Blogs

MPE abre Inquérito Civil para investigar funcionamento da Guarda Municipal de Joaquim Gomes

Por Política em Pauta 03/12/2025 08h08
Por Política em Pauta 03/12/2025 08h08
MPE abre Inquérito Civil para investigar funcionamento da Guarda Municipal de Joaquim Gomes
Rita do Araçá, prefeita de Joaquim Gomes - Foto: Assessoria

A Promotoria de Justiça de Joaquim Gomes instaurou, ontem, terça-feira, 02, um Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades relacionadas ao funcionamento da Guarda Municipal do município. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Alagoas.

A promotora de Justiça Andrea de Andrade Teixeira determinou a abertura do inquérito após o município deixar de responder ofícios enviados nos dias 21 de maio e 9 de julho, nos quais o Ministério Público solicitava informações detalhadas sobre a atuação e estrutura da Guarda Municipal. A ausência de resposta dentro do prazo legal motivou a conversão da Notícia de Fato em Inquérito Civil Público.

Segundo a promotora do caso, o procedimento tem como objetivo colher informações precisas sobre o funcionamento da Guarda Municipal, garantindo transparência e proteção ao interesse público. A decisão partiu de uma denúncia, que chegou à Promotoria por meio da Ouvidoria, indicando possíveis problemas na atuação do órgão de segurança municipal.

Foram determinadas providências imediatas e poderão ser realizadas novas diligências, inspeções, perícias e coletas de documentos para aprofundar as investigações.