Arapiraca lança projeto pioneiro de educação no campo

Por Assessoria 15/08/2013 08h08
Por Assessoria 15/08/2013 08h08
Arapiraca lança projeto pioneiro de educação no campo
Foto: Assessoria
 Cerca de 350 alunos de cinco localidades rurais de Arapiraca irão participar, na manhã desta sexta-feira (16), a partir das nove horas, na antiga sede do Projeto Amanhã, na comunidade de Batingas, da aula inaugural do Centro de Educação no Campo.

A iniciativa é pioneira em todo o Estado de Alagoas e faz parte da inauguração do quinto Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral no município de Arapiraca.

Atualmente, a rede de ensino conta com dez escolas em tempo integral que atendem 5.100 alunos, com jornadas de nove horas, cinco refeições, aulas de reforço, balé, artes circenses, aulas de astronomia, ginástica, música, dança e cursos profissionalizantes para os pais das crianças.


Localizado no bairro Batingas, o centro de educação no campo receberá o nome do vereador Adalberto Saturnino (PMDB), veterano parlamentar e morador da região.
Com o apoio da administração da prefeita Célia Rocha (PTB), o centro de educação no campo atenderá, inicialmente, 350 jovens matriculados nas escolas Benjamim Felisberto (Gruta d'Água) José Pereira Lúcio (Bananeiras), Luís Alberto de Melo (Pau d'Arco), Pedro Arestides (Alazão) e Lourenço de Almeida (Bálsamo).
As atividades irão contar com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), de Pernambuco.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, no espaço os jovens filhos de camponeses terão aulas teóricas no turno normal e no outro período, com aulas práticas acerca do plantio de mudas frutíferas, leguminosas, folhosas, raízes nativas, bem como a produção de alimentos e os cuidados com o meio ambiente.