Governador inspeciona obra do Canal e constata avanços

Por Agência Alagoas 12/09/2013 07h07
Por Agência Alagoas 12/09/2013 07h07
Governador inspeciona obra do Canal e constata avanços
Teotonio acompanha trabalho dos operários no Túnel Mandacaru - Foto: Paulo Rios
O governador Teotonio Vilela fez nesta quarta-feira (11) uma visita de inspeção às obras do túnel Mandacaru, que corta o Canal do Sertão. Na visita às obras do túnel, o governador afirmou que ficou impressionado com o andamento das obras, onde trabalham mais 160 operários em duas frentes, em dois turnos, uma no início e outra no fim, onde uma máquina batedeira está abrindo mais trechos do canal.

“É uma obra impressionante, que segue vencendo todos os obstáculos cortando o subsolo sertanejo e que vai economizar o preço final da água, pois vai manter o sistema por gravidade, e não por bombeamento, que é mais dispendioso. Essa economia de energia será repassada para o usuário. É um investimento alto, mas que vai levar água mais barata para quem precisa”, assinalou o governador Teotonio Vilela Filho.

O governador estava acompanhado do secretário da Infraestrutura Marco Fireman, que adiantou que ficará pronto no segundo semestre de 2014. As paredes do túnel já estão com acabamento final, que terá uma extensão final de 2,7 km, sendo que 600 metros já estão sendo construídos.

As obras do Túnel Mandacaru estão no quilômetro 79 do Canal do Sertão. O túnel terá uma extensão de 2,7 Km e está sendo construído na divisa entre os municípios de Olho D’Água do Casado e Inhapi.

“O Túnel Mandacaru foi projetado para superar as dificuldades de relevo do Sertão alagoano, permitindo o escoamento da água por declividade ao longo do Canal do Sertão, até Maceió, sem que seja necessária a construção de estações de bombeamento – puxada por energia. Estudos feitos pela Seinfra comprovaram que a construção do túnel foi uma acertada e mais barata”, disse Fireman.

Obras do canal avançam

O Governo do Estado já tem ordem de serviço assinada e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional para execução das obras sem interrupções até o quilômetro 123, no município de São José da Tapera. No total, o Canal do Sertão terá 250 Km e atenderá a 42 municípios alagoanos.