Blogs
MP Eleitoral pede cassação da prefeita de Lagoa da Canoa por pagamentos via PIX para compra de votos

O cenário político de Lagoa da Canoa ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira, 27, após o Ministério Público Eleitoral (MPE) da 44ª Zona apresentar um parecer contundente pedindo a cassação da chapa eleita em 2024.
O órgão concluiu que houve abuso do poder econômico durante o pleito, com um esquema de compra de votos, transferências ilegais de eleitores e pagamentos via PIX em troca de apoio político.
Segundo o MPE, as práticas beneficiaram diretamente a candidatura de Edilza Alves de Souza, atual prefeita de Lagoa da Canoa. Apesar de parte das gravações obtidas na investigação ter sido anulada como prova ilícita, depoimentos de testemunhas e comprovantes financeiros independentes foram considerados suficientes para comprovar as irregularidades.
O parecer também cita nomes de vereadores, secretários e aliados que teriam atuado no esquema. Entre eles, Jadielson Tavares Rodrigues, ligado à campanha de Edilza; o vereador Ednaldo Fernando Santos Lima (Nando do Nadinho), acusado de efetuar pagamentos em espécie e via PIX; e Genival Vieira Sampaio (Val do Alexandre), suspeito de realizar transferências a eleitores. A então prefeita Tainá Corrêa de Sá Lúcio da Silva teria avalizado negociações, enquanto Elialdo Ferreira Alves, esposo da atual prefeita, foi apontado como articulador da compra de votos. Também aparece na lista Valderez Faustino dos Santos, ex-secretário de esportes, acusado de oferecer vantagens em troca de apoio.
O Ministério Público pediu a cassação dos diplomas dos eleitos envolvidos e a declaração de inelegibilidade por oito anos. “Restou constatado o abuso do poder econômico, afetando a normalidade e o equilíbrio das eleições no município. É preciso garantir a lisura do processo democrático”, afirmou o promotor eleitoral Sérgio Ricardo Vieira Leite.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Corpo em estado de decomposição é encontrado em canavial próximo a Coruripe

Câmera flagra ônibus escolar atropelando cachorro em Marechal Deodoro; assista

FPI Alagoas participa da primeira reunião interiorizada da Coetrae em Arapiraca

Homem é espancado após confusão na Praça Lions, em Arapiraca
