Blogs

Lula deve voltar a Alagoas no dia 23 de janeiro em agenda articulada por Paulo Dantas e Renan Filho

Por Política em Pauta 14/01/2026 08h08
Por Política em Pauta 14/01/2026 08h08
Lula deve voltar a Alagoas no dia 23 de janeiro em agenda articulada por Paulo Dantas e Renan Filho
Lula, Paulo Dantas e Renan Filho - Foto: Assessoria

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), trabalham para viabilizar e confirmar a visita do presidente Lula (PT) ao estado ainda neste mês. A agenda presidencial, que chegou a ser prevista para dezembro do ano passado, tem como data mais provável o dia 23 de janeiro.

A programação em Maceió inclui a inauguração da nova sede da Embrapa e a entrega simbólica de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santa Amélia. O evento faz parte das comemorações nacionais pela marca de 2 milhões de unidades habitacionais entregues em todo o país, reforçando o protagonismo do programa habitacional no atual governo Lula.

No palanque, a expectativa é de que estejam juntos o presidente Lula, o governador Paulo Dantas, o ministro Renan Filho e o prefeito de Maceió, JHC. Apesar de Paulo Dantas e Renan Filho fazerem oposição ao prefeito — filiado ao PL e eleitor de Jair Bolsonaro em 2022 —, a avaliação nos bastidores é de que o clima será de cordialidade, ainda que a relação entre o governador e o prefeito siga marcada por tensões políticas.

Adiantando-se à Assessoria de Renan e Dantas, JHC se antecipou na divulgação com a nota sobre visita do presidente à capital alagoana, em sites e blogs ligados à Prefeitura. O prefeito anunciou que participará ao lado de Lula da inauguração do residencial, gesto interpretado como o sinal mais claro, até agora, de uma aproximação com o Planalto desde o início do atual mandato presidencial.

O timing político não passou despercebido. Ao mesmo tempo em que reforça a divulgação da vinda de Lula, o entorno de JHC espalha a informação de que o prefeito prepara uma ampla reforma administrativa e política na Prefeitura de Maceió, com exonerações e rearranjos previstos para antes do Carnaval — período que coincide com a possível agenda presidencial na cidade.

Para observadores da cena política alagoana, a visita de Lula pode funcionar como o palco escolhido por JHC para sinalizar seu futuro político. Há expectativa de que o prefeito dê algum indicativo concreto de alinhamento com o presidente, possivelmente apontando, ainda que de forma indireta, apoio à sua reeleição.

O ambiente criado pelo evento já favorece uma aproximação institucional entre o prefeito e o presidente. Nos bastidores, não se descarta que JHC aproveite a ocasião para anunciar movimentos mais amplos, seja em relação ao apoio a candidaturas ao governo e ao Senado, seja até mesmo sobre seu próprio projeto eleitoral, caso atenda a um eventual pedido de Lula.

Com Paulo Dantas e Renan Filho atuando para garantir a agenda presidencial e JHC buscando ocupar espaço político ao lado de Lula, a visita promete ir muito além das inaugurações. O encontro pode marcar um novo capítulo no xadrez político de Alagoas, com impactos diretos nas articulações para 2026.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts