Blogs

Ceci Hermann pode deixar a Prefeitura de Atalaia para disputar vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas

Por Política em Pauta 19/12/2025 09h09
Por Política em Pauta 19/12/2025 09h09
Ceci Hermann pode deixar a Prefeitura de Atalaia para disputar vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas
Ceci Hermann, prefeita de Atalaia - Foto: Canhão PodCast

A prefeita de Atalaia, Ceci Herrmann (MDB), desponta como um dos nomes mais fortes do cenário político alagoano e avalia um novo passo em sua trajetória: a renúncia ao comando do Executivo municipal para disputar uma das 27 cadeiras da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

A prefeita está em seu segundo mandato consecutivo, e, segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Ibrape, aparece com 86% de aprovação do eleitorado atalaiense.

A popularidade da prefeita é hoje seu principal trunfo político. Além do alto índice de aprovação, Ceci conta com o incentivo direto do MDB, partido que vê na gestora um nome competitivo para a disputa proporcional.

A leitura interna é de que a disputa por uma vaga na ALE representa um caminho menos restrito do que uma eleição majoritária, ampliando as chances de sucesso.

Caso confirme a saída da Prefeitura para disputar o cargo de deputada estadual, Atalaia passará a ser comandada pelo vice-prefeito Nicollas Von Meynard Theotônio Costa, conforme prevê a legislação. A possível transição já é acompanhada de perto por lideranças políticas do estado, diante do impacto que a decisão pode gerar no tabuleiro eleitoral de 2026.

O movimento político de Ceci ocorre, porém, em meio a um cenário jurídico que segue em andamento. Em outubro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu dar prosseguimento ao processo que pede a cassação do diploma da prefeita e do vice-prefeito, eleitos em 2024. A ação aponta suposto parentesco socioafetivo entre ambos, o que, se confirmado, pode caracterizar inelegibilidade reflexa prevista na Constituição Federal.

Inicialmente arquivado, o processo foi reaberto por decisão do relator, desembargador Alcides Gusmão da Silva, que entendeu haver indícios suficientes para investigação. O presidente do TRE-AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro, também negou recurso da defesa que buscava barrar o andamento da ação. A fase atual prevê a realização de oitivas e a análise de provas.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts