ASA perde para o Ceará e se complica na Série B

Por Blog Gol por Ciro Câmara 14/07/2013 08h08
Por Blog Gol por Ciro Câmara 14/07/2013 08h08
ASA perde para o Ceará e se complica na Série B
O reencontro do Ceará com seu ex-técnico, Leandro Campos, foi também as pazes com a vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, diante de um público modesto na Arena Castelão, o Vovô apresentou futebol mais convincente e venceu o rival ASA-AL por 4 a 1. Os gols do Alvinegro de Porangabuçu foram marcados por Anderson Marques, Magno Alves (2) e Douglas. Léo Gamalho descontou para os visitantes. Ao final da partida, a torcida aplaudiu o desempenho dos mandantes.

Com a vitória, os comandados de Sérgio Guedes encerram a oitava rodada da Segundona fora da zona de rebaixamento, em 12º na tabela. São 10 pontos somados para o alvinegro cearense. Já o ASA, com sete pontos, fica na 18ª colocação, dentro do z-4. O Ceará tem como próximo desafiante na competição o Bragantino, no dia 20 de julho (sábado), no estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP).

A construção do placar da partida ocorreu nos primeiros 45 minutos. Em novo duelo entre as forças cearense e alagoana, os alvinegros da casa apresentaram mais competência ao investir contra a área adversária. Agora, o Ceará igualou o saldo do ano diante do rival: são duas vitórias e um empate para cada lado na temporada 2013.

O tempo decorrido, pelo menos até a metade do primeiro tempo, apontava para uma etapa inicial equilibrada. De um lado, o Vovô chegava bem pelo meio e com jogadas na lateral direita. Já o ASA conseguiu chegar à área de Fernando Henrique com lances expressivos de Didira. Mas a qualidade do aproveitamento prevaleceu entre os mandantes da peleja. Aos 25 minutos, Rogerinho cobrou escanteio na medida e Anderson Marques mandou para as redes, de cabeça: 1 a 0. A equipe de Arapiraca não teve muito tempo para assimilar o tento sofrido.

No minuto seguinte, o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu encaixar contra-ataque e marcou o segundo. Magno Alves recebeu na entrada da área, se livrou do marcador e chutou no canto direito do arqueiro adversário: 2 a 0. Antes do fim de primeiro tempo, faltou pouco para o Ceará encontrar o terceiro gol. Anderson Marques chutou forte em cobrança de falta e a bola estalou no travessão. O time de Sérgio Guedes saiu de campo para o intervalo aplaudido pelos torcedores.

O Ceará manteve ritmo e continuou na criação das melhores oportunidades durante o segundo tempo. Contudo, em um dos ataques do time visitante, veio a bronca alagoana. Aos 10 minutos, Léo Gamalho caiu dentro da área defendida por Fernando Henrique. O árbitro assinalou falta e, consequentemente, causou a ira dos jogadores do ASA. Minutos depois do lance polêmico,o Vovô ampliou mais uma vez o marcador.

Magno Alves – destaque do ataque cearense – esteva bem posicionado, quando Marcos cruzou na área, aos 14, acertou chute de primeira: 3 a 0. Com a vantagem no placar, o Ceará não esmoreceu na busca por novas finalizações, mas adotou maior cautela no setor defensivo. Sérgio Guedes optou por sacar um dos três atacantes (Macena) para a entrada de um volante (Eusébio). Ainda assim, o ASA conseguiu descontar. E com o mesmo de sempre. Léo Gamalho, aos 22, guardou o dele contra o time que eliminou por duas vezes em 2013 – na Copa do Brasil e Nordestão. Mas a noite era do Vovô. Douglas, de cabeça, aos 44, selou a segunda vitória do time na Série B deste ano.