Blogs

Esquema comandado por Siderlane Mendonça usaria salários de servidores como 'doação eleitoral'

Por Política em Pauta 25/04/2025 15h03
Por Política em Pauta 25/04/2025 15h03
Esquema comandado por Siderlane Mendonça usaria salários de servidores como 'doação eleitoral'
Siderlane Barbosa - Foto: Assessoria

Afastado em operação da Polícia Federal (PF) no vereador Siderlane Mendonça (PL), é investigado por ser líder de um esquema criminoso responsável por desviar dinheiro público por meio de doações simuladas de pessoas físicas durante as eleições de 2020. A suspeita é de que o grupo tenha movimentado mais de R$ 245 mil.

O esquema envolveria servidores e assessores do próprio gabinete do parlamentar, que repassavam parte dos seus salários como forma de "doação eleitoral". Essa prática, conhecida como rachadinha, embora não tipificada de forma específica no Código Penal, pode ser enquadrada como peculato, concussão, corrupção passiva e até lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, agendas, anotações, celulares, dinheiro em espécie e um veículo no gabinete de Siderlane, localizado na Câmara Municipal de Maceió.

Nas redes sociais, o vereador afirma ter sido alvo da operação, mas que seria uma "perseguição".

A Câmara Municipal de Maceió também se manifestou por meio de nota oficial. A instituição confirmou que a operação ocorreu apenas no gabinete de um único parlamentar e frisou que o caso investigado não tem relação com a atividade legislativa. “A Câmara reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito às determinações do Poder Judiciário”, diz o comunicado.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts