Governador afirma que Alagoas tem superado dificuldades

Por Agência Alagoas 21/09/2013 13h01
Por Agência Alagoas 21/09/2013 13h01
Governador afirma que Alagoas tem superado dificuldades
Durante governo federal com prefeitos alagoanos, Teotonio destacou investimento na melhoria da gestã - Foto: Tércio Cappello
O governador Teotonio Vilela afirmou, na manhã desta sexta (20), que Alagoas tem conseguido superar dificuldades e avançar nos indicadores, com redução de 83% da mortalidade infantil nos últimos anos, aumento do PIB de 4,2% em 2012, com referência a 2011, e melhora do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Teotonio participou da reunião do governo federal com prefeitos alagoanos, coordenada pela ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, lembrou, na abertura do encontro, que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Alagoas cresceu mais do que a média nacional (19%), de 2000 a 2010, e mais que o Distrito Federal, que tem o índice mais alto:14%. "Alagoas cresceu 34% nos últimos 10 anos, o que mostra um movimento de redução de desigualdades sociais e regionais no Brasil", afirmou a ministra.

"Alagoas cresceu 34% nos últimos 10 anos, o que mostra um movimento de redução de desigualdades sociais e regionais no Brasil", afirmou a ministra.

O governador destacou o investimento na melhoria da gestão, com bons resultados na organização das contas públicas. “O nosso governo fez o dever de casa, organizou as finanças, assegurou o ajuste fiscal, é hoje ainda um estado pobre, mas com suas contas organizadas, sem dever um centavo a ninguém”. Ele lembrou que tem cumprido com rigor a transferência dos repasses constitucionais aos municípios. “Isso é obrigação do Estado, mas antes isso não acontecia”, reforçou.

Teotonio lembrou que assumiu o governo estadual com déficit de cerca de R$ 500 milhões e sem credibilidade. “Na nossa luta para reconstruir Alagoas e recuperarmos a capacidade do Estado de investir, contamos com a bancada federal e especialmente com a forma republicana e a postura parceira do ex-presidente Lula e agora, da presidente Dilma, a quem, em nome dos alagoanos, em nome de Alagoas, faço aqui os devidos agradecimentos”, acrescentou o governador. Ele agradeceu aos senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira e a todos os deputados federais por trabalharem junto ao Governo em favor dos pleitos do Estado.

“Ainda há muito que se fazer em Alagoas, mas já podemos comemorar os progressos”, destacou, apontando como um desses resultados a maior obra hídrica do estado, o Canal do Sertão. “São 65 quilômetros construídos e já iniciamos a quarta etapa. A quinta etapa já está com o projeto pronto e a licitação feita”, informou, anunciando que a partir da quinta etapa, o canal levará água de Delmiro Gouveia a Arapiraca. “O maior rio de Alagoas é o São Francisco e o segundo maior, em vazão contínua, é o Canal do Sertão”, festejou.

Do ponto de vista do crescimento econômico, o governador destacou as 78 empresas de médio e grande portes que se instalaram no Estado durante sua gestão, gerando emprego e renda. Nesse aspecto, destacou que o primeiro Hotel 6 estrelas do Brasil está sendo construído em Maceió, na praia de Ipioca. “Resgatamos em Alagoas a credibilidade no Estado, a confiança do investir no Estado”, salientou.

Recursos hídricos

No evento, com as ministras de Estado Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Míriam Belchior (Planejamento) e Luíza Bairros (Igualdade Racial) e o secretário de Estado dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Napoleão Casado, o governador Teotonio assinou com o presidente da Agência Nacional de Água (ANA), um acordo para a gestão de águas em Alagoas. Teotonio também entregou simbolicamente, junto com o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão, e a ministra Ideli, as chaves de um caminhão pipa para o prefeito de Coité do Nóia, José de Senna. Mais 12 municípios foram beneficiados.