Blogs

Em entrevista na TV, Renan Filho cobra investigação do STF sobre Banco Master e endurece críticas a JHC

Por Política em Pauta com Gazeta Web 04/09/2026 10h10 - Atualizado em 04/09/2026 11h11
Por Política em Pauta com Gazeta Web 04/09/2026 10h10 Atualizado em 04/09/2026 11h11
Em entrevista na TV, Renan Filho cobra investigação do STF sobre Banco Master e endurece críticas a JHC
Renan Filho em entrevista na TV Gazeta - Foto: Ailton Cruz/Gazetaweb

Durante entrevista à TV Gazeta de Alagoas nesta sexta-feira, 04, o candidato ao Governo de Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou que pretende fazer o estado dar "um novo salto" caso seja eleito. O senador licenciado prometeu novos investimentos em saúde, segurança e infraestrutura e defendeu uma investigação profunda sobre a crise envolvendo o Banco Master, que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A entrevista também foi marcada por críticas ao adversário, JHC (PSDB), especialmente sobre liberdade de imprensa e a ausência dele na participação em debates.

Renan Filho dedicou parte da conversa ao caso do Banco Master e afirmou que os desdobramentos da investigação precisam alcançar todos os responsáveis. Segundo ele, a crise possui um "braço muito forte" em Alagoas, citando a indisponibilidade de bens de pessoas envolvidas na operação e defendendo que o Supremo Tribunal Federal conduza uma apuração ampla sobre o caso.

O candidato também defendeu que a crise provoque uma discussão mais ampla sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro. Para ele, uma investigação profunda é necessária para esclarecer todas as circunstâncias relacionadas ao Banco Master e às decisões que envolveram integrantes do STF.

Ao abordar a disputa eleitoral, Renan Filho elevou o tom contra JHC e afirmou que quem se apresenta como alternativa de mudança não pode, segundo sua avaliação, recorrer a práticas que tentem restringir o trabalho da imprensa. O emedebista citou mais de 40 processos envolvendo o adversário e criticou sua ausência em entrevistas, sabatinas e debates durante a campanha.

“Quem quer calar a imprensa alagoana tem viés ditatorial, é anacrônico”, afirmou, acrescentando que a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia e deve ser preservada pelo próximo governador.

Renan Filho utilizou a entrevista para defender sua experiência administrativa e justificar a busca por um terceiro mandato. Segundo ele, suas gestões anteriores transformaram Alagoas ao ampliar a capacidade de investimento do Estado, fortalecer a segurança pública, recuperar rodovias, incentivar o turismo, atrair indústrias e reduzir tributos para setores produtivos como leite e coco.

Na área da saúde, Renan Filho apresentou um pacote de promessas voltado principalmente para Maceió. Entre as propostas estão a construção de 80 Clínicas da Família, um Hospital de Trauma e um Hospital do Câncer, com o objetivo de ampliar a atenção básica e desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).

O candidato também destacou que, durante seus governos anteriores, foram entregues oito hospitais, citando unidades como o Hospital da Criança, Hospital da Mulher, Hospital Metropolitano e Hospital do Coração como exemplos da estratégia de regionalização da rede estadual.

Na segurança pública, Renan Filho prometeu criar pelo menos seis Centros Integrados de Proteção à Mulher, reunindo em um único espaço atendimento para denúncias, acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 10 milhões, utilizando recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A educação também apareceu entre as prioridades apresentadas durante a entrevista. O candidato defendeu a inclusão da inteligência artificial nas escolas estaduais para preparar os estudantes para o mercado de trabalho e anunciou o programa Cartão Escola 1000, que prevê o pagamento de R$ 1 mil como incentivo à formação dos alunos, vinculado ao desempenho escolar.

Ao falar sobre o desenvolvimento do interior, Renan Filho reafirmou o compromisso de concluir novas etapas do Canal do Sertão, destacando o avanço do trecho cinco e a chegada da estrutura até Arapiraca. Segundo ele, a expansão da obra será fundamental para combater a desertificação, ampliar áreas irrigadas e gerar empregos.

Na infraestrutura, Renan Filho lembrou o andamento do VLT de Arapiraca, atualmente em fase de testes. O projeto terá 15 quilômetros de extensão, passará por 11 bairros e deverá atender cerca de 15 mil passageiros por dia.