Blogs
Lançamento do livro “O voo de Aninha” celebra a cultura de Arapiraca com poesia e acessibilidade

Com estreia marcada para o dia 3 de julho, nas redes sociais da Editora Ases da Literatura, o livro “O voo de Aninha”, escrito pela a arapiraquense Rosana Dias, é uma delicada e potente homenagem à infância, à memória e à cultura popular da cidade de Arapiraca, em Alagoas.
Narrado a partir da perspectiva da pequena Ana Maria, uma menina dorminhoca que vive com sua mãe, irmão e avó Rosália — uma contadora de histórias apaixonada —, o livro nos convida a embarcar numa viagem sensível pela imaginação. Através das histórias da avó, Aninha passeia mentalmente pela cidade, conhecendo personagens icônicos como o Mestre Nelson Rosa, as destaladeiras e as Irmãs Petuba, cujas tapeçarias bordadas retratam o cotidiano local.
Com ilustrações de Luiz Malon, a obra valoriza tradições como o teatro, a música e o cordel, exaltando o protagonismo de meninas e mulheres que constroem sonhos e saberes a partir de suas realidades.
“É um momento muito gratificante para mim, pois o livro narra uma história sensível, envolvente e encantadora. Sou suspeita para falar, mas está incrível”, disse Rosana Dias.
Além da versão impressa, o livro terá um audiobook com audiodescrição das ilustrações, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que estará disponível nas plataformas digitais.
Programação de lançamento
• 03/07 – Lançamento oficial nas redes sociais da editora Ases da Literatura
• 08/07, às 18h – Live com a autora no Instagram da editora
• 29/07 – Sorteio coletivo no Instagram da editora
O lançamento presencial em Arapiraca ainda está em fase de definição de local, mas a autora já confirmou a divulgação da obra em escolas da zona urbana e rural da cidade, além de instituições de ensino infantil em Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Taquarana e comunidades quilombolas da região.
“O voo de Aninha” foi contemplado pelo Edital de Criações Literárias Ruth Quintela (Nº 21/2024), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Lôh Alves
Uma alagoana cheia de virtudes e vicissitudes; comunicadora e amante das letras. Acredita que jornalismo é mais que vocação, é paixão. Desde 2014 desempenha várias funções no ambiente do ciberespaço para se consolidar e assumir novas tarefas na comunicação.
É contando e ouvindo histórias que as memórias culturais e afetivas são resgatadas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. Neste blog, vocês poderão ter essa experiência.
Últimas notícias

Confusão entre vizinhos termina com ameaça e um ferido, em Taquarana

Homem é preso ao ser flagrado com arma e drogas, em Arapiraca

Aposta de Goiânia acerta e leva prêmio de R$ 50 milhões da Mega-Sena

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Canapi
