Blogs

Possível cassação de Glauber Braga pode levar alagoana Heloísa Helena de volta à Câmara dos Deputados

Por Política em Pauta 11/04/2025 09h09
Por Política em Pauta 11/04/2025 09h09
Possível cassação de Glauber Braga pode levar alagoana Heloísa Helena de volta à Câmara dos Deputados
Heloísa Helena - Foto: Divulgação

Um nome conhecido da alagoana pode estar prestes a retornar ao Congresso Nacional: Heloísa Helena, ex-senadora e ex-vereadora por Maceió, é a primeira suplente da federação PSOL/Rede e pode assumir uma vaga na Câmara dos Deputados caso se concretize a cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ).

A possível volta da alagoana ao Parlamento reacende a presença de uma das vozes mais combativas da esquerda nacional. Conhecida por sua atuação aguerrida e por não medir palavras contra os poderosos, Heloísa Helena pode se tornar, mesmo sem ter sido eleita por Alagoas, uma das parlamentares mais atuantes da bancada nordestina.

A movimentação nos bastidores de Brasília cresceu após o Conselho de Ética da Câmara recomendar, nesta semana, a cassação de Glauber por quebra de decoro parlamentar. O processo foi aberto após o deputado se envolver em uma briga física com um ativista do Movimento Brasil Livre (MBL), no ano passado. No entanto, aliados apontam que a verdadeira motivação estaria em sua atuação contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem acusou publicamente de envolvimento no uso do orçamento secreto.

Caso o plenário da Câmara confirme a cassação, Heloísa Helena reassume um mandato parlamentar em um momento de tensão institucional. Sua volta deve mexer com o tabuleiro político nacional — e especialmente com os bastidores da bancada alagoana, que tem em Arthur Lira seu nome mais poderoso.

Mesmo sem ter disputado a eleição por Alagoas, sua presença na Câmara deverá impactar diretamente os debates relacionados ao estado. Heloísa é reconhecida por sua postura ética, firme e independente — qualidades que a transformaram, ao longo dos anos, em uma figura de referência para setores progressistas e populares.