Blogs
Acordo entre Câmara e Senado busca evitar perda de vagas para Alagoas e outros estados na redistribuição de deputados

Um acordo entre Câmara e Senado pode impedir a redução no número de deputados federais e estaduais de estados como Alagoas, caso seja aprovada uma proposta que redefine a distribuição das cadeiras legislativas com base no Censo do IBGE de 2022. O tema está sendo tratado com prioridade após a Semana Santa, segundo o líder do MDB na Câmara, deputado alagoano Isnaldo Bulhões.
O movimento é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, em 2023, que o Congresso tem até 30 de junho de 2025 para aprovar uma nova lei de redistribuição das vagas parlamentares. A determinação surgiu a partir de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), apresentada pelo governo do Pará, alegando desequilíbrio na representatividade dos estados.
Caso o Congresso não aprove uma nova regra até o prazo, a redistribuição automática passará a valer nas eleições de 2026. Isso significa que Alagoas perderia uma vaga na Câmara dos Deputados, caindo de 9 para 8 representantes, e três cadeiras na Assembleia Legislativa, reduzindo de 27 para 24.
Contudo, Isnaldo Bulhões afirma que o entendimento entre as Casas Legislativas é evitar perdas nos estados com queda populacional. “A ideia é manter o número atual de deputados nos estados que perderiam cadeiras e permitir aumento apenas nas unidades federativas que, de fato, cresceram segundo o Censo 2022”, disse o parlamentar.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Número 193, do Corpo de Bombeiros, está temporariamente fora do ar

Bombeiros apagam fogo em barraco na Avenida Senador Rui Palmeira, em Maceió

Três armas de fogo e munições são apreendidas em ação policial em Satuba; dois homens foram presos

Davi Brito se torna réu por violência psicológica após ameaçar ex com arma
