Blogs

Operação da Polícia Federal investiga esquema de fraude eleitoral em Dois Riachos, no Sertão alagoano

Por Política em Pauta com Assessoria PF Alagoas 27/11/2025 08h08 - Atualizado em 27/11/2025 08h08
Por Política em Pauta com Assessoria PF Alagoas 27/11/2025 08h08 Atualizado em 27/11/2025 08h08
Operação da Polícia Federal investiga esquema de fraude eleitoral em Dois Riachos, no Sertão alagoano
Cidade de Dois Riachos, em Alagoas - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 27, a Operação Espólio para combater um esquema de fraude eleitoral no município de Dois Riachos, no Médio Sertão de Alagoas.

A ação ganhou destaque por investigar a transferência irregular de domicílio eleitoral utilizando comprovantes de residência falsificados, prática que pode comprometer diretamente a legitimidade do processo eleitoral.

As investigações começaram após a prisão em flagrante de duas eleitoras que apresentaram boletos de energia adulterados no Cartório Eleitoral de Cacimbinhas. A partir desse episódio, a PF aprofundou a apuração e descobriu um esquema estruturado que incluía captação de eleitores, falsificação de documentos e até o transporte das pessoas envolvidas para realizar alistamentos eleitorais fraudulentos.

Conforme a PF, há indícios de participação de um servidor público, de um parlamentar municipal e de familiares do político da cidade. Para avançar nas investigações, a Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Boca da Mata e Dois Riachos. Também foram aplicadas medidas cautelares diversas da prisão, todas autorizadas pela Justiça Eleitoral da 45ª Zona, sediada em Igaci.

O objetivo da operação é identificar possíveis novos envolvidos no esquema.