Blogs
Quem é Emanuel Barbosa, secretário interino de Saúde de Alagoas nomeado por Paulo Dantas
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, nomeou o advogado Emanuel Barbosa como secretário interino de Estado da Saúde, conforme a portaria nº 105.863, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ele assume o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em substituição ao médico Gustavo Pontes de Miranda, que foi afastado do cargo após uma ação da Polícia Federal, na Sesau.
Conforme o Governo de Alagoas, Emanuel Barbosa chega com a missão de garantir a continuidade dos serviços da rede pública estadual e a assistência regular à população alagoana.
Emanuel Barbosa já integrava a estrutura da Sesau, onde exercia a função de gerente executivo de Licitação, cargo estratégico para o funcionamento do sistema de saúde. Com ampla experiência na administração pública, o novo gestor interino destacou que seu trabalho será conduzido em parceria com a equipe técnica e os servidores de carreira da pasta, assegurando que todas as unidades e programas permaneçam em pleno funcionamento, conforme determinação do governador.
Em declaração oficial, o secretário interino de Saúde reforçou que a prioridade da gestão é o cidadão alagoano. Segundo ele, a atuação da Sesau seguirá focada no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com uso responsável dos recursos públicos e garantia de atendimento de qualidade, humanizado e eficiente em todo o estado.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Emanuel Victor Duarte Barbosa também é mestre em Direito Público pela mesma instituição. Sua trajetória profissional é marcada pela atuação técnica e jurídica em diferentes órgãos públicos, especialmente nas áreas de licitações, contratos administrativos e gestão de recursos.
Antes de chegar à Sesau, Emanuel Barbosa foi assessor técnico em Licitações e Contratos da Prefeitura de Jacaré dos Homens, presidente da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Arapiraca, consultor jurídico da Câmara Municipal de Igaci e coordenador de contratos da Prefeitura de Palmeira dos Índios. Em todas essas funções, esteve diretamente envolvido no planejamento, supervisão e acompanhamento de processos licitatórios voltados à aquisição de bens, serviços e insumos essenciais.
Além disso, o novo secretário interino de Saúde de Alagoas possui experiência na padronização de procedimentos administrativos, elaboração de minutas contratuais e criação de fluxos internos, contribuindo para maior eficiência, monitoramento e execução dos contratos públicos.
Emanuel Barbosa também teve atuação em nível nacional, integrando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Câmara Técnica de Direito Sanitário, criada em 2013. Nesse espaço, participou de debates e análises sobre o direito à saúde, colaborando com a formulação, alteração e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao setor.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Oficina de bicicletas é atingida por incêndio em Canapi
Ação policial apreende 104 pinos de cocaína e 75 pedras de crack no Manoel Teles
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Influenciador alagoano condenado por estupro descumpre medidas cautelares e tem prisão decretada

