Comercial, do lançamento do Projeto “Jogo da Vida em Trânsito”. O evento, que reuniu diversas autoridades e educadores de instituições da rede pública, foi marcado pela assinatura de um convênio com a Fundação Volkswagen e Studio Virgo.

Com o objetivo de levar informação de forma divertida, crítica e envolvente, por meio dos responsáveis pela a educação de futuros condutores, o “Jogo da Vida em Trânsito” foi criado para aproximar o público jovem e torná-lo consciente de suas próprias atitudes relacionadas à cidadania, mobilidade e segurança.

O diretor de investimentos da Fundação Volkswagen, Luiz Paulo Brasizza, destacou a importância da parceria com o Detran/AL e o investimento na educação, que contribui com o crescimento do desenvolvimento social do Brasil. Ele ressaltou ainda a felicidade de estar em Alagoas e disse almejar que o resultado do projeto possa efetivar mudanças que vão colaborar na formação dos jovens motoristas.

De acordo com o representante da Studio Virgo, Mário Lapin, o JVT é um projeto que investe em materiais antes de investir no público. E isso será apresentado de forma concisa, pois o compartilhamento de experiências, tecnológicas, ferramentas e conteúdos vai ajudar aos educadores a retornar para suas escolas com uma metodologia de ensino diferenciada e conectada à nova era da educação.

Segundo ele, foi feito um estudo de como investir no educador, pois ele conhece os seus alunos e tem conhecimento do que precisa ser transformado para que mudança de comportamento se torne realidade.

O diretor-presidente do Detran/AL, Lúcio de Melo, enfatizou em seu discurso que a sociedade precisa entender o processo de educação no trânsito, pois infelizmente a forma que está levando os indivíduos a refletirem é através da grande quantidade de número de acidentes ocorridos. “A vinda de projetos de fora é importante para que o estado evolua de forma mais rápida nesse processo de modernização”.

Formação

A formação dos educadores terá a carga horária de 64h, sendo 12h presenciais e o restante à distância. E para receber o certificado, o participante deverá ter presença nos dois módulos presencias, ter concluído no mínimo quatro dos seis módulos semanais de atividades tutoradas à distância, além da participação direta no planejamento, na realização e na avaliação, com alunos do Ensino Médio, de no mínimo um projeto didático envolvendo segurança no trânsito, mobilidade e cidadania.

Em outubro, o projeto será levado até os polos de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (27) nas coordenadorias regionais.

Inexperiência do condutor e comportamentos inerentes à idade são fatores que, segundo levantamentos, contribuem com o índice que aponta que a morte no trânsito é a segunda maior causa das mortes de jovens no Brasil. O público alvo do projeto foi determinado pelos nascidos entre 1980 e 2000 que fazem parte da geração que já cresceu com uso de computadores, celulares e videogames.

A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, do coordenador de projetos da Fundação Volkswagen, Carlos Bohone, da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Katia Born, do comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Holanda, do diretor do DER, Marcos Vital, do presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, e do diretor da Arsal, Valdo Wanderley.