Blogs
Justiça suspende reintegração de posse na Barra de Santo Antônio
A desembargadora Elisabeth Carvalho, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), concedeu liminar determinando a suspensão de uma reintegração de posse que ocorreria, na manhã desta quarta-feira 17, em Barra de Santo Antônio. O pedido foi feito pelo município, que alegou impossibilidade de promover o cumprimento do mandado de "forma planejada, segura e humanizada".
A reintegração ocorreria na Fazenda Cacimba Grande, que tem hoje 39 casas, algumas de alvenaria e outras de lona e madeira. Segundo o ente público, ele tomou ciência da reintegração em um prazo inferior a 24 horas.
Sustentou ainda que a ausência de levantamento socioeconômico prévio inviabiliza a identificação de grupos hipervulneráveis, tais como idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência, bem como a adoção de medidas compensatórias, como aluguel social, abrigamento e logística para remoção de bens.
Na decisão, a desembargadora afirmou que a realização de desocupação coletiva sem o devido planejamento interinstitucional, sem prévio diagnóstico social e sem a estrutura mínima de acolhimento mostra-se incompatível com os postulados constitucionais da dignidade da pessoa humana.
"O cumprimento da ordem de reintegração de posse em tais condições equivaleria a uma atuação administrativa 'no escuro', incapaz de resguardar os indivíduos em situação de maior vulnerabilidade".
Para Elisabeth Carvalho, a prudência institucional deve prevalecer sobre a celeridade processual, "sobretudo quando em jogo direitos fundamentais e a possibilidade concreta de agravamento de vulnerabilidades já existentes".
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de tentar estuprar a própria cunhada em Chã Preta
Carreta é destruída por incêndio durante serviço de solda no interior de Alagoas
Polícia Civil prende homem por estupro contra criança no Sertão de Alagoas
Polícia Civil prende suspeito de estelionato que causou prejuízo superior a R$ 2 milhões no Agreste de Alagoas

