Blogs

Do governo ao gabinete de JHC: exonerações de aliados de Marina Cintra abrem guerra eleitoral em Alagoas

Por Política em Pauta 21/11/2025 13h01 - Atualizado em 21/11/2025 14h02
Por Política em Pauta 21/11/2025 13h01 Atualizado em 21/11/2025 14h02
Do governo ao gabinete de JHC: exonerações de aliados de Marina Cintra abrem guerra eleitoral em Alagoas
Marina Cintra, ex-primeira-dama - Foto: Redes Sociais

A crise política entre o governador Paulo Dantas e a ex-primeira-dama Marina Cintra ganhou novos contornos após uma sequência de exonerações no governo estadual resultar em nomeações imediatas na estrutura da Prefeitura de Maceió, fortalecendo a aproximação entre Marina e o prefeito JHC.

O movimento parece ser a abertura oficial da guerra eleitoral para o Governo de Alagoas que está por vir em 2026. Isso porque Marina Cintra, que vinha afastada dos holofotes desde o fim de seu relacionamento com o governador, voltou a ocupar o centro do debate político ao intensificar conversas com partidos e lideranças do Estado.

O nome de Marina passou a ser cotado para disputar vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, sobretudo após romper de vez com o grupo de Dantas e se posicionar como oposição.

A situação se agravou quando dois assessores próximos à ex-primeira-dama foram exonerados pelo governador, após curtirem publicações de Marina nas redes sociais. Ambos trabalhavam com ela há anos.

A resposta veio rapidamente: em edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió, o prefeito JHC nomeou para cargo comissionado Luana Paula Moura Amaral de Oliveira, uma das exoneradas por Dantas e parente do governador. Outro aliado ligado a Marina também deve ser nomeado nos próximos dias.

A movimentação reforça a tendência de filiação de Marina Cintra ao PL, partido comandado por JHC em Alagoas. Caso se confirme, o gesto representará um impacto direto nas bases políticas do Sertão, região onde a família Marina possui forte influência e capilaridade eleitoral.

A aproximação com JHC poderá garantir ao prefeito um apoio estratégico no interior, impulsionando seu projeto de disputar o Governo de Alagoas em 2026. Interlocutores afirmam que a articulação já está bem avançada e pode ser anunciada em breve.

O líder do governo JHC na Câmara de Maceió, vereador Kelmann Vieira, confirmou publicamente que Marina foi apenas a “primeira surpresa” de uma série de movimentos políticos que, segundo ele, devem alterar o cenário eleitoral nas próximas semanas. Kelmann tem provocado o grupo governista e afirma ter recebido sinais de que novas adesões estão a caminho.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts