Defesa Social apresenta redução de homicídios em Arapiraca

Por Assessoria 09/08/2013 23h11
Por Assessoria 09/08/2013 23h11
Defesa Social apresenta redução de homicídios em Arapiraca
O secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, apresentou nesta sexta-feira (9) números atualizados da violência em Alagoas e também em Arapiraca. A apresentação ocorreu durante reunião em Arapiraca com a prefeita Célia Rocha, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

De acordo com as informações, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu no Estado e também em Arapiraca, após a implantação do Programa Brasil Mais Seguro, em 2011. “Arapiraca era o município alagoano onde mais se matava por cada 100 mil habitantes. Até 2009, eram mais de 200 por ano”, frisou o secretário.

Até 2012, Maceió e Arapiraca respondiam juntas por uma média de 59,7% dos crimes de homicídios praticados em Alagoas. “Até 2012, já após a implantação do Brasil Mais Seguro, os dados atualizados revelaram uma redução de 44% para cada 100 mil habitantes”, apresentou Dário Cesar.

Conquistas

O secretário antecipou que, em janeiro de 2014, a cidade de Arapiraca receberá a uma sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), que vai funcionar na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar. A cidade também ganhará um complexo que vai abrigar as novas estruturas do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML).

A implantação do videomonitoramento em Arapiraca e também a inauguração do Presídio de Craíbas também foram destacados pelo secretário Dário Cesar.

No início deste ano, durante a solenidade de inauguração oficial da Base de Policiamento do Conjunto Brisa do Lago, foi anunciada a doação de mais três áreas para implantação de novas bases da polícia. Os novos terrenos estão localizados no bairro Primavera, Lago Perucaba e Jardim das Paineiras, onde deverão ser implantadas, até o fim deste ano, as bases de policiamento comunitário para atender diversos bairros de Arapiraca.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, destacou as ações voltadas para ao combate à venda e ao uso de drogas. “Temos que ser implacáveis enquanto Estado brasileiro para combater as organizações criminosas. Além disso, tem o trabalho a ser feito com os dependentes de drogas. Alagoas, hoje, voltou a ser exemplo de muita coisa positiva para este País. Não podemos deixar que as belezas de Alagoas se apaguem pela violência”, disse Miki.

Repactuação

Alagoas reafirmou, na quinta-feira (8), a parceria com o Governo Federal na área de segurança pública, após a entrega de viaturas e equipamentos para reforçar o combate à criminalidade no Estado, através dos programas “Brasil Mais Seguro” e “Crack, é possível vencer”. Foram entregues 26 viaturas e armas não letais para a polícia alagoana e 21 viaturas para reforçar o trabalho ostensivo da Força Nacional de Segurança, que também ganhou cinco motocicletas. Além disso, a Defesa Social recebeu duas bases móveis (ônibus) para o policiamento comunitário no Conjunto Benedito Bentes e no bairro Vergel, que são acompanhadas de 40 câmeras de videomonitoramento.

Pelo convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foram adquiridas ainda 12 motocicletas para distribuição com delegacias de polícias de cidades que apresentam os maiores índices de homicídios. Já o sistema prisional, foi contemplado com cinco carros-cela com recursos federais e mais um micro-ônibus, com investimento próprio.