Blogs
Júlio Cezar anuncia pré-candidatura à ALE em 2026 e deixa o MDB para buscar maior competitividade eleitoral

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios e atual secretário de Estado das Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cezar, confirmou publicamente sua intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nas eleições de 2026. Em sua declaração, Júlio também anunciou sua saída do MDB, partido ao qual é filiado atualmente, com o objetivo de encontrar melhores condições de competitividade eleitoral.
“Estou preparado para tudo. Nunca hesitei diante de desafios. E disputar uma vaga na Assembleia será mais uma missão política que estou pronto para enfrentar”, afirmou Júlio Cezar. Segundo ele, a estrutura interna do MDB, com parlamentares de mandato e grande força política, inviabiliza uma disputa equilibrada dentro da legenda. “No MDB, com a composição que está, eu não tenho chances reais. Preciso buscar uma outra composição onde eu possa brigar em pé de igualdade”, justificou.
A definição sobre o novo partido ainda está em fase de avaliação. Júlio revelou que já recebeu convites de várias siglas, como PSB, PSD e partidos que integram federações partidárias. No entanto, reforçou que sua escolha será pautada pelo alinhamento com o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho. “Tenho compromisso com esse grupo. Não posso ir para um partido onde eu não possa subir no mesmo palanque dos meus líderes”, declarou.
O secretário também revelou que seus planos eleitorais já foram discutidos com os principais nomes da base governista. “Já levei minhas razões ao senador Renan Calheiros, ao ministro Renan Filho e ao governador. A decisão de sair do MDB não é rompimento, é uma busca legítima por oportunidade, respeitando o grupo ao qual pertenço”, afirmou Júlio, destacando que a escolha do novo partido será feita com calma até abril de 2026, prazo final para as filiações.
Enquanto isso, Júlio Cezar segue à frente da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, onde reafirma seu compromisso com a gestão estadual. Ele destacou o papel estratégico da pasta, especialmente na articulação de Alagoas com pautas nacionais e internacionais, por meio do Consórcio Nordeste. “Não busco visibilidade. Busco mostrar trabalho, contribuir com o governo. A mim, foi dada a oportunidade de servir. E farei isso com honra, até o momento da desincompatibilização prevista por lei”, ressaltou.
Com uma trajetória marcada por origens humildes — filho de feirante e agricultor —, Júlio reforçou seu compromisso com a representatividade popular. “Foi a educação que transformou minha vida. Quero que outras crianças da periferia saibam que é possível chegar onde eu cheguei”, disse.
Ao reafirmar sua pré-candidatura à ALE, Júlio Cezar destacou a importância de representar a região de Palmeira dos Índios no Parlamento. “Nossa cidade já teve até quatro deputados. Hoje, carece de uma representação forte. Quero ocupar esse espaço e defender nossa região na Casa de Tavares Bastos”, concluiu.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Morre no Rio o jornalista Marcelo Beraba, fundador da Abraji

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Ouro Preto, em Arapiraca

Moraes dá dez minutos para militar tirar farda e participar de oitiva
