Blogs

João Caldas assume comando nacional do Democracia Cristã e quer Aldo Rebelo como candidato à presidência da república

Por Política em Pauta com Edivaldo Júnior 16/12/2025 11h11
Por Política em Pauta com Edivaldo Júnior 16/12/2025 11h11
João Caldas assume comando nacional do Democracia Cristã e quer Aldo Rebelo como candidato à presidência da república
João Caldas e Aldo Rebelo - Foto: Assessorias

O ex-deputado federal João Caldas, pai de JHC, assumiu, em julho deste ano, a presidência nacional do Democracia Cristã (DC), antigo PSDC, e deu início a um amplo processo de reorganização partidária com foco direto nas eleições de 2026. Caldas aposta em uma estratégia de visibilidade nacional para recolocar a legenda no centro do debate político brasileiro.

Uma das primeiras e mais impactantes medidas foi o anúncio da pré-candidatura do viçosense, ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo à Presidência da República pelo DC. Alagoano radicado em São Paulo, Aldo tem trajetória consolidada no Congresso Nacional e passagem por diferentes ministérios.

Experiente na formação e reorganização de legendas, Caldas já teve papel relevante na construção de partidos como o PROS e o Solidariedade. Agora, ao substituir o fundador histórico José Maria Eymael, ele redesenha a atuação do DC combinando articulação política, fortalecimento institucional e expansão da presença nacional.

O lançamento de Aldo Rebelo como pré-candidato ao Palácio do Planalto é visto internamente como um passo decisivo para dar musculatura política ao partido. A iniciativa amplia o alcance da sigla para além das disputas locais e cria pontes com lideranças e setores estratégicos da política nacional, reforçando a ambição de transformar o DC em uma alternativa viável no cenário eleitoral de 2026.

Dentro desse processo de fortalecimento, o Democracia Cristã obteve autorização para utilizar uma sala nos anexos da Câmara dos Deputados, em Brasília. O espaço funcionará como base de articulação política e é considerado um avanço importante para a construção de uma futura bancada federal, elemento essencial para o cumprimento da cláusula de barreira prevista na legislação eleitoral.

Atualmente, o DC não possui representantes na Câmara dos Deputados, o que limita o acesso ao tempo de rádio e televisão e reduz significativamente os recursos dos fundos partidário e eleitoral.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts