Blogs
PF abre investigação sobre possível “farra das ONGs” em Alagoas após relatório da CGU revelar irregularidades bilionárias
O jornalista Wadson Correia revelou, na última sexta-feira, 14, que a A Polícia Federal abriu investigação para apurar possíveis irregularidades no repasse de recursos federais destinados à Associação Pestalozzi e à Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas, ambas sediadas em Maceió.
A informação foi divulgada nas redes sociais do jornalista e, segundo ele, o esquema foi descoberto pela Controladoria-Geral da União (CGU), que enviou um relatório considerado “vasto e alarmante” ao órgão federal.
Ainda conforme Wadson Correia, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a PF aprofunde a apuração depois que a CGU identificou falhas graves na aplicação de mais de R$ 2 bilhões repassados a 34 ONGs e entidades do terceiro setor.
De acordo com o relatório, as organizações apresentaram baixa capacidade técnica, planos de trabalho genéricos, contratações sem detalhamento de itens e custos, além de dificuldades na fiscalização pelos órgãos responsáveis. A CGU estima um prejuízo superior a R$ 15 milhões aos cofres públicos — recursos que deveriam ser aplicados em ações sociais essenciais para famílias carentes.
Entre as entidades citadas, a Pestalozzi aparece como beneficiária de milhões de reais provenientes de emendas parlamentares apresentadas pela então deputada federal Tereza Nelma, mãe da vereadora por Maceió, Teca Nelma. As investigações buscam esclarecer se os repasses foram utilizados de forma irregular e quem teria se beneficiado do esquema.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Especialista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar a prematuridade
Jovem diagnosticada com endocardite infecciosa após colocar unhas em gel se recupera bem no Hospital Metropolitano A paciente percorre
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Galvão Bueno é internado em São Paulo; neta revela estado de saúde

