Blogs

Lessa leva rasteira, perde posto de candidato a vice de JHC e termina como segundo suplente de Marina Candia

Por Política em Pauta 15/08/2026 18h06
Por Política em Pauta 15/08/2026 18h06
Lessa leva rasteira, perde posto de candidato a vice de JHC e termina como segundo suplente de Marina Candia
Ronaldo Lessa e JHC - Foto: Assessoria

Ronaldo Lessa (PDT) queimou a largada, ao apostar na palavra de JHC (PSDB), abandonar o grupo governista e abrir mão de uma candidatura própria ao Senado, e agora terá que amargar a segunda suplência de Marina Candia (PSDB) na disputa pelo Senado.

A reviravolta, já esperada desde a época que Lessa se aliou ao ex-prefeito de Maceió, é um duro revés para o vice-governador, que acreditava estar garantindo protagonismo nas eleições deste ano, mas acabou se transformando em uma posição eleitoral de baixíssimo protagonismo: sem candidatura própria e distante da titularidade da vaga ao Senado.

A situação fica ainda mais incômoda porque Lessa não será sequer o primeiro suplente de Marina Candia, uma vez que na composição para o Senado, ele ficará atrás tanto da própria Marina quanto da primeira suplência, ocupada pela mãe de JHC. Na prática, mesmo que Marina seja eleita, a possibilidade de Lessa um dia assumir a cadeira no Senado dependeria de uma sequência de acontecimentos políticos e pessoais pouco provável.

Vale lembrar que antes de deixar o grupo do governador Paulo Dantas, Ronaldo Lessa havia anunciado a intenção de disputar uma das duas vagas de Alagoas no Senado, mas abandonou o projeto para apostar na composição da chapa para o Governo do Estado, ao lado de JHC.

Lessa chegou a tratar a vice-governadoria como uma possibilidade praticamente consolidada. Em abril, depois de se reaproximar de JHC, declarou que poderia disputar o Senado ou compor como vice e afirmou ter escolhido a segunda alternativa para fortalecer a aliança.

O problema é que Lessa anunciou o resultado antes de o jogo político chegar ao fim. Enquanto o pedetista apresentava publicamente sua aliança com JHC, o ex-prefeito de Maceió ampliava as conversas com diferentes forças políticas e redesenhava a composição que pretendia levar às urnas.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts