Blogs
Para fortalecer a agricultura familiar, prefeito Luciano Barbosa lança programa Terra Pronta 2025 em Arapiraca; assista

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 16, o programa Terra Pronta 2025. A iniciativa, que visa fortalecer a agricultura familiar no município, contou ainda com a assinatura de convênios estratégicos voltados ao desenvolvimento rural.
Com o apoio do Governo do Estado, o programa contempla a distribuição de sementes e o preparo da terra no período das chuvas, considerado essencial para garantir uma produção agrícola eficiente. Serão disponibilizados 28 tratores que atuarão em uma força-tarefa por diversas comunidades rurais de Arapiraca, garantindo que os agricultores possam plantar suas lavouras no tempo ideal.
"Nós temos uma escassez muito grande de mão de obra no campo e esse programa ajuda nesse período, que o prefeito falou agora pouco, que é o período da chuva, de preparar a terra. Então, a gente faz uma força tarefa", explicou o secretário municipal de Agricultura, Genivaldo Oliveira.
Além do preparo do solo, o programa visa reduzir os custos de produção e minimizar os desafios enfrentados pelos agricultores na hora de arar suas terras. Segundo o gestor, a medida contribui diretamente para que o produtor rural se mantenha no campo com dignidade e autoestima.
"A gente sempre tem tratado o homem do campo com a mesma dignidade do homem da cidade. Vocês têm assistido, por exemplo, que nós temos
inaugurado escolas, ginásios de esporte, creche, tanto na cidade como no campo. Isso é uma demonstração de que a gente quer que o cidadão que tem a sua família no campo tenha tenha orgulho de morar no meio rural", frisou o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.
O prefeito reforçou ainda que outros programas da Prefeitura também têm sido essenciais para melhorar o escoamento da produção agrícola, além de oferecer melhores condições de transporte e infraestrutura.
O gestor ressaltou que a Prefeitura de Arapiraca possui diversos Programas que são importantes pro homem do campo. Ele ressaltou que em 2024, o Programa Terra Pronta foi responsável pela aração de 10 mil hectares de terra na Capital do Agreste alagoano.
"Isso foi uma coisa muito significativa para Prefeitura municipal de Arapiraca e sobretudo para aqueles que moram no campo. É uma quantidade de tarefas de terra que são aradas, que são entregues ao homem do campo, onde ele antes não conseguia fazer e quando conseguia fazer não só tinha um
custo de produção para ele, como tinha também uma dificuldade de fazer esse processo o mais rápido possível. E a gente sabe que o homem do campo depende muito da natureza, depende muito do tempo, depende muito da hora. Então se ele não conseguir arar o seu pedacinho de terra naquele momento, ele pode perder o 'time', ele pode não ter mais as condições de produção que ele teria se fizesse no momento certo", finalizou Luciano Barbosa.
Assista:

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Meme 'Guiana Brasileira' irrita portugueses nas redes sociais: 'Isso não é brincadeira'

Homem é preso em flagrante após bater na própria companheira em Maceió

Foragido por estupro cometido em MT é capturado pela PM em Porto Calvo

Arapiraca integra projeto nacional de inovação pública e passa a compor rede do Catalisa Gov, do Sebrae
